Sem categoria

Juvenis – Lição 05 – Não se deixe seduzir

Introdução

O Jogo da Sedução pode parecer inofensiva, mais na realidade é um grande perigo , para compreender seus artifícios devemos entender seu significado. Sedução é a capacidade ou processo de persuadir ou perverter no Dicionário Online de Português.  

Descreve a sedução: como Ato ou efeito de seduzir, de induzir ao mal ou a erro por meio de artifícios, (é dessa sedução que a lição enfoco destaca).

O texto que melhor se enquadra para melhor compreensão para essa definição é (I Co 15.33).

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (I Co 15:33).

Onde descreve as más conversações como uma ferramenta de seduzir, induzir ou perverter.

  1. ENTENDO O CAPITULO 7 DO LIVRO DE PROVÉRBIOS

O tema, tal como o da seção anterior, é o perigo do adultério. Em primeiro lugar há a costumeira exortação para que o aluno observe e nunca se esqueça do ensino paterno, que é o caminho da vida, e serve particularmente de defesa contra a mulher estranha (1-5).

As relações mencionadas no verso 4 pintam o íntimo conhecimento pessoal da sabedoria que o mestre deseja da parte dos seus alunos: parenta implica em intimidade familiar (cf. Mt 12.50).

Segue-se uma passagem de suprema vivacidade, fornecendo um relato de testemunha ocular sobre como um jovem caiu presa de uma mulher estranha (6-23). Isso forma o corpo principal da lição, enquanto que os vv. 24-27 apontam a moral da história.

Provérbios 7 também descreve:

Versículos 1-5: Convites para se aprender sabedoria; 6-27: Os ardis dos sedutores e as advertências contra eles.

Vv. 1-5. Devemos entesourar os mandamentos de Deus seguramente. Não somente se trata de:

“Obedeça-lhes e viverás”, mas de obedeça-lhes como quem não pode viver sem eles. Os que fazem objeção ao caminho cuidadoso e estreito, como sendo desnecessário e demasiadamente preciso, não levam em conta que a lei deve ser obedecida como a menina dos olhos, porque, sem dúvida, a lei no coração é o olho da alma.

Que a Palavra de Deus habite em nós e esteja escrita onde sempre se encontre a mão para ser lida.

Desta maneira, seremos resguardados dos efeitos fatais de nossas paixões e dos ardis de Satanás. Que a Palavra de Deus confirme o nosso horror ao pecado e as resoluções contra ela.

Vv. 6-27. Aqui há um exemplo comovedor sobre o perigo da luxúria juvenil. É uma história ou uma parábola bastante instrutiva.

Alguém ousará aventurar-se nas tentações que conduzem à impureza, quando Salomão tem colocado diante de seus olhos o perigo de tão-somente aproximar-se?

Então tal pessoa seria como o homem que dança à beira de uma alta rocha, quando acaba de ver que outro despencou do mesmo lugar. A miséria dos pecadores que destroem a si mesmos começa como descuido dos benditos mandamentos de Deus.

Devemos orar diariamente para que sejamos guardados de sofrer a tentação, pois do contrário, convidamos os inimigos de nossas almas a que nos preparem armadilhas. Evitemos sempre a proximidade do vício.

Cuidado com os pecados que se dizem ser agradáveis. Estes são os mais perigosos, pois ganham mais facilmente o coração, e o fecham para o arrependimento. Não faças nada até que tenhas considerado bem o fim dele.

Se um homem fosse viver tanto como viveu Matusalém, e se passasse todos os seus dias nas falsas delicias que o pecado pudesse oferecer-lhe, todo este aparente prazer seria superado por apenas uma hora da angustia e da tribulação que viriam a seguir.

Um Apelo Introdutório (7.1-5)

Nos primeiros cinco versículos desse capítulo temos um forte apelo ao jovem para que ande no caminho da sabedoria, que é o caminho do Senhor.

Os sinônimos de “sabedoria” nos versículos 1-4 deixam isso muito claro:

palavras (1),

mandamentos (1,2),

lei (2) e prudência (4).

E necessário mais do que um bom conselho para fortalecer a pessoa contra a tentação.

E a fé em Deus e a aplicação dessa fé à vida diária que proporcionam a melhor proteção contra o mal.

Ao aceitar e trilhar o caminho de Deus é que a pessoa verdadeiramente torna-se sábia e encontra o segredo da vida vitoriosa.

A Arte Sedutora da Tentadora (7.6-23)

Nesta passagem, o sábio retrata em detalhes vívidos a história do jovem que era o objeto dos planos maus de uma adúltera. Ele relata as conseqüências trágicas de o homem se entregar à estratégia sedutora dessa mulher devassa.

  1. O QUE O TEXTO TEM HAVER COMIGO ?

O cuidado que o homem tem pelo caminho do Senhor deveria ser algo tão delicado e sensível quanto o cuidado que tem pela pupila dos seus olhos.

 A menina dos teus olhos é uma expressão proverbial que representa algo muito precioso, que exige cuidado meticuloso (cf. Dt 32.10; SI 17.8). E com esse cuidado e apreciação que devemos tratar a vontade de Deus.

A Bíblia não ensina que devemos nos isolar do mundo , mas devemos viver nele de maneira sóbrio e vigilante , devemos ter bastante cuidado pois os apelos excessivo da mídia , as redes sociais exige de nós muita caute-lá. 

Há inúmeros casos de explorações sexuais, em consequência do exibicionismo jovens e adolescentes se expões com fotos sensuais semi –nus, com intuito de seduzir.

Seduzir: atrair, encantar, fascinar, envolver totalmente.

As mulheres já nasceram com essa beleza , lindas atraente , mas o perigo e o erro é quando ela se expõe excessivamente. Dai surgem varias consequências .

Hoje muitas jovens e adolescente acham natural, se expor ou nada demais, principalmente aqueles que servem ao nosso Deus, e louvam, ensinam , ou fazem parte da direção de algum órgão na Igreja. 

É uma atitude errada, pois, Deus não se agrada quando elas ou eles expõe seus corpos na Vitrine do face, Whatzapp e de outros veículos da Mídia e redes sociais. 

E as vestimentas mal conseguem andar ou a sentar de maneira honroso com estas  veste  ,os dias são difíceis nossos jovens, infanto juvenil e adolescente precisam ser ensinada , orientada oque será desta presente geração sem o verdadeiro ensino sadio da palavra de Deus?

III. DESENVOLVENDO UMA SEXUALIDADE SAUDÁVEL

“Foge, Também, Dos Desejos Da Mocidade; E Segue A Justiça, A Fé, A Caridade E A Paz Com Os Que, Com Um Coração Puro, Invocam O Senhor.” 2 Timóteo 2.22

A sexualidade faz parte da vida humana independente de sua religião. Como cristãos, não perdemos nossa sexualidade, mas devemos vive-la de acordo com a vontade de Deus.

O sexo é tão antigo quanto a humanidade. Contudo ouvimos falar de “sexo em moda”, mas não como Deus criou e sim o sexo precoce e descomprometido.

O que é sexualidade? Não é somente o ato sexual como um momento ou uma área separada da vida humana. A sexualidade envolve sentimentos, emoções, afetividade das pessoas nos níveis físico, emocional e espiritual.

Você já notou como o sexo está no imaginário das pessoas? Parece até que tudo, na vida, gira em torno do prazer sexual. As propagandas, em sua maioria, usam-no para chamar a atenção.

Explora-se o assunto em livros, revistas, filmes, músicas… E os programas humorísticos? Suas piadas sempre enfocam o sexo, seja de forma direta, seja subjetivamente.

O sexo nunca foi em si mesmo, pecaminoso. Deus o estabeleceu para ser desfrutado na relação matrimonial (Sendo Consumado No Casamento). (Gn 2.21-25).

A sexualidade é ampla, envolvendo o físico através do contato, prazer, intimidade e o emocional que pode ser o carinho, ternura e afeto.

Uma pessoa viciada em sexo não consegue se controlar nem mesmo ter o sentimento apropriado, tornando-se e fazendo do outro um objeto de prazer.

A sociedade mundial tem sido bombardeada pela mídia através do mercado do sexo, que tem alcançado todas as áreas da sociedade.

Com isso a população tem já implantada em nossa cultura essa fissura lasciva, onde podemos ver até crianças inocentes, vestindo, falando e encenando insinuações à pornografia.

O número de termos obscenos e de duplo sentido tem crescido e usado com frequência cada vez maior.

Conclusão

A sexualidade reduzida aos órgãos genitais retira seu significado principal que é constituir relações entre as pessoas, unidas em amor.

Uma pessoa que não está preparada para assumir responsabilidades não está preparada para o leito conjugal, o que requer muito compromisso.

O mercado do sexo tem corrido a quilômetros por hora para conquistar e seduzir as pessoas a uma vida sexual desregrada, criando conceitos e distorcendo valores dos mais modernos meios de comunicação. Enquanto isso, os pais, a família, a escola, a sociedade e a Igreja têm caminhado a passos lentos em direção à moral, usando de métodos arcaicos e com medo de falar no assunto ainda considerado tabu. A Igreja está calada, o mundo tem falado e as pedras estão clamando.

Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com/2015/10/licao-5-nao-se-deixe-seduzir-juvenis.html#ixzz5VXoesM6a

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading