Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO Nº 1 – A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO

 

Professores e professoras, vocês são mais que bem-vindos ao quarto trimestre. Seremos privilegiados, com nossos juvenis, ao estudarmos a doutrina do Espírito Santo, a Paracletologia, pois não podemos ignorar o maravilhoso trabalho realizado pela terceira pessoa da trindade.

Muitos ignoram ( não sabem exatamente como se processa) o labor do Espírito Santo em prol dos Seus filhos.

É necessário glorificá- lO, da mesma forma que se exalta a pessoa do Pai e do Filho, pois não é uma parte da divindade, mas a divindade completa.

O exame das Escrituras é imprescindível para que compreendamos que Ele não é uma mera influência ou mero poder. É uma Pessoa dotada de intelecto que conhece as profundezas de Deus, pois é Deus e as revela:

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (I Co 2.10,11)

É um Ser Pessoal, cujo propósito é converter os homens ao Criador. Precisamos nos entregar a Ele para que realize, por meio da nossa vida, o Seu trabalho, a Sua obra neste mundo.

A terceira pessoa da Trindade, dotada da mesma substância do Pai e do Filho, participa da Trindade e já estava presente desde os tempos da eternidade a trabalhar.

Como Deus, Ele é eterno: “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus […]” (Hb 9.14).

A Bíblia diz que o Espírito Santo, tal como um poderoso vento (que é simbolizado) pairava sobre a face das águas, ainda sobre a Terra sem forma e vazia. Antes que fosse dada forma a este mundo, o Espírito Santo lá estava, cooperando na criação:

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gn 1.2)

É por isto que podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que Ele é Deus, um ser auto-existente, incriado, causa de todas as coisas, tal como o Pai e o Filho também o são.

A terceira pessoa da Trindade ocupa o mesmo posto valorativo no que se refere aos seus atributos como Deus e ao que entendemos como sua participação na criação do mundo, haja vista que a Trindade sempre trabalha unida em prol do benefício do homem.

Deus se tem revelado como uma Trindade. Há um só Deus, porém três Pessoas – um só Deus, e não três; nem um só Deus com perturbações do tipo múltipla personalidade.

Para compreendermos a doutrina da Trindade, precisamos aceitar o fato de sermos forçados, mediante a auto- revelação de Deus na Bíblia, a desconsiderar as leis comuns da lógica.

A doutrina da Trindade proclama que Deus é um só, porém três; Ele é três, porém um só. Isso não significa que o Cristianismo tenha abandonado a lógica e o raciocínio.

Pelo contrário, aceitamos o fato de que a doutrina da Trindade refere-se a um Ser infinito que está além da compreensão de suas criaturas finitas. (Mc Lean, 1997, p.385)

Os pronomes pessoais empregados para o Espírito Santo reafirmam que se trata de uma pessoa: O mesmo Espírito (Ele) testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16), deixando claro, de acordo com Bancroft (1995, p.180) que a construção gramatical também contribui para o reconhecimento desta natureza pessoal do Espírito Santo.

O emprego do substantivo masculino “parakletos” que Cristo empregou, ao se referir ao Consolador dos discípulos, aponta para uma Pessoa que viria substituir uma outra Pessoa:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14:16,17)

Ele veio para os discípulos, com o fim de realizar o que Cristo já vinha realizando, veio apenas dar continuidade ao trabalho do Mestre.

Como pessoa que viria substituir outra, o Espírito Santo é dotado de personalidade, possui atributos de uma pessoa, os quais a Bíblia aponta: pensar, sentir, querer, consciência própria e direção própria.
Portanto, os atos de pensar, de amar, de ter direção própria, demonstrar que tem consciência própria revelam que o Espírito Santo é uma pessoa.

No entanto, não podemos confundir que ser pessoa é possuir corpo humano composto de olhos e ouvidos.

Ele possui os elementos que compõem a personalidade, pois a Terceira Pessoa da Trindade:

FALA: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar- lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Ap.2.7)

É INTELIGENTE: E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. (Rm 8.27)

TEM VONTADE: E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo:
Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. (At 13.2)

AMA: E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito,
que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; (Rm 15.30)

É BONDOSO: E deste o teu bom Espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede. (Ne 9.20)

SE ENTRISTECE: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Ef 4.30)

INTERCEDE: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Rm 8:26)

ENSINA: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14.26)

CLAMA: E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. (Gl 4.6)

GUIA E CONDUZ: E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. (Atos 16:6,7)

CHAMA HOMENS E OS COMISSIONA: Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Atos 20:28)

O ESPÍRITO SANTO MERECE TRATAMENTO PESSOAL

PODEMOS REBELAR-NOS CONTRA ELE E ENTRISTECÊ-LO 

Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. (Is 63.10)

PODE-SE MENTIR PARA ELE- Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3,4)

PODE-SE BLASFEMAR CONTRA ELE – UM PECADO IMPERDOÁVEL

Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. (Mt 12:31,32)

Blasfemar significa falar do Ser Supremo usando termos de ímpia reverência, usando o ultraje ou falando de forma repreensível acerca de Deus, Cristo ou Espírito Santo.

Sendo assim, é necessário orientar os nossos jovens acerca da reverência ao Espírito Santo, da necessidade de buscarmos a Sua presença e de termos cuidado com julgamentos precipitados que dizem respeito às operações divinas.

Relacionar-se pessoalmente com o Espírito Santo deve ser a meta de todo o cristão, pois o ESPÍRITO SANTO É DEUS.

O apóstolo Pedro deixou isto bem claro a Ananias quando ele vendeu a herança e mentiu sobre o preço, dizendo: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At 5.4 c)

A situação foi tão séria que Ananias caiu morto aos pés do servo de Deus. Com todos os atributos da divindade, o Espírito Santo tem poder sobre a vida e conhece todos os intentos do coração humano.

Somente Ele pode guiar e ensinar o ser humano pelo melhor caminho porque sabe todas as coisas. Este atributo chamado onisciência pertence tanto ao Pai como ao Filho também:

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Co 2:10,11)

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14:26)

Aquele que tudo conhece também está em todas as partes, é impossível dele se ocultar. Tal como Adão não pode se esconder do Todo-Poderoso, não poderemos nos esconder do Espírito que a tudo contempla e perscruta.

Sua onipresença garante um cuidado especial para com todos os filhos amados do Pai. Ele nos vê por dentro e vê aonde estamos neste mundo afora, seja onde estivermos, até nas profundezas do mar:

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; (Sl 139:7-12)

Aquele que vive desde os tempos da eternidade e conhece todas as coisas também é detentor de todo o poder nos céus e na terra.

O Espírito Santo é Onipotente e capaz de realizar tudo o que lhe apraz para o benefício humano. Vemos a Sua atuação no nascimento e na ressurreição de Cristo:

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. (Lc 1:35)

E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (Rm 8.11)

Diante da menção desta tríade, há que citar também o atributo da eternidade em Hb 9.14 (já citado) e de Criador:

“ Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra” (Sl 104.30). Aquele que participou da criação de todas as coisas também faz parte da criação humana, como atesta Jó:

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.” (Jó 33:4) Portanto, podemos afirmar que o Espírito Santo de Deus está conosco desde o início da nossa existência,

assistindo a nossa formação no ventre da nossa mãe, cuidando para que tudo saia conforme o Senhor de Universo planejou. Aleluia!

Ele é digno de ser chamado Senhor porque está no controle de tudo, orientando seus filhos e trabalhando para que os homens conheçam o Deus verdadeiro, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo.

O Espírito Santo vai realizando um processo santificador contínuo na vida do cristão, com a finalidade de que ele se aproxime cada vez mais do Senhor, comprometendo-se com a Palavra e se prepare para ir ao encontro do Filho nos ares:

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Co 3:18)

Neste processo de conversão ao Senhor, observamos que é o Espírito Santo quem justifica e santifica o crente:

“E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” (I Co 6.11)

Além disto, ensina ao cristão como deve ser o seu procedimento em diferentes setores da sociedade, para que o nome do nosso Deus seja exaltado:

“E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.

Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” (Lc 12.11,12)

No entanto, é preciso considerar que esta não pode ser considerada uma desculpa para não estudarmos as Escrituras, enfatizando que o Espírito Santo nos ensinará.

Lembremo-nos que o texto sagrado nos diz que “esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14.26)

Ora, somente podemos nos lembrar de algo que já estudamos, não é verdade? Portanto, o Espírito Santo nos fará lembrar tudo o que tivermos estudado (tudo quanto vos tenho dito). Está na Bíblia.

Assim temos examinado ligeiramente o que diz a Bíblia sobre a verdade tão preciosa de que o Espírito Santo é uma pessoa. Diante destas Escrituras, não pode haver nenhuma dúvida sobre este grande fato.

Teoricamente, os crentes, em geral, aceitam esta verdade; porém, infelizmente, deixam de realizá-la na sua vida.

O Espírito Santo veio afim de abrir ao crente as riquezas da graça de Deus; e, não obstante ser este o seu desejo, muitos crentes passam os dias na maior pobreza espiritual.

Não devemos continuar nestas condições. Façamos um esforço especial para que vivamos em Deus e para que estejamos sempre conscientes de que temos  conosco uma pessoa, o Espírito Santo, que pode fazer por nós até mais do que Cristo conseguiu fazer enquanto na carne. Seja a nossa oração diária a que se encontra em II Co 13.13: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.”

O novo nascimento é uma das obras magnas do Espírito Santo, nascimento que não vem da carne e do sangue, mas do Espírito. Conhecida como obra de Regeneração, gerar de novo, como uma nova criatura, mediante a fé no sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.

Quem convence o homem que ele é pecador e necessita de restauração? Somente o Espírito Santo tem o poder de convencer e restaurar, fazer deste homem uma nova criatura:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. “ (II Co 5.17)

O homem está em Cristo como nova criatura, mas foi convencido e restaurado pelo Espírito Santo, o qual garante nova situação não só no aspecto interior, bem como posicional também.

Este é apenas o início de um relacionamento mais próximo com o Espírito Santo, porque conhecê-lO pressupõe manter um relacionamento de intimidade. Para isto, procura-se estabelecer a comunhão, conhecer os seus propósitos, verificar os significados de Seus nomes e simbologia etc. Até a próxima aula…..

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Escrever, numa tira de papel, um versículo referente aos atributos de divindade e de pessoa do Espírito Santo para que leiam e digam se o texto se refere a divindade ou pessoa. Depois: onipresença (Sl 139. 12)
divindade ou pessoa. Depois: fala (Ap 2.7)

REFERÊNCIAS:

BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. Doutrinária e Conservadora. 3.ed. São Paulo: IBR, 1995.
LANGSTON, A. B. Esboço de Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: Convicção Editora, 2019.

McLEAN, Mark D, O Espírito Santo. In: HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. 3.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

Profª. Amélia Lemos Oliveira

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/9785-licao-1-a-natureza-do-espirito-santo-i

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading