Sem categoria

Jovens – Lição 01- Tempo para todas as coisas

INTRODUÇÃO

Como tudo o que temos, na verdade não é nosso, mas somos tão somente mordomos, administradores, chegará o dia em que também daremos conta do que fizemos com o nosso tempo, pois, como dizia os americanos: “Time is Money”, ou seja, tempo é dinheiro. A verdade é que tempo não é só dinheiro, tempo é vida.

Para acessar os slides referente a esta lição click aqui
Confira também subsídio “Tempo para todas as coisas” comentado pelo Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco

[jwplayer player=”1″ mediaid=”8089″]

I – ORIGEM DO TEMPO

O livro de Gênesis começa afirmando que Deus Criou os céus e a terra. Esta afirmação nos mostra a diferença que há entre o criador e a criatura (coisa criada).

A criação é sujeita ao tempo, isso é mostrado com a expressão “no princípio”, de um “começo de todas as coisas”, a nos indicar que toda a criação está submetida ao tempo.

Agora devemos entender que, Deus está acima do tempo, não é submetido ao tempo, pois somente ele é eterno, não tendo princípio nem fim (Ap.1:8; 22:13).

Assim como os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus e nem os nossos caminhos são os seus caminhos, pois, tanto os pensamentos de Deus como os seus caminhos estão mais altos que os nossos (Is. 55:8,9), assim também o tempo de Deus (Kairós) é um e o nosso (Chronos) é outro.

Muitos por não entenderem isso, querem que Deus se submeta ao nosso tempo (Chronos), como diz o professor Ev. Dr. Caramuru Afonso:

 “…muitos estão a querer que Deus Se submeta ao tempo e atenda aos nossos pedidos no instante em que queremos, no momento em que vivemos, esquecendo-nos de que nós estamos sujeitos ao tempo, mas jamais o Senhor, que está além do tempo”.

II – O TEMPO DE DEUS

Existem alguns fatores que nos impede de termos as nossas orações respondidas dentre eles, temos o tempo:

– Não pedir em Nome de Jesus (Jo. 14:13; 16:23,24).

– Pedir mal (Tg. 4:3; 1Jo. 5:14)

– Falta-nos fé (Tg. 1:5-7: Hb 11:6)

– Podemos estar em pecados (Is. 59:1,2;Sl.66:18)

– Ainda não é o tempo determinado por Deus (Ec. 3:1; Jo. 11:6,39).

III – REMIR O TEMPO

O apostolo Paulo nos ensina na carta aos Efésios que devemos ter o cuidado de como andar neste mundo (Ef.5:17).

Não devemos brincar com as coisas perigosas deste mundo, não podemos nos conformar com este mundo (Rm. 12:2), não podemos descuidar com este mundo, não podemos nos envolver e nem nos contemporizar com este mundo, pois estamos em uma verdadeira guerra espiritual (Ef.6:10).

Devemos andar sabiamente, prudentemente, pois, de outra forma poderemos parar para dormir entre os espiritualmente mortos (Ef. 5:14), o que para o apostolo Paulo é andar como néscios.  Paulo diz que devemos andar sabiamente, cuidadosamente e isso resultara em segurança para ele.

São muitos os loucos (néscios), que vivem neste mundo, vivem imprudentemente, vivem como se a vida fosse constituída de prazeres mundanos e satisfação carnal vivendo em vaidades e coisas desse tipo.

Porém o cristão deve andar como sábio, prudentemente, defendendo-se dos perigos que são muitos.

Nós estamos nesta terra de passagem, a nossa morada e descanso não é aqui (Mq. 2:10), razão pela qual, devemos nos comportar como peregrino e forasteiro (1Pe. 2:11). Por isso Paulo diz: “Vede prudentemente como andais…” (Ef.5:14).

No tempo do apostolo Paulo, bem como também em nos nossos dias, há estradas perigosas onde o viajante esta sobre o risco de ladrões, de feras, de acidentes e outros perigos; agora na nossa caminhada espiritual, na nossa vida espiritual há mais perigos ainda. Há lugares escorregadios e traiçoeiros.

Andar sabia e prudentemente é valorizar o tempo, é remir o tempo. É contar não somente os dias, as horas, mas também os minutos, os segundos, pois, como diz o grande legista Moisés: “…o tempo passa e nos voamos  (Sl. 90:10).

Quem vive neste mundo sem valorizar os dias e as horas, não é prudente, não é sábio, e como estamos aqui de passagem, nossa vida é:

 – como a sombra (1Cr. 29:15);

 – como um palmo de extensão (Sl. 39:4,5);

 – como mensageiros apressados (Jó. 9:25);

– como um vapor –(Tg. 4:14).

Nada trouxemos para este mundo e nada poderemos levar dele (1Tm. 6:7), pois, tudo pertence a Deus (Sl. 24:1), somos apenas mordomo, e Deus vai requerer de nós prestação de nosso tempo.

Muita gente vivem aqui sem fazer questão do tempo, como se tivesse que viver uma eternidade nesse mundo, porém a vida é curta e passa rapidamente, Moisés orava a Deus dizendo:

“ Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Sl. 92:12).

Há pessoas que só pensam no tempo quando chega o novo ano, ou então quando comemora a data de seu aniversário, mas o conselho de Paulo é que devemos andar sábia e prudentemente, remindo o tempo pois os dias são maus (Ef. 5: 16).

Isso quer dizer que não devemos usar o tempo com coisas triviais, há pessoas que estão gastando, esbanjando o seu precioso tempo com coisas insignificantes e inúteis.

Essa gente não distribui o seu dinheiro com qualquer que seja, porém, anda distribuindo o seu precioso tempo com qualquer pessoa em qualquer lugar.

Como escreveu o pastor Gesiel Gomes:

“A vida moderna tem modificado significativamente o estilo de vida da sociedade e isto tem afetado gradativamente o viver do povo de Deus.

Os pastores devem ser suficientemente prudentes para não serem roubados no tempo que precisam dedicar ao Rebanho.

Homens e mulheres conhecidos por muito tempo como pessoas de oração mudaram seus hábitos e agora sua prioridade tem sido passar horas a fio na utilização das redes sociais.

Pregadores outrora conhecidos pelo prazer de falar a todo instante sobre a Palavra de Deus agora se comprazem em comentar resultados de jogos, como se isso nada significasse para o exercício de sua mordomia do tempo”.

Os americanos dizem “time is money” “tempo é dinheiro”, porém tempo é mais que dinheiro, tempo é vida, a vida é feita do tempo; quantos anos ele viveu, perguntamos. A pessoa vive o tempo, é por isso que Paulo diz para remir o tempo.

Devemos remir o tempo de tudo aquilo que nos escraviza, nos deixando escravizados, paralisados, inativos e muitas vezes improdutivos.

IV – COMO ADMINISTRAR MELHOR O TEMPO

1- Comece o dia enumerando todas as suas atividades, dando prioridade ao Reino de Deus (Mt. 6:33).

2- Ore a Deus pedindo para que Ele lhe de sabedoria para executar as tarefas diárias.

3- Tenha como prioridade diariamente a oração e a leitura bíblica que é o seu devocional com Deus. Depois, incluam nessa lista os demais itens que você tem como importante.

4- Programe o tempo procurando respeitá-los, para que uma atividade não tome o tempo de outra.

5- Procure  sempre terminar uma atividade para depois começar a outra.

6- Evite deixar para fazer as tarefas na última hora, pois as atividades poderão não sair como deveria; como diz o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”.

7- Procure evitar distrações, para isso esqueça redes sociais, ou algo desse tipo, que tira sua concentração, pois, sempre quando estamos concentrados em algo e nos distraímos, como um telefonema, ou alguém que nos chama, levamos em média 15 minutos para voltar a focar em nossa atividade novamente.

8- Durante o dia, assinale o que já foi realizado, já se preparando para o dia seguinte.

V – CONSIDERAÇÕES PARA O BOM USO DO TEMPO

– Há um tempo determinado para cada coisa – (Ec 3.1 )

– Considerar todos os dias – (Sl 90.12 )

– O nosso maior investimento deve ser no Reino – (Mt 6.19-21; Mt 6.25; Lc 12.16-21 )

– Lembrarmos de Deus – (Ec 12.1 )

– Fazer o bem – (Gl 6.10 )

– Não deixar para depois – (Hb 4.7b; Is 55.6; Hb 12.16 e 17; Mt 25.11 e 12 )

– Planejar – “Um indivíduo que sabe o que vai fazer, quando inicia o seu trabalho, já tem metade do trabalho feito”.

– Ser pontual

– Ser equilibrado

– Não gastá-lo com coisas fúteis, inúteis e não essenciais

CONCLUSÃO

Para refletir:

Cinco minutos após chegar no céu

Pode ser num momento, ou após um tempo de espera, mas estarei  diante do meu Senhor.

Então, num instante todas as coisas serão vistas por nova perspectiva.

De repente, as coisas que achei ser importantes, as tarefas de amanhã, os planos na igreja, meu sucesso ou fracasso em agradar os que me cercam, estas coisas não terão a menor importância.

E as coisas que dei pouca atenção: falar de Cristo ao vizinho, o momento de fervente oração, a confissão e o abandono do pecado, serão reais.

No céu desejarei de todo o coração poder ter de novo um milésimo do tempo que deixei escarpar-me entre os dedos, poder retirar todas aquelas incontáveis conversas que poderiam ter glorificado o meu Senhor, mas não o fizeram.

Cinco minutos após eu chegar no céu, creio que desejarei de todo o coração ter sido mais fiel para ler a Palavra de Deus e esperar nele em oração e que pudesse te-lo conhecido enquanto ainda estava na terra, da forma como ele desejava que eu o conhecesse.

Desejarei… Mas será tarde.

Que possamos valorizar o nosso tempo!

“FIEL É A PALAVRA DE DEUS”.

De seu conservo,

Adauto Matos.

Dinâmica:

Leve para a sala dois potes pequenos de vidro. Um cheio de arroz, outro vazio e algumas balas.

O pote vazio representa o tempo diário; o pote com arroz, as nossas atividades cotidianas (trabalho, família, lazer, escola, etc.); e as balas as coisas espirituais (oração, leitura da bíblia, evangelismo, etc.).

Pegue o pote vazio e derrame o arroz aos poucos até enchê-lo. Cada punhado de arroz derramado representa o tempo gasto na atividade cotidiana sugerida. em seguida, tente colocar todas as balas no pote cheio de arroz.

Você não conseguirá. Inverta o processo colocando primeiramente as balas e, em seguida, o arroz.

Você poderá constatar que o arroz caberá completamente no pote. utilize esta experiência para avaliar a prioridade do cristão na administração do seu tempo.


REFERÊNCIAS:

Através da Bíblia – Estudo sistemático de toda a Bíblia com comentários capítulo por capítulo.

https://docs.google.com/document/d/1V6cH8MsLP34vQbg9m5sqnVmXeC0ZP4DZWxroqhdMFvs/edit?hl=pt_BR – Acesso em: 29 de junho de 2017 –  (ESTUDO BÍBLICO SOBRE MORDOMIA CRISTÃ.doc).

http://www.adautomatos.com.br/home/?p=4048 (subsídio Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco – Lição 02 – A criação dos céus e da terra – Acesso em: 29/06/2017.

https://www.facebook.com/geziel.gomes/posts/654006018058363 – – Acesso em: 29 de junho de 2017.

http://radioevangelismo.com/textos/cinco_minutos.htm – Acesso em: 29 de junho de 2017.

http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br/2010/07/licao-06-cuidando-do-tempo.html – Acesso em: 29 de junho de 2017.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=3XlLvgsDl80 – Acesso em: 29 e junho de 2017.

2 Comentários

Deixe uma resposta