Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 9 – O QUE É A IGREJA?

INTRODUÇÃO

A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a glória do Senhor nos céus.

Nesta lição estudaremos sobre a definição da igreja, o conceito de igreja institucional e universal, a organização da igreja, as características da igreja primitiva e a missão prioritária da igreja, bem como, suas atividades de suporte a esta missão.

Para a acessar os slides referente a esta lição click aqui

  1. DEFINIÇÃO DE IGREJA

Oriunda da palavra grega “Ekklésia”, cujo significado é “chamados para fora”, podemos conceituar a igreja cristã, como sendo a assembleia de pessoas que reconhece Jesus Cristo como sendo o Messias,

o Filho de Deus que veio a este mundo na forma humana para perdoar os pecados de toda a humanidade e salvá-la da condenação eterna, se reunindo periodicamente para adorar o Salvador e Senhor Jesus Cristo e também proclamar para a humanidade pecadora a salvação somente nEle. 

  1. CONCEITO DE IGREJA INSTITUCIONAL E UNIVERSAL

2.1. IGREJA INSTITUCIONAL

É a igreja visível que se reúne em um determinado espaço físico segundo uma liturgia pré-estabelecida se caracterizando como uma igreja com um nome que a identifica, ou seja, é a igreja dita com “placa denominacional”,

como por exemplo:

Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Assembleia de Deus, etc.

2.2. IGREJA UNIVERSAL

É a igreja invisível e universal do Senhor Jesus composta pelos verdadeiros cristãos salvos que se congregam nas diversas igrejas institucionais e formam o corpo de Cristo independente de placa denominacional, sendo esta a igreja que será arrebatada por ocasião da segunda vinda de Jesus.

  1. ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL

A igreja institucional necessita de uma mínima organização funcional para realizar todas as suas atividades que conjuntamente imbricadas culminam com a estrutura organizacional para a plena realização da grande comissão dada pelo Senhor Jesus do ide e pregai o Evangelho de Cristo em todo o mundo. 

Logo, a igreja como organismo institucional necessita de líderes aptos a realizar o comando administrativo destas atividades em três vertentes básicas, a saber: 

3.1. A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

É a estrutura administrativa da instituição composta de pessoas capazes de administrar com eficiência e eficácia os seus recursos materiais e realizar a gestão de pessoas de modo a promover o crescimento da instituição nos aspectos quantitativo e qualitativo.

3.2. A ORGANIZAÇÃO MINISTERIAL

É a estrutura eclesiástica da instituição composta de pessoas chamadas, vocacionadas e capacitadas por Deus e que sob o presidir do Espírito Santo exercem o ministério para os quais foram arregimentados.(Ef 4:11)

 

 

3.3. A ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL

É a estrutura litúrgica da instituição tipificada pela sequência lógica da oração, louvor, adoração, leitura da Palavra de Deus e sua interpretação, cujo objetivo principal é a de promover a permanente comunhão de Deus com os homens no âmbito de um culto racional.(Jo 4:23-24; Rm 12:1-2). 

  1. A IGREJA FUNDADA POR DEUS

A igreja do Senhor Jesus é um projeto de exclusividade divina, pois, foi planejada, concebida, realizada e sustentada por Deus antes mesmo da fundação do mundo, porém,

a  sua ação efetiva na terra sob o comando de homens escolhidos pelo Senhor, presididos pelo Espírito Santo, se iniciou a partir da ascensão de Jesus aos céus e sequencialmente no dia de Pentecostes, ocasião em que os discípulos foram revestidos de poder pelo Espírito Santo.

4.1. O HISTÓRICO DO INÍCIO ESPIRITUAL E INSTITUCIONAL DA IGREJA DO SENHOR JESUS

Jesus Cristo, inicia o seu ministério a partir do seu batismo nas águas no rio Jordão, realizada por João Batista, passando pela tentação no deserto e no chamado gradual de seus discípulos para realizar a sua missão de salvação da humanidade suportada em três pilares, aos quais podemos mencionar:

o ensino nas sinagogas,

a pregação do Evangelho do Reino e a

cura de doenças e enfermidades entre o povo. (Mt 4:23-25).

Foi na cidade de Nazaré, em um sábado, numa sinagoga, que Jesus anuncia a sua missão de salvação da humanidade sob a unção do Espírito Santo para evangelizar os pobres, proclamar a libertação aos cativos, restaurar a vista dos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor. (Lc 4:16-22).

Na escolha dos doze apóstolos se principia a formatação da igreja primitiva, onde Jesus convoca 12 homens, outorga a sua autoridade a eles para expulsar demônios, curar toda sorte de doenças e enfermidades,

pregar sobre o reino dos céus, ensinar sobre a salvação em cada cidade, em cada casa sem querer receber nada em troca, nem dinheiro, nem bens, nenhum benefício a não ser o seu próprio alimento. (Mt 10:1-15)

Semelhantemente a convocação dos 12, o Senhor Jesus, convoca 70 discípulos, divididos de dois em dois, a irem a cada cidade e lugar, para curar os enfermos, anunciar o reino de Deus, ensinar sobre a salvação,

sem querer receber nada de bens materiais a não ser o seu próprio alimento, advertindo-lhes que o trabalho era muito grande para poucos obreiros e que encontrariam muitos obstáculos e resistência a anunciação das Boas Novas. (Lc 10:1-12).

Jesus cumpre integralmente a sua missão, dar a sua vida na cruz do Calvário para salvar a humanidade de seus pecados, ressuscita ao terceiro dia e ascende ao céu instruindo aos discípulos que fossem para Jerusalém, pois, receberiam poder do Espírito Santo para serem testemunhas do Evangelho de Cristo em todo o mundo de geração a geração. (At 1:6-14).

No dia de Pentecostes, estando os discípulos reunidos em oração, foram cheios do Espírito Santo, conforme profetizara o Senhor Jesus, e receberam poder e pregaram o Evangelho de Cristo a todos os seus patrícios e estrangeiros que ali estavam e por conta desta manifestação, em uma só dia,

3 mil pessoas aceitaram a Palavra e foram batizados, marcando assim este evento, o começo da igreja do Senhor Jesus como organismo espiritual e institucional. (At 2:1-13; At 2:37-41)

Mas, foi na cidade de Antioquia que os discípulos e seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos, apesar da igreja já existir como organismo eclesiástico em Jerusalém, porém, a consolidação da igreja como instituição se deu em Antioquia.(At 11:19-26)

Foi numa conversa com seus discípulos que Jesus revelou que sua igreja jamais seria destruída, jamais as portas do inferno podem prevalecer contra o poder e autoexistência da igreja.(Mt 16:13-20)

  1. ORDENANÇAS DE JESUS PARA A IGREJA

Numa visão eclesiástica vamos expor, neste momento, elementos que identificam uma igreja cristã quanto as suas ordenanças  e funções orgânicas  para a sociedade e para a própria igreja.

Basicamente duas são as ordenanças dadas pelo Senhor Jesus a igreja, quanto aos seus ritos cerimoniais, a saber:

5.1. O BATISMO NAS ÁGUAS

O batismo nas águas é uma confissão pública de uma pessoa diante de Deus, diante do ministro da igreja e de várias testemunhas, reconhecendo e declarando que Jesus Cristo é o seu único e suficiente Salvador e Senhor,

sendo esta confissão representada simbolicamente pela total imersão do corpo do declarante em água, onde ao submergir nas águas batismais, também submerge o velho homem pecador, e quando emerge das águas batismais, ressurge uma nova pessoa regenerada em Cristo Jesus. (Mt 28:18-20).

5.2. CEIA DO SENHOR

A ceia do Senhor é um ato simbólico coletivo e individual da igreja onde são ingeridos por cada pessoa individualmente uma porção de pão representando o corpo físico de Cristo sacrificado no Calvário e uma porção do suco da uva representando o sangue de Jesus derramado na cruz para remissão dos pecados da humanidade, estabelecendo uma nova aliança.(1 Co 11:23-26) 

Num sentido espiritual mais aprofundado a ceia do Senhor tem os seguintes propósitos: 

I – É um ato simbólico para nos lembrarmos do sacrifício vicário do Senhor Jesus;

II –  É um ato simbólico para confessarmos publicamente que estamos em comunhão com Deus reconhecendo a sua soberania sobre as nossas vidas;

III –  É um ato de proclamação da promessa da segunda vinda de Jesus para buscar e arrebatar a sua igreja;

6 – A MISSÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS

O Senhor na grande comissão deu ordem a sua igreja para ir por todo mundo e anunciar as Boas novas,  sendo esta a missão prioritária da igreja, e a partir desta missão, outros ministérios são desencadeados, a saber:

  1. A IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA

A igreja neotestamentária, ou seja, a Igreja de Jerusalém experimentou um crescimento vertiginoso e em pouco tempo passou dos 120 membros de seu início no cenáculo para uma multidão espalhada na região. (At 5:12-16; At 9:31) 

Neste contexto, examinaremos à luz da Bíblia as características básicas da igreja de Jerusalém como corpo de Cristo e um perfeito espelho para as igrejas de hoje, a saber:

7.1. QUANTO A ADMINISTRAÇÃO

I – Presidida pelo Espírito Santo (At 2:1-4)

II –  Protegida pelos anjos do Senhor / Sob as ordens do Senhor os anjos trabalhavam para proteger a igreja.(At 5:17-21)

 

 

III –  Administrada pelos Apóstolos / todas as grandes decisões doutrinárias da igreja eram em comum e tinham a participação de seus integrantes. (At 15:6-21 )

IV –  Não se corrompia / A igreja não abdicava de ser santa e pura de acordo com o padrão dos valores morais e espirituais delineados pelo Espírito Santo (At 8:14-25)

V –  Obediência irrestrita a Deus (At 4:18-20; 5:24-31)

7.2. QUANTO A DOUTRINA

I – A salvação só em Jesus / a salvação do homem só é alcançada em Cristo Jesus, através do arrependimento dos pecados, fé e pela graça. (At 4:5-12)

II –  Rejeitava o pecado / a igreja não admitia a prática do pecado.(At 5:1-11) 

III –  Preservava a fé (At 2:14-25) 

7.3. QUANTO A LITURGIA

I – Realizava o batismo nas águas e a santa ceia do Senhor Jesus (At 2:37-42 )

II –  Era uma igreja de oração e de leitura da Palavra de Deus (At 6:3-4)

III –  Era uma igreja que evangelizava pregando sobre a salvação e o reino de Deus, resistindo com intrepidez aos seus opositores.(At 13:1-12).

IV –  Realizava milagres / Pelo poder de Deus realizava sinais, prodígios, curas, ressurreição de mortos e milagres. (At 9:36-43) 

V –  Ensinava a Palavra de Deus (At 8:26-40)

7.4. QUANTO A ASSISTÊNCIA SOCIAL

I – Era uma igreja comunitária e com unidade doutrinária e social / Na igreja havia solidariedade, compaixão, não havia miseráveis entre eles. (At 2:42-47)

II –  Era uma igreja que se preocupava e cuidava dos doentes / pela grande união e solidariedade cuidavam amorosamente dos enfermos e doentes.(Tg 5:14-16)

III –  Era uma igreja que demonstrava misericórdia com os seus perseguidores. (At 7:54-60)

8 – CONCLUSÃO

Jesus Cristo é o fundamento base da igreja cristã, sendo Ele o seu único e absoluto fundador. Jesus Cristo declara em sua Sagrada Palavra que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua igreja.

Isto é fato permanente e imutável, o mundo pode “girar” e “girar”, desenvolver novas filosofias e ideologias, porém estas ideias jamais suplantarão os valores absolutos de nosso Deus. Aleluia!”

Dinâmica: Eu Faço Parte

Objetivo: Refletir sobre a importância de pertencer ao corpo de Cristo e estar integrado a Igreja local.

Material:

Círculos em cartolina com aproximadamente 15 cm de diâmetro, de cor clara

Escrever em 01 círculo a palavra CRISTO

01 círculo para cada aluno

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Falem que a Igreja é formada por pessoas de várias localidades e épocas. Aqui, a igreja local(falem o nome do bairro onde está situada a igreja) também é formada por pessoas que consequentemente fazem parte de famílias, que por sua vez também formam a igreja, o corpo de Cristo.

– Sabemos que a cabeça da igreja é Cristo.

Então, coloquem o primeiro círculo com o nome Cristo, no quadro ou cartolina.

– Leiam o versículo porque Cristo é a cabeça da igreja(Ef 5. 23b).

– Mas, como podemos formar o corpo desta cabeça?

Então entreguem um círculo para cada pessoa e orientem que escrevam o nome dele.

Depois, peçam para que cada pessoa coloque o círculo no quadro ou cartolina, formando um corpo.

– Leiam: “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular”(I Co 12. 27).

– Depois, trabalhem os pontos abordados na lição.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading