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Juvenis – Lição 05- Entendendo os evangelhos

Entendendo os Evangelhos

No Novo Testamento temos quatro evangelhos, que trazem relatos da vida e obra de nosso Senhor Jesus. São eles: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Todavia, dá-se o nome de “sinóticos” aos três primeiros evangelhos, e por uma razão: há uma semelhança muito grande na escolha dos relatos sobre Jesus, na ordem destes relatos, na estrutu ra e até nas palavras escolhidas para as narrativas em cada um desses livros.

Sinótico é uma palavra que se origina da junção de dois termos gregos (a língua em que o Novo Testamento foi escrito): syn (que significa junto, ao lado – daí vem palavras como sinergia (syn + ergon [trabalho, negócio], que

é o trabalho conjunto ou em cooperação) e opsis (olhar, visão – daí vem palavras como óculos ou ótica).

Estudiosos sugerem que o Evangelho de Marcos seja o mais antigo deles e tenha servido de base para a redação de Mateus e de Lucas. Assim, evangelhos sinóticos trazem a ideia de livros escritos sob uma “mesma visão”, “mesma perspectiva” ou “de um mesmo ponto de vista”.

O Evangelho de João, que não se classifica como um sinótico, é escrito por uma perspectiva distinta, trazendo muitos fatos do ministério de Jesus na Judéia e em Jerusalém que não se acham nos três primeiros Evangelhos (por exemplo, o primeiro milagre de Jesus, a transformação da água em vinho), além de uma identificação ainda mais ampla e profu nda da identidade de Jesus, onde Ele próprio se revela reiteradas vezes como o Eu Sou – título que Yavé toma para si mesmo no Antigo Testamento (Conf. Ex 3.14).

 

1- Diferenças quanto a Geografia ou Topográfica:

Os sinóticos desenvolvem a atividade de Jesus na Galileia, e depois Jesus e os discípulos indo para Jerusalém, onde acontece, os fatos narrados na história da Paixão e morte de Jesus

João coloca Jesus presente em pelos menos 4 festas de preceito em Jerusalém (Páscoa, Dedicação) (João 2,13; 5,1; 7,10; 12,12) mostra um Jesus que desenvolve muitas atividades na região da Judéia. João quando fala da região da Galileia fala em Cafarnaum, em Caná, uma passagem pela Samaria, esta foi ignorada pelos sinóticos.

2 – Diferenças Cronológica:

As narrativas que encontramos nos evangelhos sinóticos, tem início com o prisão de João Batista (veja Mt 4,12; Mc 1,14), e a atividade de Jesus estende-se apenas por um ano. Jesus participa apenas de uma Festa da páscoa, a derradeira, onde tem lugar os acontecimentos do julgamento morte e ressurreição.

 

João tem outro roteiro para Jesus. Ele inicia a atividade mesmo antes da prisão de João Batista. A vida pública de Jesus tem um espaço de 3 anos e Jesus participa de três festas da Páscoa (João 2,13-23; 6,4; 12,1).

3 – Diferenças nos Milagres:

• Em João diferentemente dos sinóticos ele narra no primeiro livreto (Jo 1-13) um conjunto de sete milagres assim distribuídos;

• – Transformação da água em vinho em Caná da Galileia;

• – Cura do filho do centurião em Cafarnaum;

• – A multiplicação dos Pães e dos peixes as margens do mar da Galileia;

• – Jesus caminha sobre a água, no mar da Galileia;

• – Jesus cura um homem enfermo há 38 anos, piscina de Betesda em Jerusalém;

• – Cura do cego de nascença em Jerusalém;

• – A ressurreição de Lázaro em Betânia, saída de Jerusalém.

Finaliza com a pesca milagrosa depois da ressurreição.

O objetivo do evangelista João não foi tratar Jesus como um grande milagreiro, mas acima de tudo como o Senhor e Salvador, o Messias esperado.

Os sinóticos por sua vez querem mostrar um Jesus poderoso em obras. Através dele o reino de Deus já estava presente no meio dos homens

4 – Diferença nos Detalhes:

João escrevendo seu evangelho aos gentios nos oferece importantes detalhes que ampliam em muito as narrativas dos sinóticos.

 

– O encontro de Jesus com os primeiros discípulos, João e André, Pedro e Felipe de Betsaída, é na abertura de seu evangelho, quando do Seu batizado por João Batista às margens do rio Jordão;

– Entra no Templo no início do ministério expulsa os cambistas e mercadores, diferente dos sinóticos que colocam esta cena no final do ministério;

– No quarto evangelho é mais acentuada a incompreensão de Jesus e de sua mãe Maria, pelos ouvintes,

– Só o quarto evangelho apresenta a parte humana de Jesus, Ele com Maria chora a morte de Lázaro em Betânia.

– É o evangelho de João que apresenta os últimos passos de Jesus começando com a última ceia no cenáculo, os derradeiros momentos de Jesus, suas últimas palavras e recomendações, o lava-pés, e a cena com Judas Iscariotes.

– Em João aparece um Jesus muito próximo dos discípulos.

João nos convida a adentrarmos no Cenáculo e nos tornamos participantes dos últimos momentos de Jesus com seus discípulos, Suas últimas palavras, recomendações e oração, sua ação ilustrativa ao lavar os pés dos discípulos e a confrontação final com Judas Iscariotes. Nem um dos outros evangelistas nos trouxeram tantos detalhes da intimidade de Jesus com os discípulos, como João faz.

5 – Diferenças no Ritmo da atividade de Jesus:

Nos sinóticos temos a impressão que Jesus tem pouco tempo, esta sempre em atividade.

João ao contrário encontra tempo para seus discípulos para conversar e dialogar, aparecem longos diálogos: por exemplo diálogo com Nicodemos, a mulher samaritana.

No cerne da narrativa joanina está constituído pelos debates e momentos de ensino de Jesus aos discípulos e aqueles que ouviam falar de sua pessoa e missão. Os debates eram demonstrados em atos. O milagre da multiplicação dos pães identificar Jesus como sendo.

 6- Diferenças nos Relatos:

Diversamente dos sinóticos João não narra o nascimento de Jesus, seu Batismo por João no Jordão, as tentações antes do início do ministério, não narra a Instituição da Ceia de Jesus como memorial da morte e Ressurreição de Jesus, ou da agonia de Jesus no Getsêmani nem do julgamento do Sinédrio.

Olhando os milagres que aparecem em João apenas 3 coincidem com os sinóticos: a cura do filho do Centurião, a multiplicação dos pães, o andar sobre as águas.

Nos milagres a diferença aparece no significado que eles possuem: Nos sinóticos Jesus realiza os milagres movido de compaixão em João os milagres adquirem um caráter de sinais, manifestando a glória de Jesus.

7 – Diferenças na Ênfase Teológica:

O evangelho de João esta simbolizado por uma águia que voa nas alturas, seus temas dão respostas ao mundo filosófico do helenismo: Ele fala de luz e das trevas, do amor e do ódio, de verdade e da mentira, da vida eterna, da glória, do testemunho etc. Ao contrário dos sinóticos que anunciam a chegada do Reino de Deus.

João falando ao mundo dos gentios ignora toda a discussão do judaísmo e das leis mosaicos: como o uso do dinheiro, o divórcio, o adultério, o perdão aos inimigos etc.

Ainda encontramos ligada a Teologia diferenças na Cristologia:

Os sinóticos apresentam um Jesus como sendo o Filho do Homem, o maior de todos os Profetas, Salvador, Messias esperado e anunciado no Antigo Testamento..

João mostra um Jesus que vem da parte de Deus para revela a plenitude divina, e que ele sendo filho de Deus tem condições de realizar esta missão.

8 – Diferenças de vocabulário

E no vocabulário que vamos conhecer a mente do autor. Os sinóticos utilizam um vocabulário diverso de João se atendo mais a palavras comuns no linguajar religioso de Israel. João vivendo e escrevendo para os gentios caracteriza seu vocabulário, com uma terminologia usada com raridade nos sinóticos.

Vocábulos freqüentes em Mateus, Marcos e Lucas:

Basiléia (Reino); Geneá (geração); Grammateus (escriba); Dýnamis (força); Parabolé (Parábola); Pístis (fé).

Vocábulos freqüentes em João:

Ágape (amor); Aiónios (eterno); Alétheia (verdade); Hamartia (pecado); Graphé (escritura); Dóxa (glória); Érgon (obra); Zoé (vida); Kósmos (mundo); Martyréo (testemunhar); Patér (pai); Phôs (luz); Skotia (trevas); Hydor (;água).

Profº Gabriel Francisco da Silva Santana


Fontes de Pesquisa:

https://www.gospelprime.com.br/o-que-sao-evangelhos-sinoticos/amp/

https://www.abiblia.org/ver.php?id=7689

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