Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 14 – FÉ PARA CRER NO FIM DA HISTÓRIA E NA CONDENAÇÃO ETERNA

INTRODUÇÃO

Com relação as últimas coisas no que concerne ao futuro da humanidade, temos que considerar que a Bíblia Sagrada é a Palavra final, inerrante, infalível e fidedigna, que revela com exatidão e precisão o que acontecerá no final dos tempos na história da humanidade.

Nesta lição realizaremos o estudo do livro do apocalipse (definição de escatologia, autor, data, local da redação e temas principais do livro de apocalipse)¹, e finalizando o nosso estudo, conheceremos a cronologia dos últimos acontecimentos da humanidade.

1.O ESTUDO DO LIVRO DO APOCALIPSE

1.1.DEFINIÇÃO DE ESCATOLOGIA

É o estudo das últimas coisas profeticamente anunciadas por Deus em sua Palavra, especialmente no livro de apocalipse, onde os últimos acontecimentos da história da humanidade na terra e no céu são narrados, bem como, anunciados o destino eterno dos salvos pela fé em Cristo Jesus e o destino dos não salvos.

Na etimologia da palavra no grego “éscathos” ou “éscathas”, significa “último” ou “últimas coisas” e “logos”, quer dizer “estudo”, portanto, escatologia é o estudo das últimas coisas.

1.2.AUTOR DO LIVRO DE APOCALIPSE

Todo o conteúdo do livro de apocalipse possui autoridade divina, pois, tem como autoria, o próprio Deus Pai, que entregou a mensagem a Jesus Cristo, (Deus Filho), e esta foi revelada ao apóstolo João através de um anjo, sobre as coisas que brevemente aconteceriam, tendo o apóstolo testificado a mensagem na forma escrita para que todo aquele que ler ou ouvir e guardar a mensagem seja bem-aventurado. (Ap 1:1-3).

1.3.DATA DA REDAÇÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

A maioria dos estudiosos da Bíblia Sagrada acreditam e concordam que o livro de apocalipse foi escrito numa data em torno do ano 95 d. C., no século I de nossa era, num cenário de grande perseguição da igreja primitiva durante o reinado do imperador romano Domiciano, ( 81 a 96 d. C.), que por se considerar uma divindade, instituiu um decreto que versava sobre “o culto ao imperador” que exigia dos cristãos uma exclusiva adoração a sua personalidade.

1.4.LOCAL DA REDAÇÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

O apóstolo João teve as visões proféticas do apocalipse numa ilha chamada “Patmos”, localizada no Mar Egeu, perto da Ásia Menor, para onde fora deportado por ordem de Domiciano, por se recusar a adorar este imperador romano.

1.5.TEMAS PRINCIPAIS DO APOCALIPSE

Genericamente o livro de apocalipse traz em seu bojo, os seguintes temas revelados ao apóstolo João:

– A visão de Cristo glorificado (Ap 1).

– As cartas as sete igrejas localizadas na Ásia Menor do passado que representam sete períodos de todas as igrejas, desde seu início, até a igreja atual de nossos dias, tipificando sua época, significado da igreja e seu caráter espiritual. (Ap 2-3).

 – O arrebatamento da igreja, ou seja, a retirada repentina da igreja da terra num “piscar de olhos”, materializada na visão do trono de Deus e da igreja glorificada. (Ap 4-5).

 – A grande tribulação descrita em sucessivos flagelos impostos pelo Senhor contra a terra, contra seus habitantes e contra a ordem de governo de Satanás, do falso profeta e do anticristo. Concomitante aos acontecimentos da grande tribulação na terra, haverá no céu o tribunal de Cristo, onde as obras dos servos de Deus serão galardoadas.(Ap 6-18).

– As bodas do Cordeiro, materializada no banquete e na grande festa do noivo, (Jesus). e a noiva, (a igreja) a realizar-se no céu, e a volta pessoal de Jesus em Glória a terra para destruir o império maligno de Satanás, do falso profeta, do Anticristo e de seus aliados na grande batalha do Armagedom, bem como, para libertar Israel e julgar todas as nações. (Ap 19).

 – A prisão de Satanás por mil anos com a implantação do respectivo reino milenial de Jesus na terra, finalizando com o grande juízo final (Ap 20).

 – A eternidade tipificada pelo novo céu e a nova terra, a nova Jerusalém, as admoestações e as promessas finais da revelação para o perfeito estado eterno.(Ap 21-22).

2.A CRONOLOGIA DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS DA HUMANIDADE

Esta sequência lógica dos acontecimentos escatológicos da humanidade é a mais aceita pelos teólogos e estudiosos da Bíblia Sagrada, a qual passaremos a reportar neste ponto da lição, a saber:

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos sobre as últimas coisas no que concerne ao futuro da humanidade registradas especialmente no livro de apocalipse, o último livro da Bíblia que trata como temas principais a visão do Cristo glorificado, as cartas às sete igrejas da Ásia menor, o arrebatamento da igreja, a grande tribulação na terra, as bodas do cordeiro no céu, a prisão de Satanás por mil anos, a eternidade tipificada pelo novo céu, a prisão de Satanás por mil anos e a eternidade tipificada pelo novo céu.

Por fim, identificamos uma completa e exata cronologia dos últimos acontecimentos e seus descritivos, a saber: a morte de Cristo, o arrebatamento da igreja, a grande tribulação, o tribunal de Cristo, as bodas do cordeiro, a volta de Cristo com a sua igreja, o Armagedom, o milênio, o juízo final e os novos céus e a nova terra. Shalom Adonai!

REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/10122-licao-14-fe-para-crer-no-fim-da-historia-e-na-condenacao-eterna-iii

Vídeo: https://youtu.be/_YxZelINt50

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading