Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO Nº 9 – OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

A salvação foi o maior dom de Deus ao mundo. É o dom da vida eterna em Cristo Jesus. E, além disso, o Senhor doou outros presentes.

Como seres criados à semelhança do Criador, também somos parte do Seu Reino Sacerdotal, povo santo, zeloso, especial e de boas obras. Mordomos do Senhor, elo entre a criação terrena e Deus, em comunhão com o Criador.

Mas, ao sermos tentados, perdemos nossa posição destacada por causa do pecado o Senhor dá uma oportunidade a este homem em pecado, por meio da cruz de Cristo (Ef 4.8) que resgata a criatura em pecado e concede dons aos homens.

Isto já fazia parte do plano de Deus previsto em Gn 3.15. Este é o primeiro dom espiritual que Deus nos dá: a vida eterna em Cristo Jesus (Jo 17.3).

A comunhão com Deus foi restabelecida, pois Jesus foi dado como o nosso Salvador e nos conduziu à comunhão com o Pai, formando a Igreja, mistério de Deus. Os que nele cressem seriam reunidos num novo povo e formariam a Igreja (Ef 2. 12- 16).

“O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14) “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.”

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz. E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. (Efésios 2:13-16)

DONS NO ANTIGO TESTAMENTO

Homens do Antigo Testamento que tinham dons especiais: Moisés, Arão, Josué, Davi, Elias, Eliseu, Daniel e outros. Tais dons eram concedidos na individualidade, de forma esporádica para agirem em situações específicas.

Os servos do Senhor, de modo geral, foram capacitados não apenas com dons naturais, mas com dons espirituais, pois Jesus capacitou seus servos, integrantes da Igreja, concedendo os dons (carismas) que estão à disposição dos salvos entre o povo de Deus. A graça divina concede os dons na coletividade.

A IGREJA RECEBE DO SENHOR OS DONS

O Espírito Santo também é tipificado como o Servo de Abraão que adorna a noiva para ir ao encontro do noivo. Quem não se lembra do servo Eliezer que adorna Rebeca de joias para ir ao encontro de Isaque?

Assim o Espírito Santo concede os dons à Igreja, adornando-a para encontrar o Noivo, o nosso Senhor Jesus Cristo, tornando-a ainda mais bela e atraente.

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (I Co 12.11)

E tirou o servo joias de prata e joias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.

Então comeram e beberam, ele e os homens que com ele estavam, e passaram a noite. E levantaram-se pela manhã, e disse: Deixai-me ir a meu senhor. (Gn 24. 53,54)

COMO PORTA-VOZES DO EVANGELHO

Somente assim, a Igreja poderá exercer a sua missão como porta-voz do Evangelho e lutar contra as astutas ciladas do inimigo que vem procurando destruir a verdadeira pregação do Evangelho:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Ef 6.12).

Toda pessoa que se chega à cruz pode receber um dom espiritual. O exercício dos dons é essencial para atuarmos numa sociedade corrompida pelo pecado e ludibriada pelo inimigo.

Hoje há muitos falsos milagres e ensinos que são contra os princípios e doutrinas propostos no Evangelho de Jesus Cristo.

Satanás procura se valer da imitação para enganar os imprudentes, até mesmo no meio do povo de Deus. Daí a necessidade de estarmos vigilantes a respeito de suas astutas ciladas para que possamos discernir quando a manifestação vem da parte de Deus ou não, como se pode ver no exemplo a seguir:

E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu (At 16.16-18)

O QUE SÃO DONS ESPIRITUAIS

Quem recebe os dons espirituais tem o poder de fazer a obra de Deus, a autoridade de atuar em nome do Senhor.

Pois dEle recebeu a virtude para ser testemunha, dEle recebeu o revestimento de poder.

A concessão do dom do batismo no Espírito Santo é uma promessa para todos os crentes: “e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (At 2:38,39)

O SENHOR JESUS TINHA A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

O profeta Isaías afirmou que o Senhor Jesus receberia o Espírito Santo em sua plenitude: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”( Is 11:2)

Pedro confirmou esta profecia: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (At 10.38), que também se realiza em nós.

Passamos a ter sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus. Além disso, o Senhor nos concede as virtudes teologais: a fé, o amor e a esperança.

Quando o Espírito Santo atua sobre a nossa vida, muda a nossa natureza. E principalmente, reveste-nos de poder por meio do batismo no Espírito Santo

OS DONS SÃO DÁDIVAS RESULTANTES DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Os dons são concedidos para a transmissão do poder de Deus. Para que o povo sinta a manifestação e a presença de Deus no seu meio.

Os dons não são para toda a Igreja, apenas alguns o recebem. São concedidos individualmente. Devem ser buscados com zelo porque são necessários à Igreja. Nem todos terão os dons, mas cada um o recebe particularmente.

Deus o concede para trazer a unidade à Igreja. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (I Co 12.12)

OS DONS E A DIVERSIDADE NA IGREJA

Os dons reforçam a diversidade entre os membros e a unidade na igreja, o que resulta na união, na bênção e na vida para sempre. Assim, os crentes não serão tentados pela autossuficiência e aprenderão a depender uns dos outros, a amar os outros da mesma forma que Jesus nos amou.

Desta forma a Igreja é edificada e a união é construída. Sem dons espirituais, uma igreja estará caminhando para a desagregação. O Espírito decide quais dons irá conceder aos seus servos. Podemos até desejar e buscar, mas a decisão é do Senhor.

Exercer os dons é praticar o amor ao próximo, haja vista que todas as situações de aplicação dos mesmos, consiste em benefício de outrem e não do portador do dom. Os dons são concedidos para servir o próximo e não para servir a si mesmo, para unir a igreja e não para causar divisão.

FINALIDADE DA CONCESSÃO DOS DONS

Doação é um contrato no qual o doador de livre e boa vontade dá algo, mas se o donatário não quiser receber, a doação não se fará.

O Espírito Santo só concederá o dom se o crente o desejar.
O dom é manifestado para o que for útil, para o benefício da Igreja, não é para promoção pessoal, nem para espetáculos.

A palavra usada por Paulo para dons é charisma, usada 17 vezes no NT com variadas aplicações.

Os recursos divinos alcançados orientam os salvos para que alcancem sua Missão e objetivos definidos por Jesus Cristo, o Senhor da obra, pois os dons são concedidos para missões específicas na obra de Deus, não para proveito próprio

SIGNIFICADOS DA PALAVRA DOM

No NT, a palavra dom assume vários significados e indica “presente”, “boa coisa”. A palavra charis aponta para “dom gratuito” ou graça ( II Co 8.4). É um presente que o Senhor dá sem merecimento, sem mérito algum e sem arrependimento.

Os dons de Deus estão disponíveis para todos os que creem, os quais promovem graça, poder e unção à Igreja. Somente assim, ela poderá exercer sua Missão e Cristo será glorificado.

O dom espiritual não tem caráter salvífico. Ou seja, a concessão do dom não é garantia de salvação. É por isto que muitos comparecerão ao tribunal de Cristo dizendo que efetuou milagres, mas não serão salvos:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. (Mt 7.21-23)

DONS NATURAIS

Não podem ser confundidos com dons espirituais, mas não deixam de ser dádivas e concessões divinas aos homens.

Por meio da natureza, do ecossistema, Deus concede o ar, água, sol, chuva, frutos, alimentos e tudo o que é necessário para a sobrevivência dos seres vivos.

Através das aptidões humanas- as pessoas apresentam habilidades para realizar algumas atividades. Estes dons são dádivas naturais.

Inteligência Linguística – facilidade de expressar-se oralmente e na escrita. Sensibilidade para compreender os pontos de vista alheios.

Inteligência Lógica – alta capacidade de memória e talento para lidar com os números e solucionar problemas complexos em geral

Inteligência motora- talento para expressão corporal, noção espantosa de espaço, distância e profundidade. Alta capacidade de coordenação motora.

Inteligência musical- identificam diferentes padrões de sonoridade e notas musicais. Processam sons além do que a maioria das pessoas consegue, também são capazes de criar novas músicas e arranjos.

Capazes de tocar instrumentos musicais sem precisar de aulas Inteligência espacial – pessoas que têm enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar. São bem criativas.
Inteligência intrapessoal – liderança indireta que influencia pessoas por meio de novas ideias, facilidade em compreender o que as pessoas pensam, sentem e desejam.

Inteligência interpessoal- é a capacidade natural de liderança. São pessoas ativas, práticas, que chamam, para si, a responsabilidade, são capazes de organizar equipes e coordenar os trabalhos em conjunto.

Inteligência espiritual- Deus concede esta inteligência para os crentes compreenderem, discernirem e praticarem a vontade de Deus em todas áreas e situações de suas vidas.

DONS ESPIRITUAIS

A palavra “dons” refere-se à dádiva, ofertas ou presentes concedidos pela graça divina.

O propósito desta concessão é glorificar a Cristo. O NT indica que a expressão “dons espirituais” refere-se às manifestações sobrenaturais concedidas como dons oriundos do Santo Espírito que opera nos crentes para o seu bem: “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.” ( I Co 14.1) e para enlevá-los às dimensões espirituais.

Os dons não são apenas para a liderança da Igreja, mas para todos os santos.

Como geração eleita e sacerdócio real ( I Pe 2.9; Cl 1.18), o Corpo de Cristo foi presenteado, adornado e demonstra ao mundo que este é o grupo dos justos aperfeiçoado.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (I Pe 2.9)

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. (Cl 1.18)

O CONHECIMENTO DOS DONS ESPIRITUAIS

Todo salvo deve conhecer os dons espirituais. A Igreja tem o dever de ensinar sobre os dons e o batismo no Espírito Santo.

Quando isto não ocorre, vemos que o desconhecimento contribui para expressões falhas de espiritualidade e ruídos desnecessários no culto que só causam desordem.

A NECESSIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS

É por meio dos dons espirituais que se promovem a unidade e a ação da Igreja. Como corpo de Cristo, ela precisa de poder, de unção e de manifestações espirituais.

Na espera pelo retorno de Jesus- os diversos ataques malignos que têm sofrido ao longo dos anos vêm procurando destruir a integridade espiritual da Igreja nos aspectos teológicos, ideológicos e espirituais.

É o Espírito Santo quem dá à Igreja condições de suplantar o poder do mal por meio de operações sobrenaturais dos dons.

Os dons podem ser classificados em três grupos para ilustrar os atributos incomunicáveis de nosso Deus, segundo o Pr. Antônio Gilberto, de saudosa memória.

O primeiro grupo refere-se à onisciência de nosso Deus, que sabe todas as coisas através dos dons de revelação: palavra da Sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.

O segundo grupo diz respeito à onipresença de nosso Deus, à certeza de que Ele está no meio do Seu povo e manifesta-se por meio de dons de locução: variedade de línguas, interpretação de línguas, profecia.

O terceiro grupo aponta para a onipotência de nosso Deus. São os dons de poder: operação de maravilhas, dons de curar, dom da fé.

OS DONS ESPIRITUAIS FAZEM A DIFERENÇA

Na Parábola das Dez Virgens, Jesus apontou que as virgens prudentes tinham o azeite nas lâmpadas, ou em suas vidas.

O testemunho do azeite também representa a presença do Espírito Santo na vida dos crentes que vão subir ao encontro do Senhor Jesus Cristo. Os dons espirituais fazem esta diferença nestes dias trabalhosos (II Tm 3.1)

OS DONS PODEM SER ABUNDANTES E INDISPENSÁVEIS À EVANGELIZAÇÃO

A Igreja de Cristo é o maior exemplo de instituição aonde se pode experimentar os dons espirituais. Paulo afirmou em I Co 1.7 que nenhum dom

faltava à igreja de Corinto: “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Co 1.7)

A verdadeira evangelização é proclamada quando há autêntica manifestação do dom espiritual, na qual a mensagem é pregada com autoridade e acompanhada de sinais e prodígios: “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. “ (At 5.12).

OS DONS DEVEM SER EXERCIDOS COM AMOR

A leitura do cap. 12 de I Coríntios nos mostra a natureza dos dons e a sua relação com o corpo, assim podemos inferir no contexto que, da mesma forma, que o organismo trabalha em conjunto, assim devem os dons, na Igreja, serem exercidos, em conjunto, visando o aperfeiçoamento e o bom funcionamento do Corpo de Cristo que é a Igreja.

No capítulo seguinte, o cap.13, Paulo fala do caminho mais excelente para o exercício dos dons, o caminho do amor, a disposição em servir, visando sempre o próximo, o benefício do outro.

É por isto que enquanto alguém fala línguas, deve orar para que seja interpretada e a igreja seja edificada. É o que diz as Escrituras:

Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? (I Co 14. 2-6)

Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar. (I Co 14.9)

Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.

Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. (I Co 14.12-15)

Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. (I Co 14.19)

OS DONS DEVEM SER USADOS DE ACORDO COM A PALAVRA

A Palavra de Deus é a nossa bússola. Em toda a atividade ou manifestação no meio do povo de Deus, devemos seguir sua orientação (Sl 119.105): “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.“

Devem ser exercidos de acordo com os princípios já previstos na Palavra divina. Se quisermos aprender sobre os dons e como fazer uso deles, devemos consultar as Escrituras.

OS DONS NÃO INSPIRAM NOVAS DOUTRINAS

A Palavra de Deus é a única fonte de toda doutrina. A Igreja é ameaçada, em sua integridade, quando lhe apresentam uma doutrina sem fundamento bíblico. Todo ensino deve ter apenas uma origem (Gl 1.8,9)
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gl 1.8,9)

QUEM TEM UM DOM DEVE SER MAIS HUMILDE

Os dons espirituais são riquezas sobrenaturais concedidas pelo Senhor para o exercício do serviço à Igreja e não são índice de espiritualidade, nem dignidade ou superioridade de alguém:

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” (II Co 4.7) “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (Jo 16.14)

DONS MINISTERIAIS

Os dons ministeriais referem-se aos ministérios, às pessoas que foram constituídas por Jesus para auxiliá-lo no comando da Igreja.

A finalidade de seu trabalho é o aperfeiçoamento dos santos e a edificação do corpo de Cristo, para que cresça e chegue à estatura de varão perfeito, ao nível de Cristo. Haja a justa operação de cada parte, haja unidade e assimilamos o nível do caráter de Cristo.

É por meio destes dons que se guia a Igreja na doutrina do Senhor, que se conduz o Corpo de Cristo, resgatado do mundo a uma nova mentalidade e disposição para servir, tal como Cristo que veio como servo e deu-nos o exemplo:

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20:28)

O LADO ESPIRITUAL DA IGREJA

Como organismo espiritual, a Igreja do Senhor Jesus Cristo necessita de poder espiritual, sabedoria e capacidade espiritual para crescer em Cristo e contribuir para edificação mútua.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Efésios 4:15,16)

O LADO HUMANO DA IGREJA

O lado humano da Igreja deve ser exercido pela liderança eclesiástica que deve ser espiritual, ministerial e administrativa.

A dependência da graça de Deus e a ampla visão espiritual são aspectos essenciais para o funcionamento da Igreja.

Os dons ministeriais contribuem para a unidade da Igreja se atuarem de forma equilibrada ao lado dos dons espirituais que legitimam a capacitação do líder para o exercício de seu ministério.

Os dons espirituais estão disponíveis para a Igreja, mas os dons ministeriais são para aqueles que tem a chamada para o ministério.

DONS DE SERVIÇO SÃO NECESSÁRIOS À IGREJA?

Os dons de serviço são necessários à Igreja para socorrer uma necessidade pontual do ser humano, que seja de caráter espiritual, material ou emocional.

As pessoas, que têm dificuldade de se relacionar, não estão aptas para servir, para o exercício devido destas funções.

Em Rm 12, Paulo fala dos dons de serviço, atividades que o Senhor concede aos seus servos para efetuarem na Igreja: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.” (Romanos 12:7,8)

Todos os dons são extremamente importantes. Deus atua na diversidade, na pluralidade e valoriza a individualidade.

https://danielgalia.wordpress.com/2021/06/24/infografico-a-multiforme- sabedoria-de-deus/. Acesso em 16 nov,2023.

https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2006/2006-01-
09.htm. Acesso em 16 nov. 2023.

https://docplayer.com.br/218299831-Professor-ebd-presbitero-nilton- cesar-marcelino.html. Acesso em 16 nov. 2023.

Apóstolo – polegar – Ef 2.20 – “Edificados sob o fundamento dos apóstolos” (dedo que é a base da mão, uma espécie de sustentáculo, de fundamento)

Profeta- indicador – Lc 4.24 – “Em verdade, vos digo, nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.” (é o dedo que aponta, que mostra o caminho…)

Evangelista- Dedo Médio –At 21.8- “Chegamos a Cesareia a casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete” (De diácono, destacou-se e passou a evangelista, por ter sido um exímio ganhador de almas)

Pastor- Anelar – Hb 13.7 – “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. “ (O pastor é referencial, mas precisa do nosso apoio para prosseguir em seu trabalho)

Mestre – Dedo mínimo – Tg 3.1 – “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. “ (Combate as heresias, os falsos ensinos e contribui com o pastor no ensino na casa de Deus).
.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

-Faça uma pesquisa para descobrir as aptidões naturais de seus alunos, tente descobrir se eles têm inteligência linguística, inteligência lógica, inteligência musical, inteligência motora etc.

-Algum de seus alunos é batizado no Espírito Santo? Possui dons espirituais?

-Debate: Como deve ser o cultivo dos dons espirituais na igreja?

Profª. Amélia Lemos Oliveira

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/9957-licao-9-os-dons-do-espirito-santo-i

Vídeo: https://youtu.be/tjuEN0TV1Jg

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading