Sem categoria

PLANO DE AULA APÊNDICE Nº 1

– O NOVO MANDAMENTO

1º SLIDE

Texto áureo “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei a vós, que também vós uns as outros vos ameis.” (Jo.13:34).

2º SLIDE

INTRODUÇÃO

– Em apêndice ao trimestre, que se dedicou ao estudo dos dez mandamentos, estudaremos o “novo mandamento”, também chamado de “décimo primeiro mandamento”, que foi dado por Jesus aos Seus discípulos nas Suas últimas instruções. – Em o novo mandamento, Jesus dá a síntese completa da lei de Deus.

3º SLIDE I

– A REGRA ÁUREA

– O Senhor, ao criar a humanidade, também criou as leis morais que deveriam regê-la, estatuiu qual deveria ser o comportamento, a conduta que o ser humano deveria ter para poder cumprir o propósito divino para ele estabelecido não só como administrador de toda a criação terrena, mas, também, no seu próprio relacionamento com o seu Criador.

-Já no Éden, podemos ver que o Senhor estabeleceu preceitos que deveriam ser seguidos pelo homem, preceitos estes que independiam da existência do pecado.

4º SLIDE

– Tais preceitos constituem o que o Catecismo Maior de Westminster chama de “lei moral”.

– Lei moral é “…a declaração da vontade de Deus, feita ao gênero humano, dirigindo e obrigando todas as pessoas à conformidade e obediência perfeita e perpétua a ela

– nos apetites e disposições do homem inteiro, alma e corpo, e no cumprimento de todos aqueles deveres de santidade e retidão que se devem a Deus e ao homem, prometendo vida pela obediência e ameaçando com a morte a violação dela” (resposta à pergunta 93.

5º SLIDE

– A “lei moral”, revelada ao primeiro casal no Éden, foi posta na consciência de cada ser humano (Rm.2:14,15). – Uma das mais expressivas demonstrações desta verdade é a chamada “regra áurea” ou “regra de ouro”, uma máxima que foi enunciada em diversas épocas e nações, também mencionado por Jesus em Mt.7:12 e Lc.6:31

6º SLIDE

– A regra áurea foi encontrada(I): a) no “relato do camponês eloquente”, no Egito Antigo, datado entre 1970 e 1640 a.C.; b) nos Analetos de Confúcio, no século VI a.C;

7º SLIDE

– A regra áurea foi encontrada (II): c) no texto budista chamado Udanavarga, de data incerta mas provavelmente do quarto século a.C.; d) em declaração do rabino judeu Hilel, constante do Talmude Shabbat 31a: “…O que é detestável para você, não faça para o seu próximo, esta é a Torá inteira, enquanto que o resto é comentário dela, vá e aprenda isto…”

8º SLIDE

– Jesus concluiu o Seu discurso ético com a regra aúrea (Mt.7:12). Ao proferir a regra áurea, Jesus:

a) apontou a necessidade de o homem não só declarar, mas cumpri-la;

b) deu o conceito daquele que viria a ser o “novo mandamento”.

9º SLIDE II

– JESUS SINTETIZA A LEI EM DOIS GRANDES MANDAMENTOS

2 – Jesus sintetizou os 613 preceitos em 2 mandamentos (Mt.22:35-40).

– Nesta simplificação, Cristo procurava mostrar que a lei divina não era para ser entendida como um fardo pesado, mas, sim, como um indicador de que o amor se fazia absolutamente necessário nos relacionamentos dos seres morais, seja dos homens entre si, seja dos homens com relação a Deus.

10º SLIDE –

 

A “regra áurea”, neste entendimento de Cristo, não poderia ser vista apenas como um exercício racional, como um “toma-lá-dá-cá”, mas, sim, dentro de um outro patamar, o patamar do amor.

– Jesus aprofundou, e muito, tanto a “regra áurea” como a lei de Moisés, motivo por que censurou duramente a interpretação farisaica da lei logo após sua declaração de simplificação dos 613 preceitos.

11º SLIDE III

– O NOVO MANDAMENTO

– É dentro destas circunstâncias que exsurgem os momentos finais do ministério terreno de Jesus Cristo, momentos marcados pela intensificação do amor que o Senhor tinha para com a humanidade (Jo.13:1).

– Jesus Se apresenta como exemplo aos Seus discípulos (Jo.13:15) e apresenta o novo mandamento, assim enunciado: “Que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos amei” (Jo.13:34).

12º SLIDE

– O novo mandamento era, a um só tempo, antigo e novo (I Jo.2:5-8). É antigo porque:

a) o seu núcleo é o amor, que o próprio Cristo já havia dito que se tratava do resumo da lei e dos profetas;

b) a lei moral revelada por Deus ao homem é a mesma desde a criação.

13º SLIDE

– O “mandamento antigo” também era novo, porque:

a) apresentava o amor em uma nova extensão — amar como Cristo;

b) está apoiado por uma nova razão — a libertação do pecado;

c) é um novo amor, procedente de uma nova natureza e envolvendo uma nova nação — o amor de Deus pelos irmãos no corpo de Cristo;

14º SLIDE

– O “mandamento antigo” também era novo, porque (II):

d) compelidos por novas necessidades — o amor une na luta contra o mal;

e) sugerido por novas características — a certeza da salvação do irmão;

f) prepara para perspectivas melhores do que as que desfrutamos antes – a esperança da glorificação;

g) leva-nos a crer em confiar em Cristo — sustentáculo e testemunho a todos da nossa fé em Jesus.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading