Sem categoria

Juvenis – Lição 8 – Vale a Pena ser Bom

INTRODUÇÃO

Professor(a), nesta lição destacaremos acerca da bondade.

Apesar da nossa natureza pecaminosa, pois, o coração do homem é mal, a partir do momento que passamos a servir ao Senhor Jesus, passamos a ter novas atitudes, e as nossas ações, devem refletir bondade, amor , respeito, etc… (2 Coríntios 5:17; Mateus 5:44; Mateus 22:39).

LEIA TAMBÉM “A BONDADE QUE CONFERE VIDA”

I – ANDE COM O BONDOSO E SERÁ COMO ELE

Como nova Criatura não podemos nos envolver em atos de violência contra o nosso próximo, (Pv 13.20; 1 Pd 3:8 , Rm 12.10).

Nos versículos 17-21, temos mais dísticos (parelhas de versos) que descrevem as conseqüências do bem e do mal. Destacando dois personagens principais o homem bondoso e o homem ímpio ou perverso.

O homem bondoso Ele ama. O homem bondoso beneficia a si mesmo e aos seus semelhantes. Ele é beneficente; as pessoas são bondosas com ele; ele dá de seu tempo amor .

“A bondade é recomendada como benéfica para aquele que a põe em prática” além disso, Deus deve ser levado em conta como quem controla a Lei Moral da Colheita segundo a Semeadura. “… O homem que ama é amado” . ( Pv. 3.3).

Mais um versículo sobre generosidade fala do bem que volta para o benfeitor. A avareza, por sua vez, tende a reduzir a pessoa cruel ao mesmo tamanho de seu coração mesquinho.

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”. Mt 7:12 – ARA

As pessoas de um modo geral estão tão preocupadas com o que esperam receber que nem sobra tempo para se preocuparem com o que podem dar…

Com estas palavras o Senhor Jesus está ensinando a semeadura da vida! Colhe-se aquilo que se planta, e de acordo com a mesma espécie da semente plantada!

Quem aplica na sua vida este princípio bíblico ensinado por Jesus, certamente colhe frutos em abundância!

Antes de esperar e cobrar das pessoas uma atitude boa para conosco, devemos nos auto-indagar:

– Qual tem sido a minha postura para com os meus amigos, colegas, companheiros, irmãos? Que tipo de tratamento eu tenho dispensado a eles?

O homem ímpio (Ele não Ama ). Em contraste, aquele que não ama, não é gentil mas cruel, termina por prejudicar a si mesmo, porquanto outras pessoas começarão a tratá-lo conforme ele as trata; e também porque muitos inimigos haverão de assediá-lo; e a sua vida tornar-se-á uma miséria.

Esse homem estará preocupado com a retribuição que outros lhe darão e viverá em estado de ansiedade, deprimente para sua mente e para o seu corpo.

Os britânicos têm uma declaração que diz: “Ele preocupa a carne de seus ossos” e, quanto mais ficamos sabendo sobre a medicina psicossomática, mais essa declaração é confirmada.

Os vss. 17-21 contrastam todos os resultados da vida caracterizada pelo amor, pela gentileza, por atos de retidão, com os resultados da iniquidade. O pecado ricocheteia. Existe a Lex Talionis (a retribuição segundo a medida do crime cometido) espiritual.

II – SEJA COMO O MESTRE SEJA BONDOSO

Jesus foi um grande exemplo Este grupo de pessoas com que Jesus lidou estava mui longe da perfeição, quando Jesus iniciou sua obra junto deles. Mesmo ao contemplar sua obra, ainda eram imperfeitos. Eram – caracteres ideais apenas em embrião .

Assim tinham eles que caminhar muito e muito, com muita paciência, para se tornarem cristãos crescidos e maduros.

Na longa estrada do aprendizado, experimentariam muitas decepções e desânimos. Somente alguém movido do infinito amor e paciência, e de persistente energia e perseverança, se aventuraria a tomar como alunos este grupo de pessoas e fazer deles o que o Mestre Jesus fez.

Não é preciso vasculhar muito o Novo Testamento para se ver quão imaturos e imperfeitos eram aqueles que Jesus tomou como discípulos.

João, que depois 17 se tornou o discípulo amado, não sabia controlar seu gênio, e falhou muito quando se encolerizou contra os descaridosos samaritanos, aos quais Jesus queria revelar seu amor e o amor de seus discípulos.

Simão, a quem se daria o nome de Pedro (pedra), não demonstrou possuir aquela solidez e firmeza que tal nome sugeria, pois prometera a Jesus que estaria firme a seu lado ainda que os demais desertassem, e dentro de poucas horas não só negou a Jesus, jurando por três vezes que nem o conhecia, mas o negou com uma linguagem desusada e lamentável.

Tomé mostrou-se tão duro e obstinado em não acreditar na ressurreição de Jesus que tal atitude exigiu esforços especiais do Mestre no sentido de lhe provar satisfatoriamente esse glorioso acontecimento.

Judas, após vários anos de companheirismo e aprendizado com o Mestre, não progrediu tanto a ponto de sentir-se preparado para resistir à tentação de traí-lo por trinta moedas de prata!

Apanhar este pequeno grupo de indivíduos sem preparo e que quase nada prometiam, e formá-los em pessoas bem desenvolvidas e preparadas, que constituíam gloriosa inspiração para o mundo, foi um verdadeiro milagre da arte de ensinar e exercitar.

Jesus jamais foi suplantado por qualquer outro mestre; foi e é suprema inspiração e encorajamento para os mestres cristãos de todas as épocas.

 Ninguém pode avaliar devidamente as possibilidades latentes num moço ou numa moça aparentemente inaproveitável, nem o que se possa fazer com eles.

Mas devemos esforçasse ao máximo mostrando a luz da palavra de Deus que vale apena estar firme e constante na presença do Senhor seja um instrumento nas mãos do Senhor para conduzir aos que nos cercam a bondade, amor e a maravilhosa presença do Nosso Deus. (Pv 24.11; Sl 25.8; Pv 4.19, Pv.11.5; Is 53.6; Mt 22.35-39).

Um ferreiro aleijado apanhou nas ruas um grupo de quatro meninos aparentemente ociosos e que nada prometiam, e passou a ensiná-los pacientemente.

 Viveu o suficiente para ver tornar-se um deles missionário em terras estrangeiras, outro, membro do gabinete do presidente de sua pátria; o terceiro secretário particular também dum presidente; e o quarto aquele que chegou a ocupar a presidência dos Estados Unidos da América do Norte —Warren G. Harding!

 III. RECOMPENSA DA MALDADE E DA BONDADE

O insensato que não conhece nem obedece à lei, ou que é apenas ouvinte, mas não praticante, pois segue uma vereda distorcida, termina em morte prematura, com muitas desgraças ao longo do caminho.

O homem bom é fiel na retidão, trilhando o bom caminho com uma fé sentida no coração (ver Pro. 4.23). Somente o homem que é “constante na retidão” recebe a promessa da vida.

E é seguro que o homem mau nada sabe sobre esse tipo de constância. Ele é continuamente um pecador e, no entanto, ousa esperar pelo melhor. Suas esperanças serão desapontadas (ver Pro. 11.7).

 Abomináveis para o Senhor são os perversos de coração. A mente é o construtor. Portanto, os homens de mente perversa são também obreiros da perversidade. Tudo isso é abominação à vista do Senhor e não pode deixar de ser notado.

Os perversos. No hebraico é “iqqesh” Ver Pro. 2.15. A palavra significa, basicamente, “torto”, mas é sempre usada em um sentido moral no livro de Provérbios.

Até os homens possuem mente e coração tortuoso. Eles são uma abominação, palavra comentada no vs. 1 deste capitulo.

Em contraste, o homem que é reto no coração, que tem uma fé sentida no coração (ver Pro. 4.23), segue um caminho julgado inculpável pelo Senhor.

Isso significa que ele segue todos os ditames da lei, fomentado e interpretado pelas declarações da sabedoria. Seu caminho torna-se um deleite para o Senhor, porque Ele é santo. Ver Lev. 11.44.

Pv. 11.21 O mau, é evidente, não ficará sem castigo. Este provérbio ensina que as leis da retribuição são inexoráveis.

O ímpio deve ser punido, e o homem bom deve ser recompensado, pois, do contrário, cairíamos no caos. Kant baseou um argumento em favor da crença em Deus e na alma imaterial neste princípio. É claro que, nesta vida, a justiça com frequência não é servida. 

Pv 11.22 Como jóia de ouro em focinho de porco. O autor sagrado nos convida a contemplar uma cena ridícula:

O desprezado porco com um belo anel de ouro no focinho. Mas por que o anel estava no focinho do animal? Porque as mulheres, naqueles dias, usavam argolas no nariz, e o autor queria comparar o porco com a mulher do tipo que ele estava prestes a mencionar.

A figura simbólica é curiosa, pois o anel de ouro é belo e valioso, mas o porco é um animal inútil.

Nenhum hebreu que respeitasse a si mesmo haveria de criar porcos ou teria alguma coisa com eles, que eram os piores dentre os animais imundos. Em seguida, o escritor sacro reverte a figura.

A mulher é bela, mas não tem nenhum adorno de ouro. Pelo contrário, o seu “adorno” é a falta de discrição. A palavra significa aqui a discrição intelectual e moral. Ela pode não ser uma mulher de costumes frouxos, mas não está livre de cair em alguma aventura ocasional.

 Possui outros defeitos morais e é bastante vazia de cabeça, pelo que forma uma segunda linha métrica sinônima.

Assim, a mulher, propriamente dita é bela como um anel de ouro, mas ela mesma é uma mulher-porca, dotada de pouco valor e caráter duvidoso. Portanto, temos: ouro-anel-porco = ouro-beleza-porco-mulher.

A mulher é apropriadamente representada por um porco, porquanto se envolvia na concupiscência, e sua beleza facilitava essa calamidade e estado, aplica a figura a uma pessoa que abandonou o bom caminho e caiu na depravação moral. Os antigos israelitas julgavam os porcos sujos e repelentes.

A pessoa imoral é comparada a este animal, não importa qual seja a aparência externa.

 Deus abomina a maldade e não se agrada de quem procede assim Provérbios – 12:2

“O homem bom obtém o favor do Senhor, mas o homem que planeja maldades o Senhor condena”.

O desejo dos justos tende somente para o bem. O homem bom tem desejos e esperanças e, por seguir a lei com diligência, conforme ela é fomentada e interpretada pelas declarações de sabedoria, ele vê cumpridos esses desejos e essas esperanças.

Ele terminará por ter uma vida boa e longa, próspera e feliz. Naturalmente, o homem bom só deseja as coisas que são boas e dignas de encômios, pelo que, naturalmente, a providência divina o ajuda a alcançar o que quer.

Conclusão

É fundamental e importante praticamos a bondade, não devemos ser influenciados pelas ações de grupinhos que envolve-se com atos e ações imorais em praticas pecaminosas no mundo liberal nossas juventude precisa manter-se uma posição firme e o coração voltado para Deus.

33 – Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. I Corintios 15:33)

Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com/2015/11/licao-8-vale-pena-ser-bom-subsidio.html

Video: https://www.youtube.com/watch?v=tweQtGoz3MA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading