Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 1 – FÉ O PONTO DE PARTIDA DE UMA VIDA COM DEUS

TEXTO BASE: (Hb 11:3-6)

INTRODUÇÃO

A Fé salvífica gera no ser humano o arrependimento sendo este o primeiro passo para a salvação da condenação eterna.

Nesta presente lição definiremos o termo fé¹, identificaremos o propósito da fé², conheceremos como se desenvolve a progressão da fé³, e finalizando o nosso estudo identificaremos os tipos de fé 4.

1.DEFINIÇÃO DE FÉ

A fé traz em seu bojo várias formas de aplicação, intensidade e tipos, onde podemos definir fé a partir do contexto bíblico como a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. (Hb 11:1).

2.PROPÓSITO DA FÉ

Gerar no cristão a absoluta certeza de que as promessas de Deus são reais e verdadeiras, considerando que Deus age e zela em cumpri-las, nos fortalecendo para vencer toda e qualquer dificuldade e suas nefastas consequências. (1 Jo 5:4).

3.PROGRESSÃO DA FÉ

A fé de uma pessoa se desenvolve segundo uma progressão gradual em seu ser, iniciando-se na fé natural que se estende para a fé salvadora e daí para fé sobrenatural, porém, em sua intensidade segue a seguinte graduação sequencial:

Pequena FÉ (Mt 14:28-33).
Crescente FÉ (2 Ts 1:3-5).
Grande FÉ (Mt 15:21-28).
FÉ sem dimensões (Lc 7:1-10).

A Bíblia sagrada indica basicamente três meios para um cristão progredir em sua fé, nas quais podemos mencionar:

Ouvir e meditar na Palavra de Deus (Rm 10:17)
Orar ao Espírito Santo em busca da Fé sobrenatural.(Jd 20-21; Rm 8:26-27)
Servir ao Senhor com submissão e obediência.(Lc 17:5-10)

4.TIPOS DE FÉ

4.1.FÉ NATURAL

Todo e qualquer pessoa tem fé, porque ninguém pode viver sem fé. O homem em sua formação metafísica tem a necessidade de acreditar em alguma coisa ou em alguém.

A fé natural confere ao ser humano as condições primárias de crer que existe um ser superior e supremo. (Rm 1:19-20).

Um exemplo prático de fé natural é de que ao viajarmos acreditamos que vamos chegar ao nosso destino confiando plenamente no meio de transporte escolhido bem como na habilidade do condutor deste meio de transporte.

4.2.FÉ SALVADORA

A fé salvadora desperta no ser humano o reconhecimento de sua fragilidade espiritual, do seu estado pecaminoso e distante de Deus, aflorando na sua alma a necessidade e o desejo de salvação em Deus na pessoa de Jesus Cristo. (Ef 2:8-9; Jo 3:16).

Esta fé salvadora promove na pessoa um novo nascimento e a capacidade de compreender a verdade sobre assuntos espirituais, por causa da presença do Espírito Santo em seu ser, sendo então o começo da vida cristã para um crescimento espiritual contínuo através da Palavra de Deus até atingir os domínios e exercício da fé sobrenatural. (Jd 3; 1 Co 2:12-16).

4.3.FÉ RACIONAL OU SOBRENATURAL OU DOM DA FÉ

Esta é a fé advinda diretamente do Senhor que atinge a profundidade do inexplicável que ultrapassa os limites do conhecimento e perspectivas humanas garantindo ao detentor desta fé uma fortaleza espiritual de vislumbrar as coisas que não são como já sendo reais ou existentes.

A fé sobrenatural como dom é a Fé que transcende a tudo que é racional, não havendo nada impossível de ser realizado pela fé, nos permitindo crer que Deus, segundo a sua vontade, opera o sobrenatural, através das nossas palavras, gestos e intenções do nosso coração, vencendo as enfermidades, a derrota, os laços de Satanás, tudo para honra e glória do Senhor. (Hb 11:32-40)

4.4.FÉ COMO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

A fidelidade como fruto do Espírito Santo é a virtude do caráter moral de uma pessoa em ser confiável pelo que diz ratificado pelos seus atos congruentes com a sua palavra proferida na relação com Deus ou com o próximo carregando em seu bojo a honestidade, sinceridade, lealdade e integridade. (Gl 5:22).

4.4.1.A NATUREZA DA FIDELIDADE COMO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

A fidelidade quanto a sua natureza é uma virtude inerente de quem realmente possui uma fé inabalável, ou seja, uma pessoa demonstra sua fidelidade a Deus pela crença de ser o seu Salvador, confiança de suas virtudes morais e naturais divinas, e reconhecimento de ser também o seu Senhor, sendo também fiel ao próximo pelo fato de ser fiel a Deus.

Portanto a fidelidade é resultado da prática da nossa fé sobrenatural, logo, apesar de etimologicamente ter a mesma origem, fidelidade e fé não são palavras sinônimas possuindo significados diferentes. Do ponto de vista espiritual só tem fidelidade e só é fiel que tem fé sobrenatural.

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem, sendo o seu propósito revestido da crença de que as promessas de Deus são reais e verdadeiras com a garantia de que Deus cumpre as suas promessas.

Aprendemos que a fé pode ser desenvolvida por um ser humano em muitas dimensões desde a pequena fé, perpassando pela crescente fé, grande fé e a fé sem dimensões.

Contemplamos que a fé comporta em sua essência pelo menos quatro tipos de fé, a fé natural, a fé salvadora, a fé racional ou sobrenatural e por fim a fé como fruto do Espírito Santo conhecida como fidelidade.

Shalom Adonai!

PROF. LUCAS NETO

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9786-licao-13-fe-um-ponto-de-partida-para-a-vida-com-deus-iii

Vídeo: https://youtu.be/LnNzIRtynmc


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading