Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 12 – A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS

INTRODUÇÃO

Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o Senhor transmitiu aos seus discípulos para evangelizar o mundo através da grande comissão.

Nesta lição estudaremos sobre a necessidade da salvação universal em Cristo, definição de Evangelho de Cristo e evangelismo, conheceremos o poder e alcance da evangelização integral, finalizando com o conhecimento do processo contínuo de discipulado das pessoas.

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

1. A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO UNIVERSAL EM CRISTO

A Palavra de Deus registra que não existe um só homem justo, não há um justo sequer.

O homem por si só, não tem justiça própria e por isso não pode chegar aos atributos de santidade, retidão e da justiça de Deus, porém, aprouve a Deus em seu infinito amor e misericórdia tornar o homem justo, porque o desejo de Deus é que todo homem se salve.

É em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que não conheceu pecado, que nEle se fez pecado para que nós, homens miseráveis que somos, fôssemos feitos justiça de Deus. A Palavra de Deus deve ser pregada universalmente ( Ec 7:20; 1 Tm 2:1-7; 2 Co 5:20-21)

2. DEFINIÇÃO EVANGELHO DE CRISTO

Definimos o Evangelho de Cristo como um conjunto de doutrinas cristãs que devem ser anunciadas em todo o mundo, que revela na pessoa de Jesus Cristo a justiça de Deus e a condição de ser o único e absoluto Salvador da humanidade, ou seja, o Evangelho de Jesus significa as Boas Novas de Salvação em Cristo, sendo Ele também o Senhor de tudo e de todos.(Rm 1:16-17)

3. DEFINIÇÃO EVANGELISMO

Definimos evangelismo como um sistema organizado e estruturado segundo métodos e estratégias técnicas fundamentadas em princípios bíblicos, dirigido pelo Espírito Santo para a proclamação do Evangelho de Jesus aos homens, para o conhecimento de Cristo, para o arrependimento, perdão dos pecados e a salvação da condenação eterna, integrando o pecador justificado, pela graça, ao corpo de Cristo. (Mc 6:7-13)

4. DEFINIÇÃO EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL

Definimos evangelização como a ação pragmática de anunciar o Evangelho de Cristo, conforme a ordem imperativa de Jesus á igreja representada por seus discípulos considerando quatro determinações do Senhor exaradas em Mateus 28:18-20, a saber:

5. O PODER E ALCANCE DA EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL

A evangelização deve ser firmada no poder do Espírito Santo e na sabedoria divina e não em sabedoria humana, ou seja, o caráter da pregação do Evangelho de Cristo deve ser consolidado no poder de Deus. (1 Co 2:1-5)

A evangelização assume basicamente três segmentos concomitantes considerando as áreas geográficas delimitadas pelo Senhor Jesus no livro de Atos 1:6-8, a saber:

6. O PROCESSO CONTÍNUO DE DISCIPULADO DAS PESSOAS

Todas as pessoas evangelizadas devem ser discipuladas em um processo contínuo que começa com a doutrinação (chamado e ensino da palavra), integração (membro da igreja do Senhor Jesus), treinamento (formação e capacitação), identificação (imagem e caráter de Cristo).

6.1 DOUTRINAÇÃO (CHAMADO E ENSINO DA PALAVRA)

6.1. 1. O CHAMADO UNIVERSAL PARA SALVAÇÃO

Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo.

É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem. Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-30)

6.1.2 O CHAMADO INDIVIDUAL AO SERVIÇO

Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como no caso do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica sempre com um propósito (Rm 1:1). A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente (1 Co 7:20-24)

6.1.3. ENSINO DA PALAVRA

Jesus principia o seu ministério e por consequência a sua missão na região da Galileia ensinando nas sinagogas sendo glorificado por todos com sua fama alcançando todos os recantos de sua nação afluindo grande multidão de discípulos que precisavam aprender sobre o reino de Deus (Lc 4:14-15).

Logo, havia a necessidade de se formatar uma estrutura organizacional administrativa que desse sustentação ao desenvolvimento do ministério, então, Jesus resolve chamar e integrar homens para compor o seu quadro de auxiliares a saber:

6.2. INTEGRAÇÃO

6.2.1. INTEGRAÇÃO DOS APÓSTOLOS

Os apóstolos foram os homens que guardaram com Cristo uma maior relação de proximidade, convivência no dia a dia, aprendizagem e responsabilidade no ministério. Jesus, depois de uma longa noite de oração, ao amanhecer chama nominalmente doze homens que comporiam o núcleo central

administrativo e espiritual de seu ministério, segundo a sua vontade, dando-lhes o título de apóstolos que significa mensageiros ou enviados. (Lc 6:12-13)

6.2.2. INTEGRAÇÃO DOS SETENTA

O reino de Deus, a salvação em Cristo, precisava ser anunciada as multidões e frente a este desafio Jesus chama setenta discípulos para em formação de dois em dois fossem a todas as cidades precedendo a visita que o mestre faria a cada cidade de modo a anunciarem o evangelho de Cristo, realizassem curas, expulsassem os demônios, etc (Lc 10:1-20)

 

6.3. TREINAMENTO

Jesus escolhia seus colaboradores na forma mais singela e basicamente deu as mesmas instruções tanto aos apóstolos como para os setenta como parte de um treinamento preliminar para o exercício missionário deles nas aldeias e cidades. (Lc 9:1-6; Lc 10:1-12)

No sentido da perspectiva espiritual o treinamento dos homens e mulheres chamados por Deus para o desempenho de uma nobre missão perpassa pelas seguintes etapas:

6.3.1. A UNÇÃO

Do ponto de vista espiritual a “unção” significa que a presença permanente do Espírito Santo está sobre o crente. É uma operação espiritual dada diretamente por Yahweh como manifestação da sua maravilhosa graça. (Lc 4:16-22).

6.3.2. A FORMAÇÃO

A formação é a formatação de um caráter moral, ético, social e espiritual de um ser, de modo a acumular experiências e provisão de meios para bem desempenhar a sua chamada, a sua vocação.

Esta formação dar-se-á através das experiências pessoais com Deus, através do estudo da Palavra do Senhor, da incessante oração, adversidades, tribulações, aflições vividas, porém, sob o controle de Deus. (Rm 5:1-5).

6.3.3. A CAPACITAÇÃO

A capacitação espiritual não se embasa nas capacidades naturais do homem, nos terrenos físico, moral e intelectual.

Esta capacitação se refere as realizações, segundo a vontade de Deus, daquele que foi chamado, ungido e formado para o desempenho de sua vocação.

É na capacitação que o chamado de Deus é confirmado perante os olhos das outras pessoas. (2 Co 12:11-12;.Mc 16:14-18)

6.4. IDENTIFICAÇÃO

O ministério tríplice de Jesus se compõe do ensino, da pregação da Palavra de Deus e da cura de enfermidades, porém, a missão nobre da igreja é a grande comissão exarada em Mt 28:18-20 que consiste em fazer discípulos de todas as nações, batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensiná-los, por meio do ensino propriamente dito e da pregação da Palavra de modo que todos venham a praticar a vontade de Deus.

7. CONCLUSÃO

Todo cristão tem a missão primordial de anunciar as Boas Novas de modo a realizar a vontade do Senhor Jesus para a salvação da humanidade que vive num mundo moralmente e espiritualmente caótico.

A igreja representada pelos discípulos de Jesus (individual ou coletivamente), tem a missão máxima de evangelizar a humanidade.

Dinâmica: O Resgate

Objetivo:

Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.

Material:

Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).

TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:

– Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.

O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.

– Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.

– Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.

– Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.

– Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?

Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.

– Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.

Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.

– Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.

– Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm 10.14.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/filmes/

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Video 01: https://youtu.be/Oqc9EdbqIdI

Um comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading