PLANO DE AULA – LIÇÃO Nº 8 – O PODER DE JESUS SOBRE A NATUREZA E OS DEMÔNIOS
1º SLIDE INTRODUÇÃO
– Na sequência do estudo do evangelho segundo Lucas, estudaremos hoje o poder que Jesus teve sobre a natureza e os demônios.
– Jesus, enquanto homem, foi cheio do Espírito Santo e esta virtude O fez ter poder sobre a natureza e os demônios.
2º SLIDE I – O PODER DE JESUS SOBRE A NATUREZA
– O Senhor é o criador de todas as coisas (Gn.1:1), de sorte que pode, sim, nela interferir, sempre que o quiser, notadamente para fazer notório o Seu poder e comprovar a Sua soberania para o homem.
– Ao criar o homem, Deus lhe deu o domínio sobre as criaturas terrenas (Gn.1:26-28). O homem deveria administrar a criação terrena em nome de Deus e, por isso, a natureza lhe estava sujeita, sempre agindo em favor da ação humana.
3º SLIDE
– Com o pecado, esta situação se modificou e a natureza passou a ser hostil ao homem, com ele concorrendo, tornando-se um obstáculo para a própria sobrevivência humana, que deveria lutar contra as forças da natureza para poder alcançar o seu próprio sobreviver (Gn.3:17,18).
– O pecado gerou, entre outras consequências, a maldição da terra e a criação passou a gemer aguardando a sua redenção (Rm.8:19-22).
4º SLIDE
– Jesus, sendo o Cristo, o Messias, tinha de enfrentar e desfazer tudo quanto foi feito pelo pecado. Sua missão era tirar o pecado do mundo (Jo.1:29).
– Faz parte de Sua tarefa a redenção da natureza, algo que, entretanto, somente se dará de modo pleno quando do estabelecimento do Seu reino milenial.
5º SLIDE
– O primeiro milagre de Jesus sobre as forças da natureza mencionado por Lucas é o acalmar da tempestade (Lc.8:22-25). Lições deste milagre:
a) Jesus Se fez homem, pois, cansado, adormeceu;
b) Nada se faz sem Jesus;
c) Jesus tem controle sobre as forças naturais;
6º SLIDE
– A segunda passagem em que Lucas nos mostra ter havido controle de Cristo sobre as forças naturais é o milagre da multiplicação dos pães (Lc.9:10-17). Lições deste milagre:
a) é preciso haver descanso mesmo na obra de Deus;
b) é preciso ter compaixão e amor pelos necessitados.
7º SLIDE
– A terceira e última passagem em que Jesus é mostrado por Lucas como tendo poder sobre as forças da natureza é a transfiguração (Lc.9:28-36). Lições deste episódio:
a) somente veremos a glória de Deus por meio da oração;
b) Jesus supera os limites naturais.
c) Jesus é o elo entre o homem e a vida eterna.
8º SLIDE II – O PODER DE JESUS SOBRE OS DEMÔNIOS
– O mal também é uma criatura divina (Is.45:7), uma possibilidade diante do livre-arbítrio dado a anjos e homens.
– O mal tornou-se uma realidade com a rebelião de Satanás. O mal é pessoal, pois surgiu no interior de Satanás (Ez.28:14).
9º SLIDE
– O diabo, a antiga serpente (Ap.12:9), fonte de todo o mal realizado, também convenceu o primeiro casal a se rebelar contra Deus e, estes, tentados, acabaram por pecar, dando origem, então, ao mundo espiritual que está no maligno (I Jo.5:19), onde é ele o príncipe (Jo.12:31; 14:30; 16:11), onde é ele o deus (II Co.4:4).
– Neste engano constante que o diabo impõe aos homens, houve a magia e a feitiçaria, que nada mais é do que a invocação dos poderes demoníacos, visto que, enquanto seres angelicais, o diabo e seus anjos são maiores do que os seres humanos (Sl.8:4,5).
10º SLIDE
– Jesus, dentro de Sua missão de desfazer as obras do diabo (I Jo.3:8), tinha, também, de mostrar o Seu poder sobre os demônios, libertando os homens tanto da opressão quanto da possessão demoníacas.
– É o próprio Jesus quem diz que um dos sinais da chegada do reino de Deus era a expulsão de demônios (Mt.12:28). Lucas sempre mostra Jesus expulsando demônios não para demonstração de poder, mas, sim, como consequência de Seu amor e compaixão para com os que se encontravam miseravelmente oprimidos por Satanás e seus anjos.
12º SLIDE
– A primeira expulsão de demônios narrada por Lucas é a expulsão de um demônio de um homem na sinagoga. Lições deste episódio; demônio:
a) não tem medo de templos;
b) quer nosso envaidecimento;
c) gosta de espetáculo.
13º SLIDE
– O segundo episódio de expulsão de demônios relatado por Lucas é o episódio do endemoninhado gadareno (Lc.8:26-39). Lições deste episódio:
a) o objetivo do demônio é a morte e destruição:
b) não se deve dialogar com o demônio;
c) diante de Cristo, o demônio nada pode fazer.
d) a libertação tem por objetivo a restauração espiritual do oprimido.
14º SLIDE
– A terceira narração de expulsão de demônios em Lucas é a cura do jovem lunático (Lc.9:37-45). Lições deste episódio:
a) enfermidades podem ser possessão demoníaca;
b) o propósito divino impede a morte e destruição do endemoninhado;
c) não podemos nos abalar com o espetáculo demoníaco;
d) certos demônios somente saem com jejum e oração.
15º SLIDE
– A quarta expulsão de demônios registrada por Lucas é a expulsão do demônio mudo (Lc.11:14-28). Lições deste episódio: a libertação:
a) nada tem com estratégias satânicas;
b) representa o enfrentamento do reino de Satanás.
– Quem quer libertar sem o modo estabelecido por Cristo corre o risco de entrar em situação de maior aprisionamento.
16º SLIDE
– A quinta e última expulsão de demônios narrada por Lucas é a cura de uma mulher paralítica em uma sinagoga num dia de sábado (Lc.13:10-17). Lições deste episódio:
a) o formalismo religioso obstacula a libertação dos oprimidos;
b) é preciso ter discernimento a respeito das enfermidades.