Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 1 – O QUE SIGNIFICA ORAR

INTRODUÇÃO

A Oração é a mais eficiente forma de comunicação entre o homem e Deus. Nesta lição definiremos o termo oração e identificaremos os seus objetivos gerais, veremos como a oração é vital na vida espiritual de um cristão, e finalizando o nosso estudo conheceremos os tipos de orações que Deus não se agrada e a oração agradável ao Senhor.

1. DEFINIÇÃO DE ORAÇÃO

i. Oração é um ato de dependência daquele que ora com relação ao Deus único e verdadeiro, considerando que aquele que ora reconhece que Deus é transcendente e tem a capacidade de realizar todas as coisas, ou seja, nada é impossível para esta divindade. (Lc 1:37)

ii. Oração é um ato de fé, pois aquele que ora além de se colocar na dependência de Deus, crê por meio da fé que uma realidade já existe ainda que não esteja materializada, pela ação da divindade. (Mt 21:22; Hb 11:1)

iii. Oração é um ato de comunhão com Deus, onde aquele que ora fala com e ouve o Senhor, e Deus fala com e ouve o crente, estabelecendo no crente a oportunidade de conhecer aprofundadamente quem é este incomparável Deus, sua vontade, dá-lhe graças, e ainda a oportunidade de aprender sobre os ensinamentos divinos, priorizando o reino de Deus. (Sl 86:13; Mt 6:33)

iv. Oração é um ato de adoração e reverência ao Senhor, pois aquele que ora a Deus não pratica a idolatria e cumpre fielmente os mandamentos do Senhor em não ter outros deuses diante de si e nem adorar outros deuses.

De outro modo aquele que murmura, ora avessamente para o diabo adorando-o, desobedecendo aos mandamentos do Senhor e pondo em dúvida os atributos de um Deus único, verdadeiro, onipotente, onisciente e onipresente, isto é, desacredita de Deus. (Êx 20:1-6)

2. OBJETIVOS GERAIS DA ORAÇÃO

2.1. INTERCESSÃO

Jesus Cristo intercede por nós junto ao Pai, e como todos os homens debaixo do sol possuem necessidades materiais e espirituais, é imperativo que oremos ao Senhor em favor de nós mesmos, dos amigos, da igreja universal dos santos, das autoridades constituídas de governo, pelos homens e mulheres de Deus, pelos irmãos em Cristo, pelos inimigos, pela humanidade e tantas outras causas que requerem uma intervenção sobrenatural divina. (Rm 8:34; 1 Pd 4:7-11; 1 Ts 5:12-28).

2.2. AÇÃO DE GRAÇAS

Nossas orações verdadeiramente devem expressar a mais nobre virtude humana de agradecer a Deus em tudo, sob qualquer circunstância, seja na bonança ou na tempestade que venhamos atravessar no decorrer de nossas vidas.

Não existe outro Deus igual ao nosso, pois, como poderíamos recompensar este Deus por nos ter dado gratuitamente a salvação e vida eterna. (Sl 116:1-19).

3. A ORAÇÃO É VITAL NA VIDA EPIRITUAL DO CRISTÃO

A oração nos remete a presença de Deus trazendo em seu bojo as seguintes benesses, a saber:

i. Deus deseja avidamente nos ouvir, e é na oração que colocamos diante do Senhor nossas tribulações, perplexidades, perseguições e aflições sabendo que jamais seremos destruídos. (Sl 72; 12; 2 Co 4:7-9).

ii. Batalhas espirituais são travadas com armas espirituais e o apóstolo Paulo nos ensina que poderosas armas podem e devem ser utilizadas para aniquilar com as intenções do maligno e seus asseclas em tentar nos destruir. O apóstolo nos conclama a tomarmos e nos revestirmos da armadura de Deus, bem como, praticar orações e súplicas para resistirmos as ciladas do Diabo. (Ef 6:10-20)

iii. É na oração dirigida pelo Espírito Santo que Deus nos socorre para qualquer circunstância adversa que venhamos a experimentar, pois, O Espírito do Senhor sabe de nossas necessidades, nossas limitações, nossos desejos, sentimentos, etc. (Rm 8:26-27).

4. TIPOS DE ORAÇÕES QUE DEUS NÃO SE AGRADA

4.1. ORAÇÕES HIPÓCRITAS

Infelizmente muitas pessoas realizam orações ao Senhor sem sinceridade achando que podem enganar a Deus. Desta forma, se torna um fariseu religioso de comportamento hipócrita, ou seja, tem manifestações externas de piedade, mas na realidade é um mentiroso de coração falso e impuro (Lc 18:9-14).

4.2. ORAÇÕES EGOLÁTRICAS OU EGOÍSTAS

O egoísta só pensa em si de forma a ter o pleno atendimento de seus próprios interesses em detrimento dos outros. Aquele que ora de forma egoísta, pede mal visando deleitar-se, e Deus não responde a estas orações. (Tg 4:1-3)

4.3. ORAÇÕES MATERIALISTAS

São as orações que buscam o reconhecimento humano, aplausos, bens materiais, dinheiro, fama e poder que visam atender os desejos da carne sem se importar com a vontade de Deus e sem qualquer interesse pelos valores do Reino dos Céus.

Deus ama a prosperidade de seus servos, porém não quer que os seus servos coloquem os bens materiais em seus respectivos corações no lugar exclusivo do Senhor. (Mt 20:17-28; Sl 35:27)

5. A ORAÇÃO AGRADÁVEL AO SENHOR

Deus deseja que o homem se torne santo, viva em santidade e sirva ao Senhor com alegria de forma voluntária em adoração, santificação e comunhão com Deus.

Aquele que pratica a Palavra de Deus pela atuação direta do Espírito Santo consegue discernir qual é a vontade de Deus para sua vida e não realiza orações que contrariam os preceitos divinos. (Rm 8:24-30)

A oração que traz em sua composição a humildade, o arrependimento, a conversão daquele que ora tem como resposta a inclinação dos ouvidos do Senhor para ouvir o clamor, a concessão do perdão dos pecados e bênçãos sem medidas de forma abundante para aquele que ora. (2 Cr 7:11-14)

6. CONCLUSÃO

Jesus é o único mediador entre Deus e o homem, é o nosso intercessor, ninguém chegará ao Pai se não for através dEle, e por isso tenhamos uma vida piedosa cristã de oração, jejum e meditação da Palavra de Deus para que tenhamos vida e vida com abundância, além de ter uma plena comunhão com o Senhor. Em tudo oremos perseverantemente em Nome de Jesus Cristo.

Shalom Adonai!

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/filmes/

Vídeo: https://youtu.be/Em1EnBrJjzY

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading