Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 13 – ORGANIZAR A IGREJA EM CRETA

 TEXTO BASE: (Tt 1:1-9)

O apóstolo Paulo escreve uma carta ao seu estimado colaborador chamado Tito exortando-a a organizar a igreja que estava em Creta segundo os princípios basilares cristãos.

Nesta lição conheceremos a autoria da epístola enviada a Tito¹, a data da escrita², o propósito da carta³ e finalizando o nosso estudo conheceremos o conteúdo integral da carta a Tito 4.

1.AUTORIA DA CARTA A TITO

A carta a Tito foi escrita pelo Apóstolo Paulo, conforme está escrito no prefácio e saudação da epístola, onde Paulo se apresenta segundo a sua missão como servo, apóstolo, pregador da Palavra de Deus e dirigente espiritual de Tito. (Tt 1:1-4).

2.DATA DA ESCRITA DA CARTA A TITO

Acredita-se que a carta a Tito foi escrita entre 62-64 d. C. pelo Apóstolo Paulo entre a sua primeira e segunda prisão, enquanto fazia ao que chamamos de sua quarta viagem missionária a cidade de Roma.

3.PROPÓSITO DA CARTA A TITO

Considerando uma análise global, o propósito da carta se refere a promover uma organização administrativa e eclesiástica da igreja sede e das congregações na ilha de Creta, no Mar Mediterrâneo, onde Paulo instrui a Tito a organizá-las, demonstrando uma grande preocupação com a sã doutrina, pois a igreja estava assolada por falsos ensinos ministrados por falsos mestres. (Tt 1:5; Tt 1:10-11)

4.ESTRUTURA BÁSICA DA CARTA A TITO

A carta a Tito em sua essência de forma resumida aborda três pontos fundamentais para compreensão da grande obra de restauração desta igreja, quais sejam:

4.1.QUALIFICAÇÕES E DEVERES DOS MINISTROS DE DEUS

O capítulo 1 da carta a Tito é permeado por uma lista de pelo menos 15 virtudes que um ministro do Senhor deve possuir para bem realizar a obra, considerando estas virtudes estratificadas nos aspectos moral, social e espiritual.

Estas qualificações morais, sociais e espirituais sistematizadas para o ofício de pastor, enumeradas por Paulo na carta a Tito são indispensáveis para nomeação, posse e exercício dos ofícios eclesiásticos de governo da igreja reconhecidos biblicamente e delineadas a seguir: (Tt 1:5-9).

4.1.1.EM SEU CARÁTER

Deve ser Irrepreensível / Inculpável (Tt 1:6; Tt 1:7).

Não deve ser arrogante, isto é, não deve ser altivo, prepotente, ter a convicção que é “expert” em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.(Tt 1:7)

Não ser irascível, ou seja, não deve ser alguém cujo humor se altera facilmente; que tem o gênio difícil; que se enraivece com facilidade (Tt 1:7)

Não deve ser cobiçoso de sórdida ganância e nem procurar ganhos desonestos (Tt 1:7)
Deve ser uma pessoa do bem, ou seja, quer o bem de todas as pessoas; não possui maldade no coração (Tt 1:8)

Deve ser justo, ter a vontade de fazer sempre o que é certo, correto, reto e justo (Tt 1:8)

4.1.2.EM SEU COMPORTAMENTO

Deve rejeitar qualquer vício (Tt 1:7)
Não deve ser violento, ou seja, briguento, alvoroçado, inclinado à agressão ou a discussões.(Tt 1:7)
Deve ser hospitaleiro, ou seja, aquele que acolhe com satisfação as pessoas (Tt 1:8)
Deve ser sóbrio, isto é , brando (Tt 1:8)

Deve ser temperante, ou seja, tenha autocontrole com domínio de si próprio (Tt 1:8)

4.1.3.EM FAMÍLIA

Marido de uma só mulher (Tt 1:6)
Administre bem a sua própria família e tenha os seus filhos em sujeição e respeito (Tt 1:6)

4.1.4.EM SEU MINISTÉRIO

Ser piedoso, amar a Deus e a obra de Deus. (Tt 1:8)
Deve ser apto para o ensino e sustentação das verdades profundas do Evangelho de Cristo com excelência na compreensão da Palavra de Deus e habilitado a transmiti-la, refutando quando necessário os contra dizentes com consciência limpa. (Tt 1:9)

Paulo complementa as virtudes desejáveis a um ministro de Deus dizendo a Tito que a eles são imperativos repreender os falsos profetas e falsos mestres, manter sempre o seu coração limpo, cheio de bondade e benignidade na alma, viver em santidade afastado do pecado, não sendo cúmplice dos pecados de outrem, e que não tenham a mente e nem a consciência corrompida com os valores mundanos, e também não tenham amor fingido e que pratiquem a justiça de Deus. (Tt 1:10-16)

4.2.OBRIGAÇÕES DAS VÁRIAS CLASSES DE PESSOAS DA IGREJA

O capítulo 2 da carta a Tito traz em seu bojo as obrigações pertinentes quanto a conduta moral e espiritual para os homens e mulheres idosas, jovens, e aos servos, visando o bem estar social e espiritual da igreja. (Tt 2:1-10).

É relevante ainda a manifestação nesta parte da carta sobre a doutrina da salvação com os gloriosos benefícios da graça salvadora de Cristo através da sua vinda na forma humana, da sua morte na cruz do Calvário e do seu retorno aguardado por todos para arrebatar a sua igreja. (Tt 2:11-15).

4.3.RESPONSABILIDADES DA IGREJA PERANTE A SOCIEDADE

O capítulo 3 da carta a Tito faz uma alusão direta a igreja quanto a obediência as autoridades constituídas e enumera obrigações na realização de boas obras na relação com a sociedade contrapondo a má conduta anterior experimentada pelos crentes. (Tt 3:1-3).

Na continuidade redacional da carta a Tito, Paulo, agora lembra aos cretenses que compunham a igreja, sobre a doutrina da salvação, dizendo que a salvação pela graça, por meio de Jesus Cristo, nos leva a praticar as boas obras e por isso temos que evitar frívolas discussões religiosas e evitar contendas com pessoas facciosas sobre religião. (Tt 3:4-11).

Na parte final da carta, o apóstolo Paulo, faz menção de substituir Tito a frente da igreja por Ártemas ou Tíquico, com o intuito de que ele fosse se encontrar com Paulo na cidade de Nicópolis e que também enviasse de volta Zenas e Apolo, bem como, recomenda que todos ajudem os necessitados, continuem a fazer boas obras encerrando a carta com uma breve saudação e uma benção sobre eles. (Tt 3:12-15)

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos sobre a carta a Tito no que concerne a autoria, data da redação, propósito e sua estrutura básica indicada pelas qualificações morais e espirituais do ministro de Deus, as obrigações e responsabilidades das várias classes de pessoas da igreja, bem como, da igreja em relação a sociedade.

Shalom Adonai!

PROF. LUCAS NETO 


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
QUEIROZ, Silas. Sejam Firmes: Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais. Jovens / 3º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9758-licao-13-tito-organizar-a-igreja-em-creta-e-reprimir-os-falsos-doutores-iii

Vídeo: https://www.escoladominical.com.br/videoaula-jovens/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading