Sem categoria

PLANO DE AULA – LIÇÃO Nº 9 – BÊNÇÃO E MALDIÇÃO NA FAMÍLIA DE NOÉ

Lição 9 - Bênção e maldição na família de Noé imagem

1º SLIDE

INTRODUÇÃO

– Na sequência do estudo do livro de Gênesis, estudaremos hoje a parte final do capítulo 9.

– A família é a base da sociedade, inclusive na vida espiritual

2º SLIDE

I – O CUIDADO DE NOÉ COM SUA FAMÍLIA – A BÊNÇÃO DE DEUS SOBRE ELA

– Após o dilúvio, Noé saiu da arca, devidamente autorizado pelo Senhor, tendo, então, feito um ato de adoração ao Senhor, algo que foi tão agradável a Deus que resultou na deliberação divina de nunca mais destruir toda a humanidade com um dilúvio (Gn.8:20-22).

– Noé saía da arca da mesma maneira como havia entrado, ou seja, sendo agradável a Deus, tendo uma vida de adoração ao Senhor, de observância da Sua Palavra, de fé no Senhor, atitude que matinha juntamente com a sua família.

3º SLIDE

– Noé escolheu ser santo no meio de uma geração corrompida e formou uma família segundo os padrões bíblicos.

– Ao contrário dos seus contemporâneos, fundou seu lar no casamento, dando a ele o devido valor, como também manteve a monogamia.

4º SLIDE

– Noé também cuidou para que sua prole também fosse devidamente ensinada na Palavra de Deus, não permitindo que seus filhos fossem envolvidos pela corrupção generalizada que se produzia na humanidade.

– Seus três filhos também constituíram suas famílias segundo os parâmetros divinos, tanto que todos eles eram também monogâmicos, já que, na arca, entraram oito pessoas, ou seja, quatro casais (Cf. I Pe.3:20).

5º SLIDE

– A família de Noé era temente a Deus, ou seja, dava o devido valor ao Senhor em suas vidas, buscavam primeiramente a Deus e obedeciam ao Senhor e, por isso, puderam se salvar da ira divina.

– O Senhor abençoou a família de Noé (Gn.9:1), e vemos aqui a segunda bênção de Deus registrada nas Escrituras Sagradas e, não por acaso, novamente dirigida à família.

6º SLIDE

– A família é o lugar criado por Deus para abençoar o ser humano, o lugar propício para recebermos a bênção divina.

– O Senhor abençoou Noé e seus filhos, abençoou a família, estabelecendo um pacto com aquele núcleo, que era a base de todo o recomeço da humanidade.

7º SLIDE II – O DESCUIDO DE NOÉ NA VIDA FAMILIAR PÓS-DILUVIANA – A MALDIÇÃO DAÍ DECORRENTE

– Noé, então, reiniciou a vida humana sobre a face da Terra e começou, então, a lavrar a terra (Gn.9:20). Ao assim agir, Noé estava dentro do propósito divino que havia sido reafirmado com ele e sua família.

– Noé, assim, no início de sua missão, estava perfeitamente dentro dos parâmetros divinos. Nesta sua lavoura, plantou uma vinha (Gn.9:20).

8º SLIDE

– Noé, negligenciando quanto à nova realidade climática da Terra, colheu as uvas e fez o vinho, tendo-o armazenado, como, aliás, certamente se costumava fazer antes do dilúvio.

– Com a nova realidade climática, não se deu conta da possibilidade da fermentação do fruto da vide e, inadvertidamente, tomou vinho fermentado, aquilo que a Bíblia Sagrada chama de “bebida forte” e, como resultado disto, acabou se embriagando, ficando nu aos olhos de todos seus familiares, o que causou evidente mal-estar e uma situação que não se coadunava com a santidade e o temor a Deus que sempre caracterizaram aquela família.

9º SLIDE

– Esta embriaguez de Noé, conquanto tenha de ser entendida literalmente, tem uma nítida aplicação espiritual. O vinho, nas Escrituras, simboliza a alegria, e, em muitas passagens, a alegria mundana, a alegria passageira e decorrente das coisas desta vida.

– Esta embriaguez de Noé, portanto, deve ser entendida como a abertura da família às coisas terrenas, à valorização do que é perecível e passageiro em detrimento do que é eterno e duradouro.

10º SLIDE

– A embriaguez é um estado em que o ser humano se degrada, é uma situação em que o pecado avilta a figura do ser humano, deformando a sua condição de imagem e semelhança de Deus.

– Quão diferente é o Noé embriagado pelo vinho e que se despe diante de todos seus familiares, perdendo a honra, a dignidade e a compostura, daquele Noé que, edificando um altar ao Senhor, agrada a Deus e obtém uma bênção para toda a humanidade.

11º SLIDE

– Ao registrar este lamentável episódio na vida de Noé, as Escrituras já nos mostram que não há como considerarmos que o consumo de bebidas alcoólicas seja algo conveniente e adequado para quem serve a Deus.

– A embriaguez de Noé trouxe diversos males:

  1. a) a insensatez de Noé;
  2. b) a desonra de Noé;
  3. c) a dissensão familiar.

12º SLIDE

– O que se dá ao alcoolismo perde a sua condição racional – quem bebe é “cordeiro, macaco, leão e porco”.

– A embriaguez leva o homem a uma condição de animal irracional.

13º SLIDE

– Noé foi visto nu pelo seu filho Cão que, de imediato, perdeu todo o respeito que tinha por seu pai, tendo ido contar o fato a seus dois irmãos.
– Noé perdeu, assim, toda a sua dignidade, toda a sua autoridade perante o seu clã. O uso do álcool retira a dignidade da pessoa humana.

14º SLIDE

– A busca das coisas terrenas traz estas sérias consequências para as famílias. A família deixa de ser um altar de adoração ao Senhor para ser um lugar de falta de temor, de obediência e de respeito.

– Quebra-se a comunhão com Deus e, por conseguinte, a quebra da comunhão entre os integrantes da família. Cão não pensou sequer em ajudar o seu pai, mas, sim, em divulgar o seu infortúnio a seus irmãos.

15º SLIDE

– Sem e Jafé, porém, ao terem tido conhecimento da nudez de seu pai, tomaram uma capa e a puseram sobre ambos os ombros de seu pai, virados para trás.

Não só não viram a nudez de seu pai, mantendo a honra e o respeito devidos a ele, como também trataram de cobrir a sua nudez (Gn.9:23).

– O terceiro mal provocado pela embriaguez de Noé foi o dissenso familiar.

Ao contar o episódio para seus irmãos, Cão foi desautorizado por eles que, sem a companhia dele, foram até onde estava Noé e sem vê-lo nu, cobriram a sua nudez.

Em seguida, com o despertamento do pai, acabaram, certamente, delatando o gesto desonroso de Cão e o resultado foi que Noé acabou por amaldiçoar o seu neto.

16º SLIDE

– Por causa do álcool, uma família que havia sido abençoada por Deus, salva do dilúvio por servir ao Senhor, agora era local de dissensões, desacertos e maldições.

– Canaã acabou amaldiçoado e isto gerou um distanciamento progressivo que fez com que os próprios cananeus, no futuro, fossem arqui-inimigos dos semitas, como se viu, por exemplo, na conquista de sua terra por Israel.

17º SLIDE

– Duas questões a respeito da maldição de Canaã:

  1. a) por que Canaã e não Cão foi amaldiçoado?
  2. b) a maldição justifica a escravidão de seres humanos?

18º SLIDE

– Há controvérsias sobre a razão da maldição de Canaã e não do próprio Cão, discussão que, inclusive, abrange a ideia de que não se teve apenas a visão da nudez de Noé por parte de seu filho.

– O fato é que Noé resolveu amaldiçoar parte de sua descendência, deixou de ser uma bênção para ser um instrumento de maldição. Que decadência espiritual!

Eis o resultado de se deixar de lado aquilo que deve ser prioritário na família: a busca da presença de Deus.

19º SLIDE

– Noé criou uma dissensão entre seus filhos, pois abençoou Jafé e Sem (Gn.9:25,26), tendo amaldiçoado Canaã e dito que este seria servo dos outros dois.

– A maldição de Cão não é justificativa bíblica para a escravidão, porquanto foi uma maldição de um homem e não de Deus. Também não serve de base para a escravidão ou segregação de negros, pois a maldição nada teve que ver com a cor da pele.

20º SLIDE

– Cão e, mais propriamente, Canaã acabaram por construir uma sociedade em que os valores familiares foram profundamente desprezados e isto levou o Senhor a também determinar o lançamento de um juízo sobre eles, fazendo-os perder a terra que ocuparam em favor dos israelitas (Cf. Gn.15:16; Dt.7:1-5).

– Os cananeus foram um povo extremamente ímpio e que não levava em conta os valores familiares, tanto que o nível de devassidão moral e de impiedade chegaram ao limite da longanimidade divina.

Site: http://www.portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/623-licao-9-bencao-e-maldicao-na-familia-de-noe-i

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading