Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO Nº 8 – COMO VENCER AS INFLUÊNCIAS MUNDANAS

A sociedade exerce uma intensa influência sobre os nossos jovens, os quais desejam viver como pessoas conectadas com o seu tempo.

Não há nada que impeça a juventude de atualizar-se e conhecer melhor o seu tempo, desde que não fira os princípios extraídos da Palavra de Deus.

Precisamos atentar para as situações que nos influenciam, que nos conduzem a escolhas errôneas, que negam os santos preceitos do Senhor.

O mundanismo é resultante de um coração frio e distante do Pai, de um coração que rejeita suas proposições, de quem prefere agir de acordo com o seu ego e não valoriza as coisas que vêm de cima.

Afinal de contas, o que é o mundanismo? O Dicionário On-line de Português aponta o mundanismo como o “modo de vida de quem só pensa em se divertir e usufruir de bens materiais; mundanidade. Caráter ou qualidade de mundano, do que se relaciona com o mundo terreno, por oposição ao mundo espiritual.”

É exatamente isto que professamos quando exortamos as pessoas a tomarem cuidado com a atração pelas ofertas do presente século.

Paulo exortava os crentes de Colossos a buscarem “as coisas que são de cima, aonde Cristo está assentado à destra de Deus”, o que se constitui numa forma de desviar o olhar e, assim, não desejar os “manjares” oferecidos por aqueles que desejam afastar-nos de nosso propósito de alcançar o céu.

Um dos exemplos, para os quais devemos atentar, é Demas. Este obreiro foi um companheiro de Paulo em suas viagens missionárias, vendo todas as operações que o Senhor fazia por meio de Paulo, um homem que compartilhava as boas-novas de salvação ao lado de grandes homens de Deus e, quando Nero começa a perseguir a Igreja, Demas teme por sua vida, desiste de prosseguir na jornada, não está disposto a morrer como Paulo, nem gastar-se para fazer a vontade do Senhor.

No início, o apóstolo menciona Demas como um obreiro e, no final como um desertor, um soldado que foge da batalha:

Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. (Cl 4.14)
Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus,
Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores (Fm 1.23,24)
Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. (2 Tm 4:10,11)

Estar puro, diante do Senhor, quer dizer guardar os olhos e ouvidos, guardar- se dos desejos mundanos e do egoísmo que caracteriza todos aqueles que não querem se submeter à vontade divina.

O amor de Deus, derramado em nossos corações, nos conduz a viver em novidade de vida, amando a Deus e ao próximo.

Quando amamos verdadeiramente ao Senhor, nos reservamos para Ele, procurando viver de forma santificada, resguardando-se da corrupção mundana.

Somente venceremos o mundanismo se tivermos uma mente transformada e moldada pela Palavra Divina.

Precisamos conhecer a vontade divina para nossas vidas e, assim, demonstraremos em nossos atos e palavras, que temos convicção relacionada à nossa pregação.

Quando vierem as dificuldades e perseguições, não recuaremos, nem temeremos posicionamentos contrários, porque sabemos em quem temos crido.

A incerteza, a volubilidade, a distração fazem as pessoas dar ouvidos àqueles que desejam desviar-nos do nosso foco, dos caminhos do Senhor. Vejamos como Eva atentou para a serpente e como Satanás tentou a Cristo, observando a forma como cada um deles respondeu à tentação:

PERSONAGEM TENTAÇÃO DE EVA RESPOSTA TENTAÇÃO DE CRISTO RESPOSTA

CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos. (Gn 3:6)

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou- lhe todos os Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, sabendo o bem e o mal. (Gn 3:5) reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. (Mt 4:8,9) e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mt 4:10,11)

CONCUPISCÊNCIA DA CARNE

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. (Gn 3:3)

[…] “tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn 3:6)
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. (Mt 4.3)

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mt 4:4)

SOBERBA DA VIDA

Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. (Gn 3:5)

E viu a mulher que aquela árvore era boa […] para dar entendimento. (Gn 3:6) E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
(Mt 4:6).

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (Mt 4:7)

 – Quadro elaborado pela autora deste comentário. Sendo assim, podemos concluir, de forma prática, como devemos enfrentar as tentações. Cristo nos ensina uma das mais preciosas lições: o amor devotado ao nosso Deus e à Sua Palavra nos faz dizer NÃO ao pecado.

Que o Senhor nos guarde na hora da tentação e nos dê forças e sabedoria no sentido de enfrentarmos a situação que nos quer colocar em oposição à Lei divina. Daí a necessidade de se manter uma mente constantemente renovada e refrigerada pela atuação do Espírito Santo.

Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. (Rm 12.1-3)

O mundano possui está com a mente distante de Deus. Que nós estejamos longe disto e tenhamos um procedimento diferenciado: que nossa vida seja o reflexo de um constante culto, do padrão divino e que todos vejam, em nós, o brilho da graça do Senhor.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

 – Conversem em grupo com a turma falando sobre atividades sadias que podemos fazer para a renovação da nossa mente, sem que prejudiquemos a nossa vida espiritual.

– Pergunte a eles sobre os hábitos que mantém sobre a leitura das Escrituras, atividade imprescindível para se manter uma mente sadia e vencer as tentações.

– Simule situações cotidianas de tentações. Verifique junto ao grupo como elas podem ser vencidas.

REFERÊNCIAS:

MUNDANISMO. DICIO. Dicionário On-line de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/mundanismo/. Acesso em 20 fev. 2024.

Profª. Amélia Lemos Oliveira

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/10272-licao-8-como-vencer-as-influencias-mundanas-i

Vídeo: https://youtu.be/lnqkzsshVxA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading