Sem categoria

JUVENÍS – LIÇÃO 5 – AS ORDENANÇAS À IGREJA

INTRODUÇÃO

Duas ordenanças dadas pelo Senhor Jesus à igreja nos coloca simbolicamente diante da confirmação da nossa confissão de fé pelo batismo, bem como, a nova aliança de Deus conosco, através do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, representado pela ceia do Senhor.

Nesta lição conheceremos as ordenanças de Jesus à igreja, definiremos o termo batismo e seu significado, identificaremos os requisitos espirituais para o batismo nas águas e a sua forma de realização, finalizando o nosso estudo, conceituaremos a Ceia do Senhor e identificaremos os elementos espirituais para a realização da Santa Ceia.

1. AS ORDENANÇAS À IGREJA

São ordens dadas pelo Senhor Jesus à igreja para a realização de rituais litúrgicos com o objetivo específico da confirmação da nossa fé em Cristo e especialmente a disposição de obedecer a estes mandamentos do Senhor. Jesus deixou como ordenança para a igreja, dois ritos litúrgicos, a saber:

i. O batismo nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como confissão pública de nossa fé diante de Deus e dos homens crendo no Senhor Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor. (Mt 28:18-20).

ii. A Ceia do Senhor como símbolo da nova aliança entre Deus e os homens que traz à memória a crucificação e morte do Senhor Jesus na cruz do Calvário como sacrifício vivo para perdão dos pecados e salvação da humanidade. (Mt 26:26-30).

2. O BATISMO NAS ÁGUAS

2.1. ETIMOLOGIA DA PALAVRA BATISMO

Oriunda da palavra grega “bapto” ou “baptizo”, o batismo significa “fazer mergulhar na água” caracterizando uma total imersão do corpo inteiro de uma pessoa pelo ato de entrar e sair da água.

2.2. DEFINIÇÃO DE BATISMO

Esta ordenança é o primeiro mandamento ritual do Senhor Jesus dado à igreja que praticamente marca o início da vida cristã de uma pessoa, sendo normalmente realizado por imersão total do corpo nas águas, onde ao submergir o velho homem pecador é sepultado, e ao emergir este é purificado, surgindo um novo homem em Cristo, ratificando a sua confissão pública de fé em Jesus como Salvador e Senhor de sua vida diante de Deus e dos homens.

2.3. SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS

O batismo nas águas carrega em seu bojo um significado importante na vida espiritual de um crente em Jesus, pois, no momento do batismo por imersão nas águas, espiritualmente demonstramos de forma materializada que ao submergirmos no leito da água batismal somos sepultados com Cristo morrendo o velho homem pecador e sequencialmente quando emergimos ressuscitamos com Cristo na condição de um novo homem sendo incluído no corpo de Cristo (a igreja espiritual) evidenciando um caráter moral e espiritual segundo a imagem e semelhança do Senhor Jesus na condição de salvo e com posse da vida eterna. (Rm 6:3-11).

2.4. REQUISITOS ESPIRITUAIS PARA O BATISMO NAS ÁGUAS

Basicamente esta ordenança para a sua consecução possui duas indispensáveis disposições de cunho espiritual, a saber:

i. Arrependimento de seus pecados e regeneração por parte daquele que vai se batizar; (Mt 3:2).

ii. Crê no Senhor Jesus como único e suficiente Salvador de sua vida, sendo este o Messias anunciado e esperado na Palavra de Deus. (Mt 3:7-12)

2.5. FORMA PARA REALIZAÇÃO DO BATISMO

Considerando a disposição do batizando quanto ao atendimento dos requisitos espirituais para o batismo nas águas, um ministro de Deus, interpela ao batizando sobre a sua crença em Jesus como único e suficiente Salvador de sua vida, que uma vez confirmada esta crença, torna-se um confissão de fé pública representada simbolicamente pela imersão de corpo inteiro do batizando nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (At 2:37-42)

Algumas igrejas antes da realização do batismo promovem cursos de pequena duração para ensinar aos batizandos o que é a ordenança do batismo, doutrinas da Bíblia Sagrada e a organização administrativa da igreja local entre outros assuntos.

Embora, esta prática não seja requisito para o batismo segundo as Escrituras Sagradas, nos parece viável e muito bem vinda esta iniciativa de modo a conscientizar as pessoas sobre a grande importância do batismo.

2.6. O BATISMO DE JESUS

Jesus foi batizado por João Batista seguindo o rito configurado na Bíblia Sagrada, porém, quantos aos requisitos de arrependimento, regeneração e confissão pública de fé, estes não se aplicam, pois, Jesus não tem pecado e por isso não precisa se arrepender de pecados e muitos menos de regenerar-se porque Ele é Santo e Deus.

O significado do batismo de Jesus reside na condição de Ele se identificar com o seu povo ao qual viera livrar da condenação eterna e de se consagrar publicamente ao Pai para o trabalho de salvação da humanidade. (Mt 3: 3-17)

3. A SANTA CEIA

A ceia do Senhor como segunda ordenança ritual litúrgica de Jesus à igreja assume a condição de um momento santo que representa a Nova Aliança entre Deus e todos os homens.

A ceia como memorial da morte de Cristo em favor da humanidade desperta a individualidade do ser humano em sua subjetividade, mas também, desperta uma unidade coletiva demonstrada pela adoração e fé. Uma realidade na consecução da ceia do Senhor é a esperança da volta de Cristo para buscar a sua igreja.

3.1. SIGNIFICADO DA CEIA PARA OS CRISTÃOS

Jesus instituiu a Ceia do Senhor para demonstrar aos seus discípulos que Ele era o cordeiro de Deus que havia de ser sacrificado para com a sua morte vicária e através do seu precioso sangue salvar toda a humanidade da condenação eterna e assim propositadamente faz uma analogia da páscoa judaica com a ceia do Senhor, a páscoa cristã. (Lc 22:7-20)

A páscoa para os cristãos, ordenança instituída pelo Senhor Jesus, denota a libertação da humanidade da escravidão do pecado existente no mundo. Jesus Cristo, nosso cordeiro pascal, nos elevou a condição de sermos cognominados como filhos de Deus e determinou que sempre realizássemos a Ceia do Senhor para lembrar-nos do seu sacrifício de morte até que Ele viesse para celebrá-la conosco no reino de Deus.

Neste ponto veremos algumas diferenças cruciantes entre a páscoa judaica e a páscoa cristã em seus aspectos teológicos e espirituais:

3.2. OS ELEMENTOS DA CEIA ORDENADA PELO SENHOR JESUS

Em Cristo Jesus a páscoa ganha um novo sentido bem mais amplo, pois representa a libertação da escravidão do pecado ao qual a humanidade foi salva da condenação eterna.

Jesus instituiu a santa ceia exatamente no período da páscoa judaica demonstrando que a páscoa judaica deveria agora ser substituída pela páscoa cristã, a nova aliança consumada na morte vicária de Cristo.

Em Cristo se cumprem rigorosamente os símbolos apresentados na santa ceia, que é o memorial do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário e que aponta uma nova forma na era cristã de celebração da páscoa através da ingestão do pão e do vinho, representando o corpo e o sangue de Cristo respectivamente, sendo este o verdadeiro cordeiro pascal, a libertação do pecado como a verdadeira libertação e ainda que a rejeição deste sacrifício de Jesus na cruz trará o inevitável juízo de Deus sobre todos que não creem.

A ceia do Senhor Jesus traduz-se em uma comunhão com Deus e de uns com os outros, bem como, a introspecção de examinar-se a si mesmo e de reconciliação com Deus e com os irmãos. (1 Co 11:23-32)

4. CONCLUSÃO

Deus em sua infinita misericórdia livra, protege, sustenta o seu povo, outrora para os israelitas, promoveu a libertação do jugo da escravidão egípcia para que eles adorassem o Senhor e jamais esquecessem de tão grande livramento que foi o martírio no Egito.

Para nós cristãos, Jesus o pão da vida, pelo seu sangue derramado na cruz, nos redimiu dos nossos pecados e estabeleceu duas importantes ordenanças, o batismo e a ceia do Senhor, para lembrarmos sempre da libertação do jugo do pecado e trazer à memória a salvação em Cristo Jesus.

Shalom Adonai!

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2021/01/revista-12_notas_de-aula_juvenis_licao-5_as-ordenancas-a-igreja.pdf

Vídeo: https://youtu.be/q5GLdC7SlkU

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading