PLANO DE AULA – LIÇÃO Nº 12 – NÃO COBIÇARÁS
1º SLIDE INTRODUÇÃO
– Na sequência do estudo sobre os dez mandamentos, hoje analisaremos o décimo e último mandamento – não cobiçarás.
– Jamais podemos cobiçar aquilo que não é nosso.
2º SLIDE I – QUAL É O DÉCIMO MANDAMENTO
– Décimo e último mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (Ex.20:17).
– “E não cobiçarás a mulher do teu próximo, e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (Dt.5:21).
3º SLIDE
– As diferenças entre Ex.20:17 e Dt.5:21 não alteram o significado do preceito moral, que é o mesmo em ambos os enunciados.
– A diferença entre os enunciados ainda mostram que se tem aí um único mandamento, a mostrar que é artificial a divisão feita na “fórmula catequética” de Agostinho, adotada pela Igreja Romana e pelos luteranos, que transforma este mandamento em dois, um que proíbe a cobiça das coisas do próximo e o outro, que proíbe a cobiça da mulher.
4º SLIDE
– Trata-se nitidamente de um preceito horizontal, ou seja, de um mandamento que prescreve o relacionamento com o nosso próximo, um mandamento da “segunda tábua” da lei.
– “…Há (…) uma relação muito curiosa entre o quinto e o décimo mandamentos. É raro ver alguém cobiçar os pais de outros, pois isso é um fato imutável na vida do ser humano. Da mesma forma, não se deve cobiçar nada que não é seu. Assim como cada pessoa tem seus próprios pais que a trouxeram ao mundo, todo ser humano tem seu quinhão e sua missão na vida. Não se deve, portanto, cobiçar o que pertence a outrem.…” (COHEN, Avraham)
5º SLIDE
– É importante também verificar que, na “segunda tábua”, temos uma ordem inversa que na “primeira tábua”, ou seja, a primeira tábua trata do primeiro dos pensamentos, caminha para a fala e termina com a ação, enquanto que, na segunda tábua, parte-se das ações, vai-se para a fala e termina-se com os pensamentos.
– O relacionamento com Deus deve começar pelo pensamento, pela mente; o relacionamento com o próximo, pelas ações, pelas atitudes.
6º SLIDE II – O DÉCIMO MANDAMENTO
– O décimo mandamento tem dois preceitos:
a) negativo – proíbe-se a “cobiça”, ou seja, o “desejo ardente, descontrolado”, o “deixar-se dominar pelo desejo”.
b) positivo – manda querer bem ao próximo, desejar tudo o que for bom e favorável ao outro.
7º SLIDE
– A “concupiscência” é o elemento pecaminoso que existe em cada um de nós depois da queda do primeiro casal. É o que o apóstolo Paulo denomina de “carne”.
– O décimo mandamento, embora esteja em último lugar na relação, nem por isso é o menos importante, pois é a base para a observância de todos os mais.
8º SLIDE
– Este mandamento, portanto, tem por finalidade fazer com que nossos pensamentos se submetam ao Senhor.
– Em outras palavras, o mandamento impõe-nos a “pureza de coração” e a “prática da temperança”.
9º SLIDE III – O DESCUMPRIMENTO DO DÉCIMO MANDAMENTO
– São atitudes que representam descumprimento do décimo mandamento:
a) concupiscência da carne;
b) descontentamento com o nosso estado;
c) concupiscência dos olhos;
d) inveja e tristeza pelo bem do nosso próximo;
e) apego às coisas terrenas.
10º SLIDE IV – O CUMPRIMENTO DO DÉCIMO MANDAMENTO
-São atitudes que importam em cumprimento do décimo mandamento (I):
a) vida em Espírito;
b) pleno contentamento com a nossa condição;
c) pureza do coração;
11º SLIDE
-São atitudes que importam em cumprimento do décimo mandamento (II):
d) pudor;
e) disposição caridosa da alma para com o nosso próximo, de modo que todos os nossos desejos e afetos relativos a ele se inclinem para todo o seu bem e promovam o mesmo;
f) inconformismo com permissividade dos costumes.
g)desapego às coisas terrenas.
12º SLIDE V – O ALCANCE DADO PELO SENHOR JESUS A ESTE MANDAMENTO
– A partir do décimo mandamento, o Senhor Jesus deu o devido alcance para os demais mandamentos, mostrando que a lei precisa estar inscrita nos corações, que a santificação se processa primeiramente no interior para depois chegar ao exterior e que é assaz relevante para o Senhor a nossa disposição interior.
– O Senhor Jesus considerou como passo inicial para sermos Seus discípulos a “renúncia de si mesmo”, a abnegação, a negação do próprio “eu” (Mt.16:24; Mc.8:34; Lc.9:23) e esta “abnegação” é o alcance maior que o Senhor dá ao décimo mandamento.
13º SLIDE
– O Senhor Jesus faz-nos entender, portanto, que a proibição de cobiçar é muito mais do que isto, mas uma adesão completa, íntegra e incondicional do nosso ser a Deus.
– O décimo mandamento, assim, mesmo ante a ampliação de sentido dos demais mandamentos, que passam a ser vividos a partir do interior, continua sendo a base para a observância de todos os outros.
EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
Site: http://portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3964-1%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-12-n%C3%A3o-cobi%C3%A7ar%C3%A1s-i-plano-de-aula.html