Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 11 – A IGREJA E SUAS DENOMINAÇÕES

INTRODUÇÃO

Somos uma igreja una, de um só Deus e um só Senhor, Jesus Cristo, nosso Salvador.

Nesta lição estudaremos sobre o histórico da igreja do Senhor Jesus, identificaremos as características da igreja neotestamentária, e finalizando o nosso estudo, entenderemos a multiplicidade das denominações cristãs.

  1. O HISTÓRICO DO INÍCIO ESPIRITUAL E INSTITUCIONAL DA IGREJA DO SENHOR JESUS

Jesus Cristo, inicia o seu ministério a partir do seu batismo nas águas no rio Jordão, realizada por João Batista, passando pela tentação no deserto e no chamado gradual de seus discípulos para realizar a sua missão de salvação da humanidade suportada em três pilares, aos quais podemos mencionar: o ensino nas sinagogas, a pregação do Evangelho do Reino e a cura de doenças e enfermidades entre o povo. (Mt 4:23-25).

Foi na cidade de Nazaré, em um sábado, numa sinagoga, que Jesus anuncia a sua missão de salvação da humanidade sob a unção do Espírito Santo para evangelizar os pobres, proclamar a libertação aos cativos, restaurar a vista dos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor. (Lc 4:16-22).

Na escolha dos doze apóstolos se principia a formatação da igreja primitiva, onde Jesus convoca 12 homens, outorga a sua autoridade a eles para expulsar demônios, curar toda sorte de doenças e enfermidades, pregar sobre o reino dos céus, ensinar sobre a salvação em cada cidade, em cada casa sem querer receber nada em troca, nem dinheiro, nem bens, nenhum benefício a não ser o seu próprio alimento. (Mt 10:1-15)

Semelhantemente a convocação dos 12, o Senhor Jesus, convoca 70 discípulos, divididos de dois em dois, a irem a cada cidade e lugar, para curar os enfermos, anunciar o reino de Deus, ensinar sobre a salvação, sem querer receber nada de bens materiais a não ser o seu próprio alimento, advertindo-lhes que o trabalho era muito grande para poucos obreiros e que encontrariam muitos obstáculos e resistência a anunciação das Boas Novas. (Lc 10:1-12).

Jesus cumpre integralmente a sua missão, dar a sua vida na cruz do Calvário para salvar a humanidade de seus pecados, ressuscita ao terceiro dia e ascende ao céu instruindo aos discípulos que fossem para Jerusalém, pois, receberiam poder do Espírito Santo para serem testemunhas do Evangelho de Cristo em todo o mundo de geração a geração. (At 1:6-14).

No dia de Pentecostes, estando os discípulos reunidos em oração, foram cheios do Espírito Santo, conforme profetizara o Senhor Jesus, e receberam poder e pregaram o Evangelho de Cristo a todos os seus patrícios e estrangeiros que ali estavam e por conta desta manifestação, em uma só dia, 3 mil pessoas aceitaram a Palavra e foram batizados, marcando assim este evento, o começo da igreja do Senhor Jesus como organismo espiritual e institucional. (At 2:1-13; At 2:37-41).

  1. CARACTERÍSTICAS DA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA

A igreja neotestamentária se caracterizou pelas virtudes de um conjunto de igrejas locais espalhadas pelo mundo da época, onde entre elas podemos citar: Jerusalém, Samaria, Lidia, Jope, Cesareia, Antioquia da Síria, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra, Derbe, Filipos, Tessalônica, Bereia, Atenas, Corinto, Éfeso, Troâde, Roma, Creta, Colosso, Babilônia, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodiceia, igrejas na Galácia e as suas respectivas congregações.

A igreja de Jerusalém era a principal igreja que administrava as demais no sentido doutrinário sob o comando dos apóstolos e dos presbíteros, dos quais se destacavam Tiago (meio irmão de Jesus) e os apóstolos Pedro e João (At 15:1-11).

Esta Igreja de Jerusalém experimentou um crescimento vertiginoso e em pouco tempo passou dos 120 membros de seu início no cenáculo para uma multidão espalhada na região. (At 5:12-16; At 9:31). Neste contexto, examinaremos à luz da Bíblia as características básicas da igreja de Jerusalém:

2.1. QUANTO A ADMINISTRAÇÃO

i – Presidida pelo Espírito Santo (At 2:1-4).

ii – Protegida pelos anjos do Senhor / Sob as ordens do Senhor os anjos trabalhavam para proteger a igreja.(At 5:17-21).

iii – Administrada pelos Apóstolos / todas as grandes decisões doutrinárias da igreja eram em comum e tinham a participação de seus integrantes. (At 15:6-21).

iv – Não se corrompia / A igreja não abdicava de ser santa e pura de acordo com o padrão dos valores morais e espirituais delineados pelo Espírito Santo (At 8:14-25).

v – Obediência irrestrita a Deus (At 4:18-20; 5:24-31).

2.2. QUANTO A DOUTRINA

i – A salvação só em Jesus / a salvação do homem só é alcançada em Cristo Jesus, através do arrependimento dos pecados, fé e pela graça. (At 4:5-12).

ii – Rejeitava o pecado / a igreja não admitia a prática do pecado.(At 5:1-11).

iii. Preservava a fé (At 2:14-25).

2.3. QUANTO A LITURGIA

i – Realizava o batismo nas águas e a santa ceia do Senhor Jesus (At 2:37-42).

ii – Era uma igreja de oração e de leitura da Palavra de Deus (At 6:3-4).

iii. Era uma igreja que evangelizava pregando sobre a salvação e o reino de Deus, resistindo com intrepidez aos seus opositores.(At 13:1-12).

iv – Realizava milagres / Pelo poder de Deus realizava sinais, prodígios, curas, ressurreição de mortos e milagres. (At 9:36-43).

v – Ensinava a Palavra de Deus (At 8:26-40).

2.4. QUANTO A ASSISTÊNCIA SOCIAL

i – Era uma igreja comunitária e com unidade doutrinária e social / Na igreja havia solidariedade, compaixão, não havia miseráveis entre eles. (At 2:42-47).

ii – Era uma igreja que se preocupava e cuidava dos doentes / pela grande união e solidariedade cuidavam amorosamente dos enfermos e doentes.(Tg 5:14-16).

iii. Era uma igreja que demonstrava misericórdia com os seus perseguidores. (At 7:54-60).

  1. AS ATUAIS DENOMINAÇÕES

Na atualidade existem inúmeras igrejas locais, também conhecidas como igrejas denominacionais que surgiram segundo as mais variadas circunstâncias, quer sejam de interpretações doutrinárias diferenciadas, interesses próprios, variegadas divergências e outros motivos humanísticos.

Entretanto, existe uma igreja universal de Cristo, também conhecida como a igreja invisível que possui na composição dos seus membros os salvos em Jesus Cristo que fazem parte da membresia das diversas igrejas denominacionais espalhadas por toda a terra.

Esta é a igreja que será arrebatada, ou seja, levada para o céu para viver eternamente com o Senhor Jesus Cristo.

  1. CONCLUSÃO

Estejamos sempre na presença do Senhor com corpo, alma e espírito íntegros e irrepreensíveis, esperando a volta do Senhor Jesus que virá para buscar a sua igreja consumando pragmaticamente a Salvação e Vida Eterna. Antes mesmo de sermos membros de uma igreja denominacional, esforcemo-nos para estarmos arregimentados nas fileiras da igreja invisível, ou seja, na Igreja Universal de Cristo.

Shalom Adonai!

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading