JUVENIS – LIÇÃO Nº 11 – COMO TER UMA VIDA VITORIOSA
Somos estimulados todo o tempo a ter uma vida vitoriosa, a alcançar os nossos objetivos, a obter a plena felicidade…
São conceitos, na maioria das vezes, associados à juventude, à força, à beleza e sempre estampados nas imagens da publicidade, como ideais a serem alcançados.
E não deixam de ser, desde sempre, nossos ideais. Alcançar nossas metas, vencer os obstáculos e tornarmo-nos pessoas resilientes é o que sempre desejamos. No entanto, para tudo isto ocorrer, é necessário um processo.
Neste processo, é preciso que haja amor com temor a Deus, o que resulta numa entrega completa, numa plena devoção, caracterizada pela reverência e submissão ao Senhor.
A trajetória de Josué foi marcada pelo amor e temor a Deus desde a sua chamada, na juventude, até a sua maturidade:
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. (Js 1.7)
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. (Js 24.14)
Ele somente foi um vencedor porque fez a escolha certa e decidiu eleger a Deus como Senhor de sua vida e de sua família. Mesmo estando em meio a uma geração de povos corrompidos pelo pecado e idólatras, Josué não se contaminou, mantendo-se firme junto com a sua família:
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos. (Js 24. 15-17)
O povo tinha em Moisés, Calebe e Josué, referências de homens tementes a Deus para observar. Homens que, segundo o Salmista, guardaram a Palavra do Senhor no coração para não pecarem.
Homens que seguiram os princípios estabelecidos na Palavra de Deus, puseram em prática os seus valores morais e não temeram os inimigos do povo de Deus.
Antes, enfrentava-os. Parte do combate também é dizer “não” ao pecado. Não lutamos contra homens, mas contra principados e potestades que habitam nas regiões celestiais:
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Ef 6.12, 13)
A atitude sábia de quem procura viver com propósitos definidos, com metas a seguir, é cultivar a meditação na Palavra de Deus, tendo em vista que a Palavra vai nos aperfeiçoando e nos desviando do mal. Como filhos da promessa divina, fomos transformados por esta Palavra que, em nosso coração, dá-nos condições de enfrentar as fraquezas.
Daí à carência de um ensino cada vez mais eficiente com o fim de se promover o compromisso de nossos jovens com a Palavra, para que busquem ao Senhor de todo coração, alegrem-se nos testemunhos e jamais se esqueçam da Palavra.
O temor a Deus é o índice de que esta formação moral está se processando, tornando o (a) jovem cada vez mais parecido com Cristo:
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Ef 5.1,2).
Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/10318-licao-11-como-ter-uma-vida-vitoriosa-i#
Vídeo: https://youtu.be/tS25IV87MHQ