Sem categoria

PLANO DE AULA Nº 9 LIÇÃO Nº 9 – A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS

lição 09

1º SLIDE  INTRODUÇÃO

– Na sequência do estudo da Segunda Epístola de Paulo a Timóteo, analisaremos hoje o seu terceiro capítulo.

– Os últimos tempos, em que vivemos, são trabalhosos e marcados pela corrupção generalizada da humanidade.

2º SLIDE   I – A CORRUPÇÃO GENERALIZADA DOS ÚLTIMOS TEMPOS

– Depois de Paulo ter dado orientações a Timóteo a respeito da necessidade de manter o bom ânimo para não permitir que sua fé desfalecesse, bem assim enfrentar convenientemente as heresias que estavam perturbando os crentes de Éfeso, o apóstolo Paulo começa a dizer a seu filho na fé a respeito de como seriam os últimos tempos, ou seja, como seria a dispensação da graça.

– Estes “últimos tempos” não são exclusivamente os dias imediatamente anteriores ao arrebatamento da Igreja, embora nestes dias, que são os que estamos a viver, a intensidade do aumento do pecado seria maior, É a era iniciada com o aparecimento de Cristo sobre a terra.

3º SLIDE

– Estes “tempos trabalhosos” são caracterizados pela existência de homens que recusam o Evangelho de Cristo Jesuse que, por isso mesmo, são (I):

a) amantes de si mesmos;
b) avarentos;
c) presunçosos, soberbos e blasfemos;
d) desobedientes a pais e mães;
e) ingratos;
f) profano;

4º SLIDE

– Estes “tempos trabalhosos” são caracterizados pela existência de homens que recusam o Evangelho de Cristo Jesus e que, por isso mesmo, são (II):

g) sem afeto natural;
h) irreconciliáveis;
i) caluniadores;
j)  incontinentes;
k) cruéis;
l)    traidores;
m) obstinados;
n) orgulhosos;
o) mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.

5º SLIDE

– Os homens que recusam o Evangelho e prosseguem caminhando para a perdição eterna mas, em sua cegueira espiritual, acham que estão fazendo o certo, entendem-se corretos e inatingíveis por qualquer crítica, querendo e buscando sempre os prazeres mundanos, pois são amigos do mundo, mas não são amigos de Deus.
– São pessoas que recusaram a obra de Cristo que foi a de retirar a inimizade entre Deus e a humanidade em virtude da entrada do pecado no mundo.

6º SLIDE

– Estes homens incrédulos, apesar de todas estas nefastas características, têm aparência de piedade.

– A religiosidade é um grande fator de engano para o ser humano. Muitas pessoas podem professar uma religião, apresentarem-se como piedosas, mas, na verdade, terem todas estas características nefandas, que demonstram, com absoluta clareza, que estão distantes de Deus e que caminham para a perdição.

7º SLIDE
– Paulo diz a Timóteo que ele deve se afastar deste tipo de pessoas, afastamento que não pode ser interpretado como uma atitude sectária. O salvo é sal da terra e luz do mundo, de modo que não pode sair deste mundo, mas deve se manter, isto sim, liberto do mal.

– Devemos nos afastar do pecado e não dos pecadores.

8º SLIDE

– Por que razão deve Timóteo se afastar daquelas pessoas? Porque tais pessoas  especializam-se na arte de cativar “mulherzinhas”, que são os seus seguidores, pessoas que:

a) estão sobrecarregadas de pecados;
b) arrastadas por diversos impulsos ou desejos;
c) nunca são capazes de chegar ao reconhecimento da verdade.
9º SLIDE

– Estes incrédulos resistem sempre ao Evangelho, não aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, sempre se opondo à Palavra de Deus e à verdade.

– Paulo diz que tais pessoas agem assim como Janes e Jambres, que são os magos que resistiam no Egito a Moisés e que, segundo a tradição judaica, fingiram-se prosélitos do judaísmo mas que induziram o povo à fabricação e adoração do bezerro de ouro.

10º SLIDE  II – EXORTAÇÃO A PERSEVERANÇA NA SÃ DOUTRINA

– Após ter dado as características daqueles que se recusam a crer no Evangelho. Paulo, então, diz a Timóteo que ele não era daqueles, pois havia seguido a doutrina, o modo de viver, a intenção, fé, longanimidade, caridade e paciência de Paulo, como também sido testemunha ocular das perseguições e aflições que haviam acontecido durante a sua  trajetória em Antioquia, Icônio e Listra, bem como havia sido liberto pelo Senhor em todas elas (II Tm.3:10).

– Paulo não era um seguidor teórico de Cristo Jesus, mas demonstrara por sua conduta e pelos sofrimentos que havia passado que era um legítimo e genuíno servo de Cristo Jesus.
11º SLIDE

– Paulo não vivia de aparência de piedade, como os incrédulos, incluídos aí os falsos mestres, aqueles que deturpavam a sã doutrina, mas revelava a sua salvação através de frutos de justiça, ou seja, através do seu modo de viver, das suas intenções, da sua fé, da sua longanimidade, do seu amor e da sua paciência.
– Viver de acordo com a Palavra que prega deve ser a conduta de todo ministro de Jesus Cristo, que deve ser exemplo para os fiéis, de tal forma que possa ser imitado pela membresia, já que o obreiro tem de ser um imitador de Cristo (I Co.11:1; Hb.13:7; I Pe.5:3).

12º SLIDE

– Paulo mostra, ademais, para tristeza dos falsos ensinadores seja da “teologia da prosperidade”, seja da sua coirmã, a “teologia da confissão positiva”, que os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições (II Tm.3:12).

– Quando nos dispomos a viver em comunhão com o Senhor, quando passamos a fazer a Sua vontade, é inevitável que entremos em colisão com o mundo, que nos tornemos um “copo estranho” no organismo deste sistema imerso no maligno e não deve ser surpresa, para nós, portanto, que passemos a ser combatidos por este mesmo mundo, assim como os “corpos estranhos” que adentram em nosso organismo são combatidos pelas células de nosso corpo.

13º SLIDE

– Apesar de toda a oposição que sofre o genuíno e verdadeiro servo de Deus, não podemos achar que o mal está a triunfar. Pelo contrário, são os homens maus e enganadores que irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

– Mesmo em meio à grande perseguição que havia sobre a Igreja, mesmo diante das heresias que eram proferidas pelos que se haviam desviado da fé trazendo muito trabalho e esforço para Timóteo, o filho na fé de Paulo deveria prosseguir avante no cumprimento de seu ministério, permanecendo naquilo que havia aprendido desde a sua meninice, seguindo fielmente as Escrituras Sagradas, pois só elas podem nos fazer sábios para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (II Tm.3:14,15).

14º SLIDE

– Não há como termos alento na vida espiritual se não formos ouvintes e praticantes da Bíblia Sagrada. É ela que nos limpa (Jo.15:3) e nos mantém santificados (Jo.17:17; I Tm.4:5), de modo que nos mantemos separados do pecado e em condições de conservar nossa comunhão com o Senhor, comunhão esta que se mantiver até o fim, fará com que vejamos o Senhor nos ares no dia do arrebatamento da Igreja.

– O apóstolo mostra que a Bíblia é a Palavra de Deus, que seus escritores forem inspirados pelo Espírito Santo (II Pe.1:21), motivo por que não podemos duvidar das Escrituras, nem tampouco dizer que seus preceitos não se aplicam mais ou perderam a validade, como muitos estão a fazer em nossos dias.

15º SLIDE

– Através das Escrituras, todo homem de Deus será perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

– As Escrituras são meio de santificação, ou seja, são um meio de aperfeiçoamento dos santos e, portanto, um instrumento indispensável para todos quantos querem chegar à glorificação, último estágio do processo da salvação.

EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Site: http://www.portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/311-licao-9-a-corrupcao-dos-ultimos-dias-i

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading