Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 3 – CONHECENDO O CARÁTER DE JESUS

INTRODUÇÃO   

Jesus Cristo, cujo nome significa “Salvador Ungido”, com infinito amor se dispôs a deixar a sua condição de glória para salvar a humanidade da condenação eterna através de sua morte e morte de cruz. Nesta lição conheceremos as virtudes do caráter de Cristo.

  1. O CARÁTER DE JESUS E SUA MISSÃO

Jesus, o carpinteiro, nascido na cidade de Belém, da genealogia do rei Davi e Abraão, foi filho de José (pai terreno) e de Maria, tendo como irmãos ( Tiago, José, Simão, e Judas) e diversas irmãs cujos nomes a Bíblia não menciona.( Lc 3:23;31-32; Mt 13:53-58; Jo 6:42)

Jesus, é apresentado sem exceção em todos os livros da Bíblia, tendo como principais títulos o de Criador, Redentor, Profeta, Sacerdote, Rei, Pastor e Juiz. 

A missão de Jesus foi a de salvar a humanidade de seus pecados pelo derramamento de seu precioso sangue na cruz do Calvário, porém, Jesus ressuscitou promovendo também a ressurreição dos pecadores. Jesus em breve voltará para buscar a sua igreja santa e gloriosa composta pelos salvos em Cristo Jesus.

  1. O MINISTÉRIO E AS VIRTUDES DO CARÁTER DE CRISTO

2.1. O MINISTÉRIO DE JESUS

Jesus em seu ministério atuou em três grandes áreas com ações no ensino, na pregação e na operação de sinais, prodígios e milagres.

Neste ministério tríplice de Jesus podemos mencionar o seguinte número de ações por área registrados na Bíblia, porém, sabemos que todos os livros do mundo não poderiam registrar os atos notáveis de Jesus enquanto esteve entre nós, a saber:

1 – Na área de ensino existem pelos menos 40 parábolas registradas na Santa Bíblia, sendo uma das mais notáveis, a parábola do bom samaritano em que Jesus nos ensina como reconhecer o nosso próximo. (Lc 10:30-37)

2 – Na área da pregação existem pelos menos 10 sermões pregados registrados na Bíblia Sagrada, sendo um do mais notáveis, o sermão da montanha em que Jesus prega e ensina sobre o modelo ideal para o caráter e a ética de um cristão. (Mt 5-7)

iii. Na área dos sinais e prodígios pelos menos 35 milagres foram realizados por Jesus com registro bíblico, sendo talvez o mais notável, a ressurreição de Lázaro (Jo11:1-44)

2.2. O CARÁTER SUPREMO DE JESUS

2.2.1. COM RELAÇÃO A DEUS PAI

2.2.3. COM RELAÇÃO A SI MESMO

Jesus sendo Deus é possuidor dos atributos naturais (onisciência, onipotência e onipresença)  e ao mesmo tempo como homem e sem pecado é possuidor dos atributos morais (santidade, retidão, justiça, fidelidade, bondade, graça, misericórdia, etc).

Logo, não podemos exaurir aqui todas as virtudes de Jesus, porém, todas elas, com exceção dos atributos naturais devem nos servir de referência e de perfil para uma vida cristã piedosa. (Hb 4:15)  

  1. CONCLUSÃO

O apóstolo nos conclama a sermos imitadores de Cristo como ele é imitador do Senhor e esta imitação perpassa primariamente pelas virtudes do caráter de Cristo, ou seja, temos que ter o caráter de Cristo em nossa natureza para sermos com mais ênfase a sua imagem e semelhança.

Shalom Adonai !

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/04/notas_2t_2020_juvenis_lic3a7c3a3o-3_conhecendo-o-carc3a1ter-de-jesus.pdf

 

Deixe uma resposta