Sem categoria

Jovens – Lição 13 – Esperando Jesus Para Hoje

Esperando Jesus Para Hoje

Chegamos ao final de mais um grandioso trimestre. Neste, aprendemos acerca de uma das doutrinas mais atrativas e temidas da teologia sistemática: Escatologia.

Foram 13 lições que apresentaram, de maneira pontual, alguns aspectos relacionados aos últimos tempos. Na lição de encerramento, alertaremos para o aspecto mais importante dos tempos atuais relacionado à Escatologia: doutrina da iminência; esperando Jesus voltar hoje.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A EXPECTATIVA DA VOLTA DO SENHOR

A Bíblia afirma que a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8.19). Vivemos dias difíceis, e, conforme o tempo vai avançando, entendemos e desejamos que o nosso Senhor venha nos arrebatar para estar junto a Ele eternamente. Aquele que vive no processo constante de santificação almeja ver a justiça plena de Cristo revelada, para que assim o que hoje é visto por espelho, seja plenamente revelado a nós (1 Co 13.12).

O rapto iminente da Noiva deve ser desejado e aguardado com prudência. Não fomos chamados para viver numa vida leviana, onde possamos fazer o que queremos independente da situação. Somos chamados para ser santos (1 Pe 1.15,16), para que no dia aguardado possamos ser arrancados dessa terra com força (Hb 12.14).

Devemos estar preparados porque a vinda do Senhor para arrebatar a Sua Igreja é iminente, ou seja, já está sobre nós e a qualquer momento nos alcançará.

Compreendemos a iminência como um acontecimento que está sempre pairando acima de alguém, constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua ocorrência […] Cremos e pregamos que a qualquer momento ouviremos o som da trombeta de Deus nos chamar1.

Os fenômenos vaticinados por Jesus Cristo como sinais da consumação dos séculos não parecem tão fenomenais assim, não é verdade? Afinal de contas, não é certo que sempre tivemos nação contra nação, guerras e rumores de guerra, fomes, terremotos e pestes?

Assim sendo, como considerar os sinais como evidência da iminente volta de Jesus Cristo? Uma análise de Mateus 24.8, à luz do grego, poderá nos ajudar a compreender melhor o papel desses eventos como elementos prenunciadores da volta de Jesus.

Na nossa Bíblia versão Almeida, parece apenas sugerir que esses eventos são os princípios das dores de parto. Note, portanto, que Jesus não disse “sofrimento”, mas “dores de parto”. Não é a inicial em si que dá o sinal. Somente quando elas se tornam mais frequentes e contínuas é que a mulher sabe que o bebê está prestes a nascer2.

Quanto mais os sinais são apresentados, mais se aproxima os eventos que compõem a segunda vinda de Cristo. Precisamos estar preparados para que ela aconteça agora. Não podemos cair na falácia de que Cristo demorará a vir, pois a qualquer momento seremos chamados para estar junto a ele.

JESUS CRISTO, AQUELE QUE VOLTARÁ

Precisamos entender que o alvo principal da Igreja deve ser o encontro com Cristo. Não devemos almejar o céu por causa das ruas como de ouro e de cristais, mas sim devemos almejar o céu para estar junto a Cristo eternamente. A nossa felicidade será o encontro com Ele nos ares.

Estamos falando dAquele que foi o responsável de nossa redenção. Se alguém despreza isso, nunca esteve no caminho certo do Reino de Deus. Precisamos estar caminhando por um só objetivo: viver eternamente ao lado de Cristo.

A essência da nossa esperança é estar juntamente com Cristo para sempre. Esta deve ser a primeira prioridade do cristão. Sim! Andaremos nas ruas de ouro; Sim!

Receberemos a nossa coroa; mas nada disso supera o gozo que teremos ao encontrarmos com o Senhor; vê-lo face a face (1 Jo 3.2; Ap 22.4); e sabermos que nada mais nos separará de Sua gloriosa presença, pois estaremos eternamente com Ele, Amém!1

Esse alegre encontro com Jesus é esperado como uma “bem-aventurada esperança” de todos os crentes, de todas as gerações (Tt 2.13). Ao usar a palavra “encontrar”, Paulo pode estar se referindo à imagem de uma delegação oficial de boas-vindas, enviada para saudar um digno visitante e escolta-lo ao estágio final de sua jornada.

De um modo diferente da primeira vinda do Senhor em carne, e do curto espaço de tempo que passou com os discípulos, esse encontro será eterno.

Não haverá nenhuma tragédia capaz de separar a unidade que teremos com Ele; não haverá na agenda de reino de Deus qualquer outro compromisso que faça com que novamente se ausente de nós3.

ATITUDES DOS CRENTES DIANTE DA VOLTA DE JESUS

Enquanto aguardamos a redenção do nosso corpo, precisamos estar vigilantes quanto a nossa caminhada. Não estamos livres dos desejos de nossa carne, pelo contrário, estamos em uma constante batalha espiritual entre a carne e o espírito (Rm 7.15-25; Gl 5.17), que nos leva a estar preparados em Cristo nessa peleja.

Precisamos, também, ansiar por esse grandioso encontro. Muitos crentes tem desfalecido e abandonado a certeza da espera pelo encontro com o Noivo. Estes preferem estar entregues aos seus prazeres, alegando dentro de seu coração que o Senhor tarde virá (Mt. 24.48). Contudo, serão surpreendidos quando menos esperar com a notícia de que Cristo arrancou a Sua Igreja dessa terra.

Cremos e pregamos que a qualquer momento ouviremos o som da trombeta de Deus nos chamar. Abandonar essa crença poderá conduzir o cristão a uma vida alheia da preparação para o encontro com o Noivo.

Uma pessoa que despreza a iminência do Arrebatamento, estará sujeita a ser abraçada pelo hedonismo (tendo o prazer como um bem supremo), e quem sabe, abdicar de uma vida em constante comunhão e santificação junto ao Pai, por ter em mente que Cristo tardará em voltar1.

Pregue-se ou não acerca da Segunda Vinda, os sinais proferidos por Jesus e os apóstolos continuarão ocorrendo até o Arrebatamento, cada vez mais intensos, numa demonstração de que as palavras do Senhor não passarão (Mc 13.31). Não podemos estar desapercebidos, pois “fiel é o que prometeu” (Hb 10.23,37). E o fato de não sabermos quando Ele voltará (Mt 24.42-44) deve estimular-nos à vigilância (Mt 25.1-13)4.

Esperando Jesus voltar hoje!

Dc. Antonio Vitor de Lima Borba

Referências:

1 – BORBA, Antonio Vitor de L. et al. O Fim dos Tempos. Entendo a visão dispensacionalista da escatologia. Joinvile: Editora Santorini, 2021.

2 – OLIVEIRA, Raimundo de. As grandes doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

3 – ARRINGTON, French; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, 2015.
4 – ZIBORDI, Ciro Sanches apud GILBERTO, Antonio et al. Teologia Sistemática Pentecostal.
Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/6989-licao-13-esperando-jesus-para-hoje-ii

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading