PLANO DE AULA LIÇÃO Nº 6 – MULHERES QUE AJUDARAM JESUS
1º SLIDE INTRODUÇÃO
– Na sequência do estudo sobre o Evangelho segundo Lucas, veremos o papel das mulheres no ministério terreno de Jesus.
– Jesus restaurou a dignidade da mulher.
2º SLIDE I – A POSIÇÃO DA MULHER
– A primeira vez que a mulher é mencionada na Bíblia Sagrada é na própria menção da criação do ser humano em Gn.1:27, quando é dito que oSenhor criou macho e fêmea, sendo ambos imagem de Deus.
– No plano divino da criação, macho e fêmea são absolutamente iguais, não havendo um maior do que o outro. É o princípio da igualdade, a mostrarque Deus não faz acepção de pessoas (Dt.10:17; At.10:34).
3º SLIDE
– Homem e mulher são iguais diante de Deus, Deus os pôs no mesmo patamar, tratam-nos da mesma maneira.
– Homem e mulher são complementares, formam ambos uma unidade (Gn.2:24), de sorte que são diferentes entre si, exatamente para que, nas suas diferenças, formem uma só carne. Homem e mulher têm funções diferentes, que se completam (I Co.11:11).
4º SLIDE
– Com a queda, a situação de igualdade se modificou. O juízo divino sobre o primeiro casal estabeleceu, como consequência, a inferioridade social da mulher em relação ao homem (Gn.3:16).
– O pecado é iniquidade (I Jo.3:4), ou seja, é injustiça. Ao entrar no mundo, o pecado gerou uma situação de injustiça, de desigualdade. A mulher corrompeu seu marido ao lhe dar o fruto, tendo ele comido (Gn.3:6) e, por causa disso, dentro da lei da semeadura (Os.8:7 ; Gl.6:7), passou a ter uma posição de inferioridade em relação ao homem nas sociedades humanas.
5º SLIDE
– Deus, quando ainda lançava o juízo sobre o primeiro casal, já mostrava que a redenção traria uma alteração na posição da mulher, ao dizer que o Redentor seria “a semente da mulher” (Gn.3:15).
– Assim como a mulher havia sido o instrumento para que o pecado entrasse na humanidade, de igual maneira, a mulher seria o instrumento para que o Redentor entrasse na humanidade.
6º SLIDE
– Na lei de Moisés, a posição da mulher, embora ainda fosse de inferioridade em relação ao homem, já que a lei não tirava o pecado o mundo, tinha uma posição muito superior na sociedade do que havia nas demais nações.
– Diversos dispositivos da lei de Moisés demonstram a proteção da mulher, visando diminuir a inferiorização resultante do pecado.
7º SLIDE
– Jesus veio para desfazer as obras do diabo (I Jo.3:8) e, como o diabo havia feito da mulher o meio pelo qual a desobediência se instalasse na raça humana, ao Se encarnar no ventre de uma mulher, Maria, Jesus, pela obediência de uma mulher, começou todo o processo de destruição de toda a escravidão do pecado que havia sido estabelecida pelo inimigo de nossas almas.
– A condição de Jesus como “a semente da mulher”, como Aquele “nascido de mulher” (Gl.4:4) já mostra que, no processo da redenção da humanidade na pessoa de Cristo, estava, também, inserida a total mudança da condição da mulher, a restauração da sua posição segundo o plano original da criação divina.
8º SLIDE II – AS MULHERES NO EVANGELHO DE LUCAS: ISABEL E MARIA
– O evangelista Lucas tratou a situação da mulher ante a redenção trazida por Jesus e enfatizou esta circunstância mais do que os demais evangelistas.
– Como “homem perfeito”, como “último Adão”, Jesus teria, mesmo, de tratar da questão da inferiorização da mulher diante do homem como consequência do pecado.
9º SLIDE
– Lucas ressalta a mulher no ministério terreno de Jesus, pois (I):
a) Ao dizer da existência de um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, faz questão de também dar o nome de sua mulher, a saber, Isabel (Lc.1:5);
b) contrasta a incredulidade de Zacarias com a prudência de Isabel e a obediência de Maria;
c) apresenta Maria antes de José e mostra a sua obediência, verdadeiro protótipo da redenção da dignidade da mulher;
10º SLIDE
– Lucas ressalta a mulher no ministério terreno de Jesus, pois (II):
d) mostra Isabel e Maria como as primeiras pessoas a serem cheias do Espírito Santo por Jesus e manifestarem tal enchimento;
e) mostra o temor de Maria, que tudo guardava em seu coração;
f) mostra a profetisa Ana tendo revelações a respeito do Messias;
g) indica a genealogia de Jesus
11º SLIDE III – O MINISTÉRIO DE JESUS NÃO EXCLUÍA AS MULHERES
– A primeira cura de Jesus mencionada por Lucas foi a cura de uma mulher, a sogra de Pedro (Lc.4:37-39).
– Lucas é o único a narrar o milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lc.6:22-17), a primeira ressurreição que conta em seu evangelho. Esta ressurreição é narrada, entretanto, como sendo o resultado da íntima compaixão que o Senhor teve da viúva.
12º SLIDE
– Lucas mostra que Jesus mostra Seu cuidado para com as mulheres em vários episódios de Seu ministério, a saber (I):
a) a unção dos pés de Jesus pela mulher pecadora (Lc.7:36-50);
b) o sustento de Seu ministério pelas fazendas das mulheres (Lc.8:1,2);
c) a ressurreição da filha de Jairo (Lc.8:40-56);
d) a multiplicação dos pães (Lc.9:10-17);
13º SLIDE
– Lucas mostra que Jesus mostra Seu cuidado para com as mulheres em vários episódios de Seu ministério, a saber (II):
e) o ensino a Marta e a Maria (Lc.10:38);
f) a explicitação de Sua missão, dizendo que traria dissensão à Terra (Lc.11:53);
g) a cura da mulher paralítica na sinagoga (Lc.13:10-17);
h) o louvor à viúva que deu a pequena oferta (Lc.21:1-4);
14º SLIDE
– Lucas mostra que Jesus mostra Seu cuidado para com as mulheres em vários episódios de Seu ministério, a saber (IV):
i) seu diálogo com as mulheres que O acompanhavam ao Gólgota (Lc.23:28-30);
j) o acompanhamento das mulheres na Sua paixão e morte (Lc.23:50,55,56);
k) a notícia de Sua ressurreição primeiramente às mulheres (Lc.24:1-9).
15º SLIDE
– Jesus trata igualmente a homens e a mulheres e Lucas no-lo mostra em seu evangelho.
– A doutrina de Jesus é a única que dignifica a mulher.
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