Sem categoria

JUVENÍS – LIÇÃO 3 – OS SÍMBOLOS DA IGREJA NAS ESCRITURAS

INTRODUÇÃO

A igreja é o Corpo de Cristo para levar o Evangelho de Jesus a toda criatura no mundo inteiro em todos os tempos.

Nesta lição identificaremos a Igreja do Senhor Jesus como a Noiva de Cristo, como o Templo de Deus e finalmente como o Corpo de Cristo.

1. A IGREJA É A NOIVA DE CRISTO

Nos registros bíblicos do Antigo Testamento, encontramos a representatividade figurativa de união ou de um pré-casamento, simbolizada pelos termos noivo e noiva, como por exemplo, a união de YAHWEH com Israelitas. (Is 54:5-6).

Em o Novo Testamento encontramos o Apóstolo Paulo apresentando Cristo como o noivo da igreja, isto é, a igreja passa a ser a noiva de Cristo.(2 Co 11:1-2).

O Apóstolo Paulo faz uma analogia entre valores que devem pautar um lar cristão e a relação de comunhão entre Cristo e a igreja. (Ef 5:22-33).

Esta simbologia expressa à qualidade da relação entre Cristo e a sua igreja que deve ser permeada de amor, fidelidade, lealdade, obediência, comunhão, etc.

2. A IGREJA É O TEMPLO DE DEUS

Quando Deus criou o ser humano, Ele soprou nas narinas deste ser um fôlego de vida, ou seja, o ser humano passou a ser alma vivente, e por isso, é a imagem e semelhança de Deus por ter os atributos morais (amor, mansidão, bondade, etc.) do Senhor. (Gn 2:4-7).

Logo, todo ser humano possui uma ligação de corpo, alma e espírito com Deus. O Apóstolo Paulo nos coloca na condição de sermos templo e habitação do Espírito Santo quando abrimos o nosso coração para que Deus entre e habite em nosso ser. A igreja no sentido coletivo humano é Templo e Habitação de Deus. (1 Co 3:16-17; 1 Co 6:17-20).

Deus busca aqueles (as) que o adorem em espírito e em verdade, e quer o nosso corpo, a nossa alma e nosso espírito irrepreensíveis na volta de Jesus a este planeta terra para buscar a sua igreja que é templo e habitação do Espírito Santo. (Jo 4:24; 1 Ts 5:23-24)

3. A IGREJA É O CORPO DE CRISTO

A igreja como Corpo de Cristo é tipificada como a igreja mística representada pela união de Cristo com os cristãos que verdadeiramente possuem em seus corações o poder residente do Espírito Santo, tornando-os um corpo uno.(1 Co 12:12-13).

Esta igreja como Corpo de Cristo evidencia uma unidade indivisível, mas ao mesmo tempo, multidiversa com vocação, chamado, dons, talentos, etc. inerentes aos seus membros que juntos compõem um organismo vivo materializado nas igrejas locais (denominacionais) que na unidade de fé, realizam a missão da igreja cristã com excelência funcional na anunciação do reino de Deus e a salvação em Jesus Cristo para a humanidade. (Ef 4:1-6; 1 Co 12:14-30).

4. CONCLUSÃO

A igreja de Cristo é indestrutível porque está fundamentada na pedra angular que é Cristo, e deste modo, conforme as próprias palavras do Senhor Jesus, quando disse:

“As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja”.

A igreja é o Corpo de Cristo, e como tal, deve cumprir rigorosamente a sua missão de proclamar o Evangelho de Cristo para toda a humanidade em todos os tempos.

Shalom Adonai!

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2021/01/revista-12_notas-de-aula_juvenis_licao-3_os-simbolos-da-igreja-nas-escrituras.pdf

Vídeo: https://youtu.be/ujCjp779yxM

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading