Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 8 – BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS

 

INTRODUÇÃO

O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar e aperfeiçoar a vida cristã da igreja, (individual e coletivo), no conhecimento e na graça do Senhor Jesus, através da concessão de um revestimento de poder para os filhos de Deus manifestado pelos dons espirituais.

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

Nesta lição estudaremos sobre a definição do batismo no Espírito Santo, seu propósito, qual a evidência do batismo no Espírito Santo e como se preparar para receber esta grande dádiva do Senhor, finalizaremos o nosso estudo conhecendo os dons dados pelo Espírito Santo.

  1. DEFINIÇÃO DE BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

É um ato invisível e realizado somente por Jesus, sendo um presente de Deus dado a uma pessoa temente ao Senhor, não como prêmio a um merecimento, mas a uma virtude do próprio Senhor em conceder esta bênção e não daquele que recebe, sendo o batismo no Espírito Santo em sua essência um revestimento de poder de modo a capacitar o crente em Jesus a ser uma intrépida testemunha de Cristo em todo o mundo. (Mt 3:11;Lc 24:44-49; At 1:6-8)

  1. O PROPÓSITO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Considerando que a experiência do batismo com o Espírito Santo não é um requisito para a salvação em Jesus, este batismo é uma necessidade indispensável para tornar um cristão mais eficaz em sua vida cristã piedosa e na realização da obra do Senhor.

  1. CARACTERÍSTICAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

I – É uma experiência pessoal e bem definida sendo que aquele que recebe fica plenamente consciente deste batismo.(At 19:1-7)

II – É uma promessa de Deus universalmente para todos os homens de geração a geração que venham a responder positivamente a chamada da salvação em Jesus, através do Evangelho de Cristo.(At 1:1-8; At 2:37-43)

III – O batismo no Espírito Santo deve ser pedido e buscado. (Lc 11:9-13; 1Co 14:1-4)

  1. A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Conforme podemos contemplar na Santa Bíblia, o batismo no Espírito Santo tem como evidência inicial o falar em línguas estranhas, não existindo qualquer outro sinal material manifestado nos registros bíblicos deste acontecimento, que indique que alguém tenha sido batizado no Espírito Santo, a não ser, o falar em línguas.

Em três importantes acontecimentos registrados no livros de atos, podemos confirmar o falar em línguas estranhas como evidência do batismo no Espírito Santo, a saber:

  1. COMO SE PREPARAR PARA RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Muitos estudiosos da Bíblia Sagrada por entenderem que é prerrogativa do Senhor Jesus a vontade e decisão de batizar uma pessoa no Espírito Santo, rejeitam qualquer ação de ensino para se receber o Espírito Santo quanto ao batismo, porém, felizmente as Escrituras nos ensina o que devemos fazer para estar na condição de ser batizado no Espírito Santo pelo Senhor Jesus, a saber:

5.1. ARREPENDIMENTO DOS PECADOS

Sabemos que para uma pessoa obter a salvação tem que imperativamente se arrepender de seus pecados, sendo este requisito também indispensável para receber o batismo no Espírito Santo (At 2:38).

5.2. PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA

A salvação em Cristo Jesus vem pelo ouvir a Palavra que acende instantaneamente a fé e indispensavelmente a fé é um pré-requisito para que alguém seja batizado no Espírito Santo (Gl 3:2)

5.3.OBEDIÊNCIA A DEUS

O servo que é obediente ao Senhor passa a conhecer a Deus com muito mais confiança e assim recebe o Espírito Santo para presidir a sua vida (At 5:32)

5.4. ADORAÇÃO A DEUS

Se adorarmos o Senhor em Espírito e em Verdade criamos um ambiente ideal para o batismo no Espírito Santo. (Jo 16:14)

5.5. ORAR E BUSCAR O ESPÍRITO SANTO

Devemos orar e esperar com paciência de forma persistente e perseverante o batismo no Espírito Santo. (Lc 11:9-13)

  1. CONCEITO DE DONS ESPIRITUAIS

Podemos conceituar dom espiritual como uma dotação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo a uma pessoa para o serviço e execução dos propósitos de Deus na igreja e através dela, não sendo estes dons qualidades humanas aprimoradas por Deus, mas dádivas, favores imerecidos que o Senhor concede aos homens para revesti-los de poderes a fim de que o nome do Senhor seja glorificado.(1 Pe 4:7-11)

O profeta Joel registra que nos últimos tempos aos quais reputamos serem os dias de hoje, pela ação inefável do derramamento do Espírito Santo sobre o povo, a distribuição de dons seria muita intensa ao ponto de velhos e jovens profetizarem e revelarem sonhos e visões. (Jl 2:28-29).

No dia de pentecostes ocorreu o cumprimento parcial desta profecia (At 2:1-21). Já em nossos dias contemporâneos os dons espirituais estão em plena disposição para todos os integrantes da igreja de forma a promover sinais, prodígios e maravilhas para a edificação, santificação e aperfeiçoamento espiritual desta mesma igreja para a glorificação do Senhor Jesus (Ef 4:7-15)

  1. OBJETIVOS DOS DONS ESPIRITUAIS

Em termos gerais os objetivos gerais do Espírito Santo quando falamos sobre dons espirituais são:

I – Glorificar o Senhor Jesus (Jo 16:12-14)

II – Confirmar a Palavra de Deus (Mc 16:14-20)

III – Promover o crescimento em quantidade e qualidade da obra de Deus (At 6:1-7).

IV – Desenvolver a unidade e a edificação espiritual da igreja (1 Co 12:27-31)

V – Realizar o aperfeiçoamento dos Santos (Ef 4:11-13)

  1. CLASSIFICAÇÃO DOS DONS (ESPIRITUAIS, MINISTERIAIS E DE SERVIÇO)

8.1. DONS ESPIRITUAIS PROPRIAMENTE DITO

São dádivas e poderes que o Espírito Santo concede a alguns crentes com o intuito de que seja evidenciado no meio do povo de Deus a presença do Senhor e seja também confirmado o poder do evangelho de Cristo. (1 Co 12:1-11)

8.2. DONS MINISTERIAIS

São dádivas concedidas aos homens com os objetivos de aperfeiçoar os santos, administrar a obra e o ministério e edificação do corpo de Cristo para o alcançar uma unidade de fé, conhecimento do filho de Deus de modo a tornar-se um varão perfeito (Ef 4:11-13)

8.3. DONS DE SERVIÇO – ASSISTENCIAIS – MINISTÉRIOS PRÁTICOS

São dádivas concedidas aos homens para o exercício contínuo assistencial da igreja mediante ações que gerem boas obras para a glorificação do nome do Senhor.(Rm 12:1-8)

  1. CORINTO: UMA IGREJA PROBLEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os cristãos recebem os dons espirituais do Senhor não por méritos próprios mas pela benevolência e graça do Senhor visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento espiritual dos Santos.

A igreja de Corinto recebera os dons, porém, não estavam utilizando desse revestimento de poder para o crescimento espiritual da igreja e ao contrário estavam denegrindo a imagem dos servos de Deus com procedimentos pecaminosos. (1 Co 1:4-17)

Quando queremos ou recebemos os dons do Senhor temos que ter responsabilidade e compreender que temos que:

I – Conhecer os dons (1 Co 12:1)

II – Buscar os dons (1Co 12:31)

III – Zelar pelos dons (1 Co 14:1)

IV –  Ser abundantes nos dons (1 Co 14:12)

V – Ter autodisciplina nos dons (1 Co 14:32)

VI – Ter decência e ordem no exercício dos dons (1 Co 14:39-40)

  1. CONCLUSÃO

O batismo no Espírito Santo se traduz numa grande experiência com Deus para desenvolver e aperfeiçoar a sua obra, não dependendo este ato de merecimento próprio, métodos, posição eclesiástica, de local ou de tempo, mas tão somente de um coração voltado para amar de verdade o Senhor.

Os dons espirituais são para os nossos dias e esta dádiva de Deus não cessou com o fim da era apostólica e ainda segundo a Bíblia nos últimos dias estes dons serão ainda mais intensamente manifestados e por isso devemos buscar incessantemente os dons espirituais para o engrandecimento do reino de Deus aqui na terra, lembrando sempre que o maior dom que Deus nos deu e de forma permanente foi o dom da salvação. Shalom Adonai !

Dinâmica: Pentecostes

Objetivo:

Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.

Material:

01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.

Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.

Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.

Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.

Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu’il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu’il ait la vie éternelle.

Procedimento:

– Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.

– Leiam  Atos 2. 2 a 4.

– Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.

– Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.

– Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.

– Leiam Atos 2. 6 ao 12.

Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: O Fruto Desejado

Objetivos:

Estudar sobre o Fruto do Espírito.

Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.

Material:

01 laranja sem casca(deixem apenas 09 gomos)

Nomes das 09 virtudes digitadas

01 quadro ou cartolina

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.

– Falem, também: Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.

– Então, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.

Fonte Texto: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading