Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 13 – UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR

INTRODUÇÃO

O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus para todas as pessoas.

Nesta lição estudaremos sobre o que é evangelho, evangelismo e evangelização, qual o significado de nossa missão e como evangelizar o mundo em o nome de Jesus Cristo.

I –  EVANGELIZAÇÃO UMA NECESSIDADE ATUAL

  1. DEFINIÇÃO DE EVANGELHO

Definimos o Evangelho de Cristo como um conjunto de doutrinas cristãs que devem ser anunciadas em todo o mundo, que revela na pessoa de Jesus Cristo a justiça de Deus e a condição de ser o único e absoluto Salvador da humanidade, ou seja,

o Evangelho de Jesus significa as Boas Novas de Salvação em Cristo, sendo Ele também o Senhor de tudo e de todos.(Rm 1:16-17)

  1. DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO

Definimos evangelismo como um sistema organizado  e estruturado segundo métodos e estratégias técnicas fundamentadas em princípios bíblicos, dirigido pelo Espírito Santo para a proclamação do Evangelho de Jesus aos homens, para o conhecimento de Cristo,

para o arrependimento, perdão dos pecados e a salvação da condenação eterna, integrando o pecador justificado, pela graça, ao corpo de Cristo. (Mc 6:7-13)

  1. DEFINIÇÃO DE EVANGELIZAÇÃO

Definimos evangelização como a ação pragmática de anunciar o Evangelho de Cristo, conforme a ordem imperativa de Jesus á igreja representada por seus discípulos considerando quatro determinações do Senhor exaradas em Mateus 28:18-20, a saber:

A evangelização deve ser  firmada no poder do Espírito Santo e na sabedoria divina e não em sabedoria humana, ou seja, o caráter da pregação do Evangelho de Cristo deve ser consolidado no poder de Deus. (1 Co 2:1-5)

II – EU, UM PESCADOR DE ALMAS

A pregação da Palavra de Deus a todos os homens é indispensável e obrigatória pelos seguintes motivos:

  1. É UMA ORDENANÇA IMPERATIVA DO SENHOR JESUS

O Senhor Jesus estabeleceu de forma imperativa a ordenança de evangelizar toda criatura no mundo, sendo esta comissão de ordem individual para cada cristão, como também, de ordem coletiva para igreja como organismo eclesiástico.

A missão primordial de todo cristão é evangelizar.(Mc 16:5; Mt 28:19; Lc 24:47)

  1. DEUS FOI O PRIMEIRO EVANGELISTA

A obra de evangelização teve como pioneiro o próprio Senhor Jesus nos dando o exemplo moral e espiritual de obediência e atividade no trabalho de evangelizar os pecadores. (Lc 4:16-21; Ef 2:17-20) 

  1. O EXEMPLO MODELO DA IGREJA PRIMITIVA

A igreja primitiva do primeiro século depois de Cristo era pujante na ordem da pregação da Palavra de Deus, onde multidões se convertiam ao ecoar o poderoso Evangelho de Cristo na boca dos apóstolos e discípulos de Jesus.(At 2:37-43; At 8:25-40 )

  1. A IGREJA SÓ CRESCE COM A EVANGELIZAÇÃO

É pela Palavra de Deus anunciada que o homem se transforma, é restaurado, tem a sua fé avivada, cresce e se edifica espiritualmente e que se promove o crescimento natural quantitativo e espiritual da igreja. É pela pregação da Palavra de Deus que vem a fé salvadora. (At 11:19-21; Rm 10:8-10)

  1. A DEGRADAÇÃO MORAL HUMANA DIANTE DE DEUS REQUER A PREGAÇÃO DA PALAVRA

O culto ao corpo e ao sexo tem marcado negativamente o comportamento moral das sociedades humanas.

Os falsos deuses Mamon (dinheiro e riquezas), Pluto (ostentação) e Eros (sexo ilícito) tem dominado o homem, sem domínio próprio, especialmente o falso deus Eros que promove a prática das aberrações sexuais tais como:

relações sexuais entre pessoas não casadas, relações sexuais entre pessoas da mesma família, relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, relações sexuais entre adultos e crianças, relações sexuais entre humanos e animais irracionais, relações sexuais entre pessoas vivas e mortas, etc.

Desta forma, por causa das suas concupiscências carnais, os homens abandonam a Deus não deixando ao Senhor a não ser a respeitosa escolha de entregá-los a seus próprios desejos carnais. (Rm 1:24; Lv 18:1-30)

Esta adoração ao corpo e as relações sexuais ilícitas muda a verdade de Deus em mentira, rejeita a glorificação do Senhor para adoração a falsos deuses e transgride a vontade de Deus se lançando nestes erros, Estes pecadores não arrependidos receberão sem sombra de dúvidas a  justa punição segundo a justiça de Deus pelos seus atos. É preciso evangelizá-los.(Rm 1:25-27)

  1. A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO UNIVERSAL EM CRISTO

A Palavra de Deus registra que não existe um só homem justo, não há um justo sequer. O homem por si só, não tem justiça própria e por isso não pode chegar aos atributos de santidade, retidão e da justiça de Deus, porém, aprouve a Deus em seu infinito amor e misericórdia tornar o homem justo, porque o desejo de Deus é que todo homem se salve.

É em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que não conheceu pecado, que nEle se fez pecado para que nós, homens miseráveis que somos, fôssemos feitos justiça de Deus. A Palavra de Deus deve ser pregada universalmente ( Ec 7:20; 1 Tm 2:1-7; 2 Co 5:20-21)

III – QUERO IR, MAS O QUE DEVO FAZER ?

A evangelização assume basicamente três segmentos considerando as áreas geográficas delimitadas pelo Senhor Jesus no livro de Atos 1:6-8, a saber:

  1. ESTRATÉGIAS PARA O “IDE”

Tanto no sentido coletivo, como também no sentido individual as estratégias e metodologias de evangelização variam de local para local considerando os aspectos sociais, econômicos, políticos, entretanto,

a mensagem do Evangelho de Cristo em qualquer circunstância deve ser clara, concisa e imutável, cujo objetivo inflexível é alcançar as pessoas para a salvação em Cristo. Dentre as muitas metodologias de evangelização a serem aplicadas podemos mencionar:

1 – As cruzadas evangelísticas caracterizadas por grandes concentrações de pessoas para a pregação do Evangelho de Cristo realizadas pela igreja institucional em praças públicas, logradouros, campos abertos, etc.

2- A visita de casa em casa, hospitais, presídios, instituições de recuperação de dependentes químicos, asilos, creches, etc, de grupos de evangelização com entrega de materiais evangelísticos e breve preleção de Cristo como Salvador da humanidade.

3- A assistência social aos necessitados de uma determinada região com a respectiva pregação do Evangelho de Cristo através de postos avançados de evangelização.

4- O estabelecimento de pequenas concentrações de evangelização com entrega de materiais evangelísticos nos semáforos das ruas e avenidas principais de uma cidade.

5- O uso racional e objetivo dos meios de comunicação de rádio, televisão, internet, mídias sociais, jornal, revistas, etc , apresentando Cristo como Salvador da humanidade.

IV – EM MEU NOME

Todos os desafios que se apresentam á existência e a eficácia da igreja do século 21, serão superadas pela simples adoção ortodoxa do modelo eclesiástico e espiritual da igreja do primeiro século registrado no livro de Atos dos Apóstolos,

onde a suprema essência é o reconhecimento de Jesus Cristo como Salvador e Senhor, se submetendo somente a Ele segundo uma irrestrita e incondicional obediência e pregando a Palavra de Deus a todos os homens.

A igreja do século 21, deve guardar uma perfeita sintonia com as características da igreja do primeiro século, e assim homens chamados, vocacionados, consagrados e fiéis ao Senhor, e que guardam uma obediência incondicional aos preceitos bíblicos, ou seja, à vontade do Senhor proclamam o Evangelho de Cristo para a salvação dos homens.(Ap 3:7-13)

  1. O PERFIL DESEJADO DA IGREJA DO SÉCULO 21

A igreja em todos os tempos deve manter o modelo e perfil da igreja do primeiro século, pois, este é o modelo em que a igreja atingiu, apesar de seus problemas, o objetivo de pregar o Evangelho de Cristo em todo o mundo conhecido da época e neste aspecto a igreja de hoje deve:

1- Promover um avivamento espiritual contínuo crendo que Deus age hoje da mesma forma dos tempos apostólicos e portanto a igreja deve agir com perseverança na Palavra de Deus, na comunhão, no partir do pão, nas orações, no temor a Deus, nas ocorrências de sinais e maravilhas, na frequência aos cultos, no louvor a Deus, na alegria e singeleza de coração e na salvação de almas. (Hc 3:2)

2- Ser um agente transformador da sociedade a partir da inconformação se apresentando com responsabilidade para o bem estar social e espiritual de uma sociedade se utilizando exaustivamente do serviço e ação social, da oração, da evangelização e missão profética sem se contaminar com os valores sociais contrários a vontade de Deus. (Rm 12:1-2)

  1. A MISSÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS

O Senhor na grande comissão deu ordem a sua igreja para ir por todo mundo e anunciar as Boas novas e a partir desta missão, a igreja deve agir segundo as seguintes atividades:

V – CONCLUSÃO

Todo cristão tem a missão primordial de anunciar as Boas Novas de modo a realizar a vontade do Senhor Jesus para a salvação da humanidade que vive num mundo moralmente e espiritualmente caótico.

A igreja representada pelos discípulos de Jesus (individual ou coletivamente), tem a missão máxima de evangelizar os homens.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/

Video: https://youtu.be/kVXz6xM8fL4

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading