Sem categoria

Juvenis – Lição 04 – A Corrupção da Humanidade

 

A Paz do Senhor! Tudo bem?A aula dos juvenis da Escola Dominical dessa semana vai falar daquilo que acontece quando o homem escolhe, por livre-arbítrio, não observar a grandeza de Deus nem seguir os seus mandamentos.Deus, mesmo após o episódio da queda no jardim do Éden, ainda se manifesta aos nossos olhos nos dias atuais?Por que a humanidade tem cada vez mais dificuldade de reconhecer a grandeza e a bondade de Deus?

Por que Deus permitiu (e ainda permite) que o homens sofram por causa das más escolhas que fazem?

Boa leitura! 

Tópico 1: Os homens sabem a verdade

A melhor coisa que existe é conhecer a Deus.
Porém, muitos costumam argumentar: “mas eu nunca vi a Deus…logo, eu não acredito que ele existe!”
 
Provavelmente você deve conhecer alguém que tenha essa mentalidade: assim como Tomé, “só acreditam vendo”.
 
O Senhor, embora já tenha se revelado para algumas pessoas através dos tempos, se manifesta aos nossos olhos a todo momento através de toda a sua criação. 
 
Ao observar a diversidade e a complexidade da natureza, Ele nos mostra quão grande é o seu poder, assim como Paulo escreve no versículo abaixo:
 
Rm 1:20:“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.”
 
Assim, nenhuma pessoa pode dizer que não conhece a Deus, pois, através de toda sua criação, Ele se apresenta todos os dias, nos dando a oportunidade de voltarmos a Ele e adorá-lo por todas as coisas que Ele fez. 
 
Sl 8.3,4:“Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?”
 
Sl 19.1-4: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das tuas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo.”

Tópico 2: Os homens desprezam a verdade

Rm 1.21:“porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.”

Não glorificam a Deus

Existem aqueles que conhecem a Deus através da sua criação mas escolhem não segui-lo, preferindo outros caminhos diferentes daqueles que são agradáveis ao Senhor.
 

Com isso, essas pessoas preferem colocar o seu coração e sua prioridade em outros “senhores”, ignorando o grande mandamento:

Mt 22.36,37:Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” 

Tais “senhores” são nocivos à nossa fé e podem ser bens materiais (dinheiro, posses), poder, ou até mesmo representações distorcidas do próprio Deus.

 

Precisamos meditar: em nossa vida, reconhecemos a Deus através daquilo que vemos e o colocamos em primeiro lugar na nossa existência? ou estamos apenas fazendo de conta que vemos a sua grandeza e o deixando de lado na nossa rotina diária? 

Discursos “desvanecidos”

Ao desprezar o conhecimento da revelação de Deus através da sua criação, o homem passou a criar doutrinas e filosofias que os coloca, em termos de importância, em primeiro lugar no mundo. Assim é o humanismo.
 
O humanismo pode ser entendido como uma “filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância, no centro do mundo. Destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior”.
 
Em outras palavras, o homem, ao deixar de lado o reconhecimento do poder de Deus, passou a se colocar no centro do mundo, adotando as suas próprias filosofias; filosofias estas que, se não tomarmos cuidado, alcançarão todas as escalas da sociedade.
 
Mas, para que isso não aconteça, precisamos manter a nossa fé pura e inabalável em Deus, para que possamos vencer este mundo e todas as suas falsas filosofias.
 
1 Jo 5.4,5:“Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus?”

Mentes fechadas

Como consequência direta da queda e, posteriormente, do não reconhecimento de Deus, a humanidade gradativamente se corrompeu, ou, como está escrito em romanos, o “seu coração insensato se obscureceu” (Rm 1.21). 
 
Ao se afastar dos caminhos do Senhor, passamos a ter valores muito diferentes daqueles que Ele quer que tenhamos. Consequentemente, temos dificuldades de ver a bondade e a soberania de Deus na nossa vida. É como se tivéssemos “escamas” nos olhos.
 
At 9.18:“E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.”

Precisamos vigiar e orar para que tais “escamas” não venham nos impedir de ver as maravilhas que Deus tem para as nossas vidas.

Tópico 3: O preço da corrupção  

Rm 1.24-28:Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;”

Entregues à própria sorte

Como foi estudado na primeira lição (A queda)Deus queria ter um relacionamento harmonioso e perfeito com o ser humano
 
Mas, como o homem é dotado de livre direito de escolha das suas ações (livre-arbítrio), este escolheu desobedecer a Deus e seguir caminhos que eram contrários à vontade do Senhor.
 
Assim como aconteceu com Adão e Eva, a humanidade preferiu se corromper em vez de seguir os conselhos de Deus. E, quando isso acontece, o resultado nunca é bom.

Então, será que as nossas livres escolhas estão alinhadas com os conselhos e a vontade de Deus?

Consequências

A maior consequência de não se ouvir a Deus e de se escolher caminhos que não lhe agradam é que Ele permite que a gente sinta na pele as amargas consequências das nossas escolhas.  
 
No caso dos versículos de Romanos, as escolhas ruins do ser humano fizeram com que Deus “abandonasse” aqueles que assim permanecessem, para que vivessem conforme a sua vontade. Com isso, o resultado foi não só a desonra do próprio corpo como também o evidente afastamento de Deus dessas pessoas.

Tudo aquilo que fazemos, quer seja bom ou ruim, tem consequências. Cabe a nós decidirmos qual caminho queremos seguir

Tópico 4: Humanismo

Rm 1.32:“os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”
 
O humanismo, cuja definição já foi abordada no tópico 2, é uma filosofia que vai diretamente contra o mandamento da lei, que é  amar a Deus sobre todas as coisas (Mt 22.37).
 
Quando o homem procura ser o centro de todas as coisas, o perigo é iminente.

O perigo

Mt 16.21-25: “Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.”
 
Gn 3.5: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
 
Podemos observar um pensamento humanista nas duas passagens descritas acima. 
 
No caso da passagem de Mateus, Jesus adverte sobre o conselho “humanista” de Pedro, dizendo que era necessário que ele (Jesus) passasse por todas as provações que culminariam em sua morte e ressurreição.
 
Além disso, nos faz uma proposta que cabe uma reflexão: Se quisermos seguir genuinamente a Cristo, devemos renunciar a nós mesmos, ou seja, não devemos nos preocupar com os nossos próprios interesses. Devemos colocar Cristo sempre em primeiro lugar nas nossas vidas.
 
No caso da passagem de Gênesis, a serpente induz Eva a comer do fruto proibido com a justificativa de que ela “seria como Deus, sabendo o bem e o mal”. Em outras palavras, ela seria o centro de tudo (o que é um pensamento humanista).

O humanismo em nossos dias

Um outro reflexo direto do humanismo que podemos observar atualmente é o fato de que, uma vez distantes de Deus, a humanidade têm aceitado uma quantidade cada vez maior de doutrinas e heresias
 
Uma consequência direta disso é a relativização dos valores morais e dos mandamentos que Deus estabeleceu como absolutos (o relativismo moral foi tema da primeira lição do trimestre passado).
 
Em outras palavras, a perda dos valores morais com a desobediência fez com que o homem adotasse e aceitasse ideias que o colocassem no centro do mundo e, cada vez mais, distantes de Deus.

Conclusão

Deus se manifestou e ainda continua se manifestando a todos nós através da sua criação. Porém, existem alguns que, mesmo assim, preferem abrir mão de tudo aquilo que Deus tem para seguir vãs doutrinas que colocam o homem no centro do mundo. Assim, Deus permite que o homem siga os seu próprio caminho assuma as consequências de casa uma das suas escolhas.
 
***
 
Espero que este artigo te ajude a ter boas ideia na preparação da sua aula. 
 
Se você conhecer algum outro aluno ou professor que possa se beneficiar desse conteúdo, não deixe de comentar e compartilhar!
 
Tenha uma ótima aula.
 
Até a próxima semana.
 
A Paz do Senhor!
 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading