Sem categoria

Jovens – Lição 03- A Lei e a Justiça no Reino

Justica-de-Deus-3-825x542

“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade:

Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus;

mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7668″]

 

Vamos iniciar o estudo da parte mais longa e mais difícil do Sermão do Monte (Mateus 5:17-48). A passagem se inicia com Jesus declarando sua opinião sobre a Lei de Deus e a justiça pessoal.

Algumas pessoas erroneamente acreditam que nestes versículos Jesus estava contradizendo Moisés e por isso costumam levantar a seguinte pergunta:

O que adianta ler o Velho Testamento se Jesus o tornou obsoleto?”. Mas Jesus não fez isso!Ele não contradisse Moisés nestes versículos. Ele confrontou o ensino dos escribas e fariseus. Ao se referir à “Lei e aos Profetas” Jesus estava falando do Velho Testamento.

Basicamente, o que Jesus disse aos Seus discípulos foi:

“Tudo o que estou ensinando a vocês se encontra na Palavra de Deus, mas este meu ensino entra em conflito direto com o que os seus líderes religiosos têm ensinado.

Quando vocês descerem deste monte e passarem a conviver com toda aquela gente, se quiserem ser parte da Minha solução, entendam como aplicar a Palavra de Deus na vida do povo”.

Jesus começou declarando que não tinha vindo para abolir a Lei de Deus e que tudo que Ele ensinava estava de acordo com a lei de Deus e era cumprimento dela.

Nos próximos vinte e oito versículos Jesus fala sobre a diferença entre a abordagem que Ele fazia da Palavra de Deus e a que faziam os escribas e fariseus.

A diferença básica é que Jesus veio para cumprir a Lei de Deus e cada letra das palavras da Lei foram cumpridas através do Seu ensino.

O apóstolo Paulo chamou essa diferença de “o espírito da lei” versus “a letra da Lei” (cf. 2 Coríntios 3:6). Paulo escreveu que o espírito da Lei dá vida, mas a letra da Lei mata.

O espírito da lei dá vida porque é amor. O espírito da lei faz lembrar-nos que toda a Lei de Deus ou toda a Palavra de Deus nasceu do amor de Deus pelo homem, e Jesus sempre teve essa perspectiva.

Jesus cumpriu o propósito da Lei ou da Palavra de Deus, interpretando e aplicando sempre o espírito da Lei. Outra maneira de dizer isso é afirmar que Ele passou a Lei de Deus pelo “prisma” do amor antes de aplicá-la na vida do povo de Deus.

Os escribas e fariseus, das duas uma:

  • ou não sabiam que tinham que fazer isso ou
  • tinham esquecido que a Lei de Deus foi feita visando ao bem estar do povo.

Eles sobrecarregavam o povo aplicando-lhe, de maneira cruel, a letra da Lei ou da Palavra.

Jesus declarou que a justiça pessoal de cada um dos discípulos deveria exceder a justiça dos escribas e fariseus. Ele ensinou que aquele que quebrasse o menor dos mandamentos de Deus e ensinasse outros a fazerem o mesmo, seria o menor no reino dos céus.

Mas também declarou que Seus discípulos só seriam grandes no reino que Ele estava anunciando se praticassem e ensinassem os mandamentos da Lei.

À medida que Jesus aplicou as bem-aventuranças no restante deste ensino (cf.5:17-7:27), Ele também contrastou a justiça que ensinou e requereu dos Seus discípulos com a justiça “hipócrita” dos líderes religiosos.

Essa “justiça” dos escribas, que deveria sempre ser citada entre “aspas” era exterior, mas a justiça dos discípulos de Jesus deveria ser interior.

Jesus travou uma discussão acirrada com os líderes religiosos, porque eles davam ênfase às formas exteriores da religião e ignoravam as questões interiores, as que envolviam o coração (cf. Marcos 7:8, 15).

 A justiça dos religiosos era meramente horizontal. Eles priorizavam as aparências e queriam parecer religiosos para todos.

Eles armavam “shows” para serem vistos por todos, quando faziam alguma doação ou quando oravam.

 O que Jesus ensinou foi: “a justiça de vocês não pode ser horizontal; ela tem que ser vertical, para com Deus”. Foi por isso que Jesus ensinou Seus discípulos a não praticarem a justiça diante dos homens (cf.6:1).

A justiça que Jesus ensinou a Seus discípulos era baseada nas  escrituras, enquanto a justiça dos líderes religiosos era primordialmente baseada na tradição; quando a, justiça dos fariseus tinha alguma base nas Escrituras a interpretação não era correta.

Jesus resumiu a diferença entre a justiça que Ele ensinou e a justiça dos líderes religiosos quando os chamou de “hipócritas”.

Essa palavra grega faz referência à máscara que os atores de teatro usavam, e era parte da cultura do Império Grego que precedeu o Império Romano.

Ao escolher referir-se aos escribas e fariseus como hipócritas, Jesus estava dizendo que a justiça deles era falsa e que a justiça dos Seus discípulos deveria ser verdadeira.

Quando compreendemos o que Jesus falou nestes versículos sobre justiça e sobre as Escrituras, percebemos porque Ele estava sempre em confronto com os escribas e fariseus.

Nós faremos uma abordagem introdutória a essa passagem difícil que vamos comentar agora.

Nos próximos vinte e oito versículos, Jesus falou seis vezes a frase “vocês ouviram o que foi dito”.

Ou seja, Jesus estava dizendo:

por muito tempo foi isso que vocês ouviram, mas agora ouçam o que a Palavra de Deus realmente ensina” Seis vezes Jesus cita o ensino dos líderes religiosos e apresenta o Seu ensino correspondente.

Em alguns momentos Jesus discorda da maneira como os líderes religiosos

interpretavam e aplicavam a Lei de Deus.

Jesus cumpriu a Lei de Deus ensinando o espírito da Lei. Outras vezes Jesus se opunha diretamente ao ensino tradicional do Talmude, que não é a Palavra de Deus.

Tanto Mateus como Marcos descrevem essa discussão acirrada entre Jesus e os líderes religiosos, que colocaram a tradição deles acima da autoridade da Palavra de Deus (cf. Mateus 15:3-6; Marcos 7:9-13).

Com essa perspectiva em mente, considere os seis ensinos dos escribas e fariseus que Jesus desafiou, que veremos nas próximas lições.

Fonte texto: http://www.encontrocomapalavra.com/apostilas

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=OWlRyxFDfcE – Acesso em: 12/04/2017.

Deixe uma resposta