Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 6 – FÉ PARA CRER NA NATUREZA HUMANA E DIVINA DE JESUS

INTRODUÇÃO

Bendito o Nome do Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro Homem. Nesta lição conheceremos a importância e os registros bíblicos da humanidade de Jesus¹, veremos a importância e os registros bíblicos da divindade de Jesus², e finalizando o nosso estudo veremos a unidade de Cristo quanto a sua natureza humana e divina³.

1.A IMPORTÂNCIA E OS REGISTROS BÍBLICOS DA HUMANIDADE DE JESUS

1.1.A IMPORTÂNCIA DA HUMANIDADE DE JESUS

A condição de Jesus Cristo ter sido ou não humano, coloca a aplicabilidade e a eficácia da obra redentora de Jesus na cruz do Calvário em favor da salvação de toda a humanidade (homem pecador) em dúvida, pelo fato de que se não tivermos a sua plena condição humana reconhecida, então, Jesus não realizou uma obra substitutiva dos homens pecadores na cruz, foi tão somente um mártir.

A encarnação de Jesus foi fundamental para unir a sua humanidade à sua divindade de modo a alcançar em todo a sua plenitude a validade da morte de Cristo em favor da salvação e vida eterna para os homens pecadores.

1.2.REGISTROS BÍBLICOS PARA A HUMANIDADE DE JESUS

A Bíblia Sagrada é o referencial de fé dos cristãos e seus registros escritos assumem um caráter absoluto de provas fundamentais de uma doutrina. Assim, tomaremos vários registros bíblicos como provas inequívocas e incontestáveis da humanidade de Cristo, a saber:

1.2.1.A CONCEPÇÃO DE JESUS

Jesus foi concebido num ventre materno da mesma forma que todo e qualquer ser humano, porém, com a diferença de que sua concepção não teve a participação do ser humano masculino.

Jesus foi concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria, a bem aventurada, escolhida pelo Senhor para ser a mãe de Jesus, a mãe de Deus. Este fato coloca a prova incontestável do Jesus homem. (Lc 1:26-38).

Jesus nasceu, cresceu, viveu e morreu na terra passando pelos mesmos ciclos de evolução da vida de um homem comum, necessitando de comida, água, descanso, sentiu dores, tristeza, alegria, etc., ou seja, viveu segundo as mesmas limitações de qualquer pessoa humana, conforme as virtudes emocionais e intelectuais de qualquer ser humano, porém, com a diferença crucial de que Ele não tinha e não tem pecado. (Lc 2:52).

Jesus não apareceu de repente de modo sobrenatural como um entidade espiritual, Ele se fez carne nascido de mulher e habitou entre nós cheio de graça e de verdade. (Jo 1:14; Gl 4:4).

1.2.2.A TRICOTOMIA DE JESUS

O ser humano foi criado por Deus configurado num ser tricotômico composto por corpo, alma e espírito e estes componentes possuem um mesmo valor, pois, Cristo quer nos encontrar em sua volta gloriosa para arrebatar a igreja com o corpo, alma e espírito irrepreensíveis. (1 Ts 5:23-24).

Jesus Cristo na condição de sua humanidade tinha um corpo físico, alma e espírito na mesma conformação de qualquer homem quanto as suas necessidades:

– Corpo físico – As pessoas que conviveram com Jesus, viram e tocaram nEle caracterizando a existência de um corpo físico além de ter as mesmas necessidades biológicas de comer o alimento, beber água, descansar, etc. (1 Jo 1:1; Mc 10:13-14; Mc 5:31; Lc 4:2; Jo 19:34; Lc 24:39).

– Alma (mente humana) – Jesus na terra teve virtudes emocionais característicos da alma humana tendo de certa forma se autolimitado temporariamente enquanto aqui esteve, porém, as características da alma humana lhe era inerente, pois, Jesus chorou, sentiu ira, angústia, tristeza, medo, compaixão e outras características exclusivas do ser humano. (Jo 11:35; Mt 21:12-13; Jo 12:27; Hb 5:7; Mt 9:36).

– Espírito – Jesus na terra tinha um espírito, sendo este a porção imaterial também presente no homem comum.

O seu Espírito era o canal de comunhão entre o próprio Jesus e o Deus Pai Eterno que buscava neste através da oração a direção e orientação para realizar a grande obra redentora da salvação. (Jo 17:21).

1.2.3.JESUS, O FILHO DO HOMEM

Em muitas ocasiões Jesus Cristo foi denominado como “o Filho do Homem” ou simplesmente como “homem” revelando assim a sua humanidade que era perfeita, sem pecado que foi tentado, mas não sucumbiu à tentação, tendo em tudo dado o exemplo do homem perfeito que venceu a morte. (Mt 8:20; Mt 8:27; Jo 10:33; Mt 12:32).

2.A IMPORTÂNCIA E OS REGISTROS BÍBLICOS DA DIVINDADE DE JESUS

Jesus Cristo é divino e esta sua natureza da deidade tem ao longo do tempo da existência humana sido debatida por teólogos, religiosos e religiões.

Parte desses grupos tem posto em dúvida se Jesus é ou não divino e a indagação formulada é: Jesus é Deus ou apenas um ser humano iluminado que veio a terra para orientar os homens em sua espiritualidade.

2.1.A IMPORTÂNCIA DA DIVINDADE DE JESUS

Um aspecto fundamental no plano da salvação do homem é que a deidade de Jesus, ou seja, a condição de ser Deus, o único Deus do universo ao realizar a obra de redenção na cruz do Calvário derramando o seu precioso sangue, garantiu a salvação da humanidade da morte eterna que teve a sua validade e a sua plena eficácia pela condição de Jesus ser Deus assumindo esta salvação um alcance universal, isto é, uma dádiva de Deus a todos os homens e ao mesmo tempo um caráter independente do tempo, ou seja, a salvação tem um efeito permanente para todas as épocas de geração a geração.

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus absoluta que se sobrepõe a qualquer intelectualidade e teoria humanística, e é através desta Palavra que provaremos a divindade de Jesus afastando qualquer debate ou argumentos contrários ao que está posto, pois, a Bíblia afirma, categoricamente: “Jesus é Deus em toda a sua plenitude e é o Salvador da humanidade”. (Cl 2:6-15).

2.2.REGISTROS BÍBLICOS PARA A DIVINDADE DE JESUS CRISTO

A Bíblia Sagrada é o referencial de fé dos cristãos e seus registros escritos assumem um caráter absoluto de provas fundamentais de uma doutrina. Assim, tomaremos vários registros bíblicos como provas inequívocas e incontestáveis da Divindade de Cristo, a saber:

2.2.1.JESUS É O ETERNO

Só Deus é Eterno, e esta virtude está presente na Pessoa de Jesus Cristo que não teve início e não terá fim de sua existência, ou seja, a Bíblia atesta a pré-existência de Jesus antes da própria criação. (Jo 1:1; Hb 13:8).

2.2.2.JESUS É O CRIADOR

Só Deus é Criador, esta prerrogativa de criador, também está presente na Pessoa de Jesus Cristo que criou o universo e tudo o que está contido nele. (Cl 1:16-17; Hb 1:10).

2.2.3.JESUS É ONIPRESENTE, ONIPOTENTE E ONISCIENTE

– A Onipresença (presente em todos os lugares – todas as coisas estão contidas nEle),

– Onipotência (tem poder para realizar todas as coisas),

– Onisciência (sabe de todas as coisas) são atributos naturais exclusivos de Deus e estes atributos estão em toda a sua plenitude presentes na Pessoa de Jesus Cristo demonstrados em várias ocasiões, como por exemplo, com o total domínio sobre a natureza acalmando o mar, conhecendo os pensamentos das pessoas e quando viu Natanael muito longe sobre a figueira. (Mt 8:26-27; Mc 2:8; Jo 1:48)

3.A UNIDADE DE CRISTO NA SUA NATUREZA HUMANA E DIVINA

A relação da natureza humana e divina em unidade na pessoa de Jesus Cristo é de difícil entendimento, pois, as virtudes naturais da divindade são inalcançáveis pelas virtudes naturais humana e agregado a isto a bíblia não revela diretamente esta relação unitária, porém, o que se pode inferir neste objeto da relação das duas naturezas de Cristo, segundo a Palavra de Deus, é que estas duas naturezas não se confundem, não se dividem, não se separam, não atuaram independentemente e são imutáveis. Jesus se esvaziou da sua majestade e não da sua divindade para ser ao mesmo tempo divino e eterno. (Fp 2:6-11).

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que Jesus possuía uma unidade de sua natureza humana e sua natureza divina (inseparáveis e não misturadas) sendo esta condição essencialmente de grande importância para a eficácia da salvação da humanidade, pois, um Deus que se fez carne e habitou entre nós, e com muito amor nos libertou da mais profunda sepultura (o inferno) nos concedeu vida eterna no céu, através do seu sacrifício vicário na cruz do Calvário.

Aprendemos através de registros bíblicos que Jesus em sua humanidade foi concebido no ventre de Maria, a bem aventurada, pelo Espírito Santo, e assim foi formado de um corpo, alma e espírito analogamente a todo e qualquer ser humano e que a sua natureza humana foi identificada com o título de “Filho do homem.

Também, por meio de registros bíblicos identificamos que Jesus em sua divindade é Eterno, criador de todas as coisas e que possui exclusivos atributos divinos de onipotência (pode todas as coisas), onipresença (tudo está contido nEle) e onisciência (sabe de todas as coisas).
Shalom Adonai!

PROF. LUCAS NETO


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.


Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9948-licao-6-fe-para-crer-na-natureza-humana-e-divina-de-jesus-iii

Vídeo: https://youtu.be/dLh11qvZvnI

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading