Sem categoria

PLANO DE AULA – LIÇÃO Nº 5 – CAIM ERA DO MALIGNO

lição 05 - foto
1º SLIDE

INTRODUÇÃO

– Na sequência do estudo sobre o livro de Gênesis, estudaremos hoje a primeira parte do capítulo 4, que nos fala a respeito da história de Caim e de Abel.

– Com Caim e Abel, vemos as duas diferentes opções que o homem tem diante do chamado divino para a salvação.

2º SLIDE I – OS FILHOS DE ADÃO E EVA

– Expulsos do jardim do Éden, o primeiro casal começou a cumprir a ordem divina para lavrar a terra como determinado pelo Senhor (Gn.4:23).

– A narrativa bíblica prossegue dizendo que Adão conheceu Eva e ela concebeu, tendo a Caim, tendo a mulher dito ter alcançado de Deus um varão (Gn.4:1).

3º SLIDE

Lições de Gn.4:1 (I):

a) o primeiro casal, embora tenha pecado, iniciou uma busca da comunhão com Deus, tanto que:
a1) cumpriram a ordem de Deus para a procriação;
a2) Eva agradeceu a Deus quando deu à luz Caim.

4º SLIDE

Lições de Gn.4:1 (II):

b) via no nascimento de seu filho um sinal da misericórdia divina, de que estava em pé a promessa de que viria a “semente da mulher” prometida no jardim do Éden para a redenção da humanidade;

c) o fato de estarmos num estado de depravação por causa do pecado não nos impede de reconhecer de que Deus está no controle de todas as coisas e de que é participante de Sua criação;

5º SLIDE-

Tiveram Adão e Eva filhos antes da queda? Questão sobre a qual a Bíblia nada fala, de modo que calados a respeito também devemos ficar.

– O que é certo é que Adão e Eva tiveram a Caim após a queda e que não é dito ser ele o primogênito, sendo também que a manutenção de relações sexuais entre marido e mulher não é pecado, mas o meio determinado por Deus para o cumprimento do propósito divino da procriação.

6º SLIDE

– Caim foi uma “aquisição” do primeiro casal, algo dado por Deus.

– Os filhos são herança do Senhor (Sl.127:3) e, por isso, sempre devem ser desejados.

7º SLIDE

– Caim teve um irmão, que recebeu o nome de “Abel”, cujo significado é “sopro”, “vapor”.

– O texto sagrado não diz que eram apenas estes os dois filhos do primeiro casal. Sem levar em conta se havia filhos antes da queda, devemos observar que, em Gn.5:4, é dito que teve o primeiro casal filhos e filhas, de modo que foram muitos os filhos que Adão teve, mesmo se considerarmos que os teve apenas depois da queda.

8º SLIDE

– Caim dedicou-se a lavrar a terra e Abel, a criar animais.

– Em data não mencionada (“ao cabo de dias”), quando Caim e Abel já eram muito provavelmente adultos, embora não tivessem ainda se casado, estes dois filhos do primeiro casal resolveram adorar a Deus, trazendo um sacrifício ao Senhor, tendo Caim trazido uma oferta ao Senhor e Abel, dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura.

9º SLIDE-

Tanto Abel quanto Caim se apresentaram diante de Deus, mas, numa demonstração de que Deus é o Senhor e que nós somos servos, a Bíblia diz que Deus atentou para o sacrifício de Abel, mas, não, para o de Caim.

– O homem deve se apresentar diante de Deus, mas deve fazê-lo dentro dos parâmetros divinos, não segundo o bel prazer do ser humano.

10º SLIDE

– Se a adoração é o reconhecimento da soberania divina, de Seu senhorio, tem-se que somente podemos adorar ao Senhor do modo e da forma determinados pelo próprio Deus.

– A adoração é uma necessidade do homem, uma comprovação da misericórdia divina e do desejo de Deus de ter comunhão com o ser humano, não um favor que o homem possa fazer a Deus.

11º SLIDE

– Deus somente aceitou a oferta de Abel e por que o fez? (I)

a) uns entendem que pela objetividade da oferta: Caim trouxe como oferta da terra e seria necessário derramamento de sangue para que houvesse aceitação por parte do Senhor, o que teria sido ensinado pelo próprio Deus ao primeiro casal quando o Senhor matou o animal e derramou sangue para fazer as túnicas de peles com que vestiu o primeiro casal após a queda (Gn.3:21).

12º SLIDE

– Deus somente aceitou a oferta de Abel e por que o fez? (II)

b) outros entendem que pela subjetividade da oferta: a adoração deve ser feita pela totalidade do ser humano, tanto exteriormente, por meio do corpo e da matéria, como também interiormente, com a alma e o espírito. Caim apenas adorou a Deus exteriormente, não estava a dar ao Senhor o devido valor e reverência.

13º SLIDE

– Deus somente aceitou a oferta de Abel e por que o fez? (III)

c) outros ainda veem no sacrifício de Caim a indisposição de se entregar a Deus, ao contrário de Abel, que matou o animal como que a dizer que estava disposto a viver para Deus integralmente, embora soubesse que merecia a morte, tanto que matava o animal em seu lugar.

14º SLIDE

– A adoração a Deus deve envolver a integralidade do ser humano, que foi criado corpo, alma e espírito e que, portanto, deve estar totalmente vinculado ao Senhor.

– A ausência de uma adoração interior que torna toda e qualquer oferta ou sacrifício abomináveis ao Senhor (Is.1:10-18).

15º SLIDE

– Abel serviu a Deus integralmente, reconheceu sua condição pecaminosa e sua necessidade de entregar-se ao próprio Senhor, dizendo-se servo e à disposição d’Ele. É por isso que Abel é chamado de “justo” (Mt.23:35).

– O verdadeiro adorador reconhece que Deus é o Senhor e que, portanto, devemos adorá-l’O do modo determinado pelo Senhor, bem como nos entregarmos totalmente a Ele, estando dispostos a viver única e exclusivamente para Ele (Gl.2:20).

16º SLIDE

– Caim percebeu que Deus não atentou para a sua oferta. Como isto se deu? Através da consciência, esta “voz divina” que o Senhor implantou em cada ser humano (Rm.2:14-16).

– Caim bem soube qual o motivo pelo qual sua oferta não foi aceita, ou, se não o soube, poderia ter buscado saber diante de Deus a razão pela qual isto teria acontecido, mas, ao revés, diz o texto sagrado que se irou fortemente, descaindo o seu semblante.

17º SLIDE

– A forte ira e o descair do semblante revelam que Caim não dava mesmo o devido valor ao Senhor, não Lhe prestava a devida reverência, não estava interessado em agradar-Lhe.

– Sua ira reflete sua indignação, sua soberba e o descair do semblante, a total desconsideração da figura divina na sua maneira de viver.

18º SLIDE

– Mesmo diante de uma atitude desta natureza, o Senhor vai ao encontro de Caim, para mostrar-lhe que não o havia rejeitado Caim, mas, sim, a sua oferta.

– O Senhor toma a iniciativa de reatar o relacionamento com Caim (I Tm.2:4) e, por ser justo, dá real oportunidade de salvação a todos os seres humanos.

19º SLIDE

– Deus mostra a Caim que se fizesse bem, também haveria aceitação para ele.

– O Senhor, então, revela a Caim uma importantíssima verdade espiritual: ou nos submetemos ao Senhor, reconhecemos Seu senhorio e entregamos nossa vida a Ele e, aí, faremos bem e Lhe agradaremos, tornando-nos justos, como Abel, ou, então, seremos dominados pelo maligno, seremos escravos do pecado (Gn.4:7; Jo.8:34).

20º SLIDE

II – A TRÁGICA ESCOLHA DE CAIM E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

– Caim, em vez de aceitar a proposta divina, fazendo uso de seu livre-arbítrio, deliberou não seguir os passos de seu irmão, mas, sim, eliminá-lo, fazê-lo desaparecer da face da Terra.

– Caim recusava-se a se submeter ao Senhor, prosseguia pensando a partir de si mesmo e não reconhecia a Deus como o Senhor de todas as coisas, como aquele que deveria ser obedecido. Queria continuar fazendo a sua própria vontade, vivendo do modo que havia escolhido, achando que Deus era obrigado a aceitá-lo como ele era, “sem tirar nem pôr”.

21º SLIDE

– É por isso que as Escrituras dizem que Caim era do maligno, (I Jo.3:12), porque fez a opção por desobedecer a Deus, por fazer a sua própria vontade.

– Caim manteve a sua forte ira e, em vez de procurar agradar a Deus, procurou agradar a si próprio. Esta forte ira voltou-se contra o próximo, contra sseu irmão Abel.

22º SLIDE

– As pessoas malignas não só são insubmissas a Deus como também, por se considerarem o centro do universo, tanto que não levam em conta nem mesmo o Senhor, também não dão valor algum ao próximo, odiando-o e, se possível, eliminando-o.

– Caim revelou-se um “filho do diabo” (I Jo.3:8,10): astuto (Gn.3:1) e homicida (Jo.8:44), levou seu irmão a um lugar ermo e o matou.

23º SLIDE

– Caim fez tudo de forma planejada, achando que ninguém descobriria que havia matado seu irmão.

– Deus tudo viu e, em mais um gesto de misericórdia, perguntou a Caim onde estava seu irmão Abel. Com esta pergunta, o Senhor mostra, mais uma vez, que sempre dá o direito de defesa ao homem, querendo, com isto, oportunizar a confissão e o arrependimento, a fim de que se possa alcançar a misericórdia (Pv.28:13).

24º SLIDE

– Caim não aproveitou mais esta oportunidade de arrependimento que lhe foi feita, mas, ao contrário, mentiu a Deus, revelando mais uma vez, ser filho do diabo.

– Como se isto fosse pouco, mostra todo seu egoísmo indagando ao Senhor se, porventura, era ele “guardador de seu irmão” (Gn.4:10).

25º SLIDE

– Diante desta atitude soberba e individualista de Caim, o Senhor, então, revela que tudo sabia e que o crime cometido por Caim não ficara encoberto.

– O Senhor diz que o sangue de Abel clamava ao Senhor desde a Terra, a clamar por justiça (Gn.4:10), circunstância que é repetida pelo Senhor Jesus em Lc.11:49-51).

26º SLIDE

Lições da afirmação divina do conhecimento do crime de Caim:

a) a justiça cabe, em última análise, a Deus. Deus é o vingador, a vingança pertence a Deus e com exclusividade (Dt.32:35; Sl.94:1; Rm.12:19; Hb.10:30);

b) nada ficará impune sobre a face da Terra;c)

quem está em comunhão com Deus nesta terra, com era o caso de Abel, não cessa de ter tal comunhão mesmo depois da morte física.

27º SLIDE

– Deus lança sobre Caim uma maldição, desde a terra, que havia aberto a sua boca para receber o sangue de Abel.
– Segundo esta maldição, a terra já não daria mais a sua força quando ele lavrasse a terra e vagabundo seria na terra (Gn.4:11,12).

28º SLIDE

– O Senhor, com esta maldição, anulava a condição de agricultor de Caim. Passaria, então, a ser um nômade, alguém que não teria, como todo agricultor, um lar certo e determinado, mas que seria um andarilho sobre a face da Terra.
– Caim deixou de ter rumo certo, de ter um norte na sua vida terrena. É exatamente esta a situação daqueles que não atendem ao chamado divino para a salvação (Cf. Ef.2:2,3).

29º SLIDE

– Ante esta sentença divina, Caim, então, entende que a sua maldade era maior que a que poderia ser perdoada (Gn.4:13).
– Reafirma-se, assim, o sentimento de Caim manifestado pelo “descair de seu semblante”, ou seja, a sua total perda de esperança com relação a Deus ou ao estabelecimento de um relacionamento com Deus, uma eliminação da figura de Deus em sua mente.

30º SLIDE

– Diante da sentença divina, Caim verifica que também seria morto, antevendo a própria justiça divina (Gn.4:14). Era a mente desesperada que não via qualquer outra coisa senão a manifestação da vingança divina.

– O Senhor mostra como a Sua graça é maior do que qualquer pecado e como não podemos jamais perder a esperança de alcançar o perdão divino. Contrariando as expectativas de Caim, Deus diz que estava a amaldiçoar sete vezes mais quem matasse Caim e pôs em Caim um sinal, para que ninguém o ferisse quando o achasse (Gn.4:15).

31º SLIDE

Lições da afirmação divina em Gn.4:14:

a) Deus, mesmo diante do horrendo crime de Caim, continuou a mostrar que o amava e que havia ainda chance para ele;

b) o sinal dado por Deus a Caim o impedia de ser morto, dando-lhe, assim, mais uma oportunidade para que se arrependesse.

32º SLIDE

– Este “sinal de Caim” é a manifestação da graça e da misericórdia do Senhor para com o primeiro homicida.

– Após mais esta demonstração de amor de Deus para com Caim, este homem, provando que era do maligno, rejeitou, ainda esta vez, a oferta divina, “saindo de diante da face do Senhor”, indo habitar na terra de Node (Gn.4:16), não apenas um deslocamento físico mas a opção por uma vida terrena como se Deus não existisse.

Site: http://portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/523-licao-5-caim-era-do-maligno-i

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading