Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 11 – VIDA APÓS A MORTE ?

INTRODUÇÃO

Jesus no sermão do monte fala sobre dois caminhos e duas portas, que levam a destinos diferentes, salvação ou perdição.

Nesta lição estudaremos sobre a morte no sentido, físico, espiritual e eterna, saberemos o que é o estado intermediário e final dos homens, discutiremos sobre os tipos de inferno, finalizando o nosso estudo sobre o destino final do rico e do mendigo Lázaro mencionados no Evangelho de Cristo segundo escreveu Lucas.

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

1. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A MORTE

Um fato inegável no futuro de todas as pessoas é indistintamente a inevitabilidade da morte física delas se Jesus não voltar até o término do ciclo de vida destas pessoas.(Hb 9:27)

Apesar de muitos proferirem que não tem medo de morrer fisicamente, esta posição contradita a natureza humana de querer viver eternamente, segundo a nossa natureza adâmica. É difícil para os homens reconhecerem a realidade da morte física.

Já não temos mais túmulos construídos nos cemitérios, mas sepulcros ajardinados e parques memoriais que suavizam a imagem simbólica da morte física. A verdade é que segundo a Bíblia, todos os homens indistintamente tem pavor da morte. (Hb 2:14-15)

2. A VISÃO BÍBLICA SOBRE A MORTE

2.1. A MORTE FÍSICA

I – É a separação entre o corpo e alma (Ec 12:1-7; Ec 3:16-21);

II –  O corpo sem o espírito é morto (Tg 2:24-26);

III – A alma fora do corpo significa corpo sem vida, isto é, morto. (Gn 2:7).

 

2.2. A MORTE ESPIRITUAL

É a separação entre uma pessoa e Deus, onde o ser humano é

incapaz de reagir as questões espirituais ou mesmo uma

perda total da sensibilidade a tudo o que é de Deus e ao amor a Deus. (Ef 2:1-5);

2.3. A MORTE ETERNA

I – É a concretização definitiva da separação entre a pessoa e Deus caracterizando o que a Bíblia Sagrada denomina como a segunda morte. (Ap 21:8)

II – A segunda morte é um período infinito de punição e de separação de um homem da presença de Deus, sendo então a concretização do estado de perdição do indivíduo que estiver espiritualmente morto no momento da morte física.

A Bíblia menciona que os salvos em Jesus Cristo não provarão da segunda morte, ou seja, da morte eterna (Ap 20:6)

3. O ESTADO INTERMEDIÁRIO

Teologicamente o estado intermediário é um período de tempo entre a morte física de uma pessoa e a sua ressurreição e dependendo de sua escolha com relação ao plano de salvação de Deus para os homens esta ressurreição será para a morte eterna ou vida eterna. (Jo 5:28-29).

4. O ESTADO FINAL DOS HOMENS

Embora, existam outras posições teológicas sobre a alma e o corpo na relação vida e morte, acreditamos que após a morte física, a alma imaterial continua vivendo numa existência pessoal consciente, enquanto o corpo se decompõe.

A Bíblia em seu realismo não nega que a morte física é de fato universal, mas
delineia destinos diferentes para os salvos e para os incrédulos.

5. UM LUGAR DE JUÍZO E PERDIÇÃO

O Geena é um lugar de juízo que tipifica a porta larga que leva para a perdição, pois, o homem que entrar por esta porta terá sofrimento eterno neste lugar tenebroso.

5.1. TIPOS DE INFERNO

5.1.1. SHEOL (hebraico) OU HADES(grego)

Deus criou o inferno como um lugar de sentença de morte eterna para aqueles que o rejeitam como o único e verdadeiro Deus e a Jesus como Salvador e Senhor, sendo este lugar de tormentos, sede, escuridão, separação, condenação e de sofrimento eterno. (At 2:25-31)

Podemos dizer que o “Hades” ou “Sheol” é um lugar temporário de castigo dos não salvos até a segunda ressurreição para o julgamento final diante do trono branco

5.1.2. TÁRTARO

Alguns estudiosos da Santa Bíblia consideram que o lugar mais profundo do Sheol ou Hades é o Tártaro, popularmente conhecido como “Os quintos do inferno”, lugar onde Satanás será amarrado por mil anos, durante o reino milenial de Cristo. (Ap 20:1-3)

5.1.3. GEENA OU LAGO DE FOGO

É um lugar permanente de castigo eterno dos não salvos condenados no julgamento final perante o grande trono branco, sendo que o Lago de Fogo será ainda habitado por Satanás, o Anticristo, o Falso Profeta, Demônios e todos os pecadores que não se converteram ao cristianismo. (Ap 20:10; Ap 19:20; 2 Pe 2:4; Ap 21:8; Ap 20:15)

6. A JUSTIÇA DE DEUS

No Evangelho de Cristo, segundo o médico e evangelista Lucas no capítulo 16, a partir do versículo 19 até o 31 registra uma parábola do rico e do mendigo Lázaro e, em razão do Senhor Jesus ter dado nomes aos personagens desta parábola, acreditamos piamente que se trata de uma história real. (Lc 16:19-31)

Neste contexto vamos estudar sobre a vida após a morte, a partir desta história narrada pelo Senhor Jesus no que concerne aos NÃO salvos.

6.1. ACONTECIMENTOS APÓS A MORTE FÍSICA DO RICO INCRÉDULO (NÃO SALVO)

6.1.1. O RICO INCRÉDULO FOI PARA O INFERNO

Imediatamente após a morte física do rico, sua alma e seu espírito saíram de seu corpo, foi sepultado, e de repente se viu de forma consciente e com perfeita memória num lugar chamado “Hades” ou “Sheol” que significa inferno (Lc16:22b-23; Lc 16:27-31)

6.1.2. O RICO INCRÉDULO ESTAVA ENVOLTO EM CHAMAS COM SEDE E NUM LUGAR DE TORMENTOS

O rico incrédulo clamou a Abraão para que tivesse misericórdia dele e que mandasse o mendigo Lázaro molhar a ponta de seu dedo para ao menos refresca-lhe a língua, pois, estava atormentado pelas  chamas, porém, Abraão retrucou-lhe dizendo que Lázaro teve uma vida de males e agora estava consolado e ele, o rico, teve uma vida regalada na terra e agora estava em tormentos. (Lc 16:24-25)

6.1.3. O RICO INCRÉDULO ESTAVA TOTALMENTE SEPARADO DA COMUNHÃO COM DEUS

A morte de um incrédulo é uma maldição, uma pesada penalidade que provoca desespero, pois,
carrega em seu bojo o afastamento definitivo do homem para uma vida em comunhão com Deus.

Os incrédulos por não compreenderem espiritualmente o que vem após a morte física vivem amedrontados com a vida.(Lc 16:26)

7. UM LUGAR DE VIDA ETERNA

O Céu é um lugar de paz que tipifica a porta estreita que leva para a salvação, pois, o homem que entrar por esta porta terá vida eterna e viverá com O Senhor Jesus para sempre..

7.1.VIDA ETERNA

7.1.1. OS MORTOS EM CRISTO JESUS

Os mortos em Cristo Jesus após passarem pelo Paraíso ressuscitarão em um corpo glorioso para imediatamente desfrutarem da vida eterna.

I – A Bíblia nos garante que num belo dia Jesus Cristo voltará para arrebatar a sua igreja santa onde haverá a ressurreição de um corpo renovado ou transformado que será reunido à sua alma para a vida eterna.(1 Ts 4:13-18)

II –  Não temos a plena capacidade de compreender os desígnios de Deus, dado que o Senhor assevera em sua Palavra que felizes são os mortos que morrem no Senhor, e Deus tem o evento da morte de seus santos como preciosa aos seus olhos. (Ap 14:13; Sl 116:15)

III –  Não podemos contra argumentar com relação a imortalidade da alma, bem como da ressurreição do corpo. Estas são realidades espirituais confirmadas na Palavra de Deus. (Lc 23:33-46)

IV – O apóstolo Paulo manifesta a Timóteo serenamente e com tranquilidade sobre a sua partida deste mundo com a certeza de vida eterna com Cristo, pois a ele já fora revelado de forma muito particular esta indescritível realidade. (2 Tm 4:6-8; 2 Co 12:1-4)

O apóstolo Paulo devido as grandes dúvidas suscitadas pelos cristãos da igreja de Tessalônica, lançou em sua carta para esta igreja, exaustivas explicações e ensinamentos revelados sobre a condição dos mortos e vivos fisicamente no que tange aos acontecimentos por ocasião do arrebatamento para a vida
eterna, aos quais passamos a mencionar neste momento:

7.1.2. A CRONOLOGIA DO ARREBATAMENTO SEGUNDO O APÓSTOLO PAULO NA 1ª Ts 4:13-18

7.2. O CÉU

No Evangelho de Cristo, segundo o médico e evangelista Lucas no capítulo 16, a partir do versículo 19 até o 31 registra uma parábola do rico e do mendigo Lázaro e, em razão do Senhor Jesus ter dado nomes aos personagens desta parábola, acreditamos piamente que se trata de uma história real. (Lc 16:19-31)

Neste contexto vamos estudar sobre a vida após a morte, a partir desta história narrada pelo Senhor Jesus no que concerne aos salvos.

7.2.1. ACONTECIMENTOS APÓS A MORTE FÍSICA DO MENDIGO LÁZARO (SALVO)

7.2.1.1. O MENDIGO LÁZARO FOI PARA O SEIO DE ABRAÃO (PARAÍSO)

Imediatamente após a morte

física do mendigo Lázaro, sua

alma e seu espírito saíram de

seu corpo, e foi levado pelos

anjos para o seio de Abraão

que significa paraíso. (Lc 16:22)

7.2.1.2. O MENDIGO LÁZARO ESTAVA TOTALMENTE EM COMUNHÃO COM DEUS

A morte física de um salvo em Cristo Jesus é uma benção, pois, quando são chamados por Deus através da morte física passam instantaneamente da vida física para a morte física e desta para a vida eterna. (Lc 16:25-26)

8.CONCLUSÃO

Deus deu ao homem o livre arbítrio que é a capacidade que o homem possui para decidir pelo seu próprio julgamento que caminho irá tomar para a sua vida sob todos os aspectos. Existe uma decisão de cunho espiritual que determina o nosso futuro eterno, ou seja, ter vida eterna ou morte eterna.

Aqueles que não vivem segundo a vontade de Deus, reconhecendo Cristo Jesus como seu Salvador e Senhor estará destinado a viver eternamente em sofrimento no lago de fogo e enxofre. Qual é a sua decisão ? (Ap 20:11-15).

Dinâmica: O Salário do Pecado

Objetivo:

Refletir sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.
Material:

02 alunos(01 aluno e uma aluna)

Frutas variadas

01 cartolina preta

Procedimento:

– Peçam para que o menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva.

– Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.

– Leiam Gn 2. 15 a 17:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

– Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.

Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do mal.

– Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:

Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).

Neste momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.

– Falem: Qual foi o pecado?

Certamente vão falar que foi a desobediência.

– Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.

– Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).

– Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que todos pecaram.

– Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado e a morte.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).

Vamos agora estudar sobre a morte como consequência do pecado e a vida após a morte.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading