Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 3 – A NATUREZA MORAL DO SER HUMANO

INTRODUÇÃO

Um cristão que vive em santidade reflete o caráter de Deus para o seu próximo revelando no pensar e no proceder, valores puros, santos e alinhados com a vontade de Deus.

Nesta lição estudaremos sobre o os relatos bíblicos da criação do homem, a tentação no Paraíso e a queda do homem, as consequências do pecado e sua magnitude de um grande problema, finalizando o nosso estudo conhecendo o vier em santidade.

  1. OS RELATOS DA CRIAÇÃO DO HOMEM FEITO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

A Bíblia Sagrada  apresenta dois relatos sobre a criação do homem, sendo que na primeira descrição aponta o homem com origem em Deus, possuindo os atributos morais de Deus (amor, justiça, bondade, etc), ou seja, feito a sua imagem e semelhança, sendo-lhe outorgado o domínio sobre as demais coisas criadas. (Gn 1:26-27).

Na segunda descrição da criação do homem, há uma alusão direta a origem material deste, isto é,

o homem foi criado do pó da terra e há também menção a sua origem imaterial quando Deus soprou o fôlego de vida no nariz do homem se tornando ele alma vivente, consolidando a sua parte espiritual. (Gn 2:7).

Neste contexto, o homem foi criado com duas naturezas, quais sejam: uma material representada pelo seu corpo e uma outra imaterial representada pela sua alma e espírito. Esta tricotomia,(corpo, alma e espírito) representa a composição material e imaterial do homem. (1 Ts 5:23). 

  1. A TENTAÇÃO NO PARAÍSO

2.1. ETAPAS DA QUEDA DO HOMEM

A descrição da queda do homem em desgraça é relatado sucintamente etapa por etapa em Gn 3:1-12. A tentação de Adão e Eva no Éden foi o grande teste para verificarmos se a natureza humana era capaz de resistir ou não aos seus próprios desejos e ao Diabo.

Logo, este episódio nos ensina em primeiro lugar que a tentação nunca terá como fonte o próprio Deus e que nós tendo a nossa vida presidida pelo Espírito Santo podemos resistir ao Diabo e vencer o mundo. (Tg 1:12-15; Tg 4:7; Jo 16:33)

2.1.1. O SEDUTOR E A SEDUÇÃO

Satanás de forma sagaz se apresenta de forma sedutora a Eva, a mãe de toda a humanidade, e esta apresentação se dar com o seu instrumento mais eficaz de enganação,

a palavra mentirosa, contrapondo a ordenança do Senhor Deus.(Gn 3:1-4)

O maligno conhecendo a natureza humana, pois, esteve presente na criação do homem,explora três áreas frágeis desta natureza para ludibriar Eva, as quais, podemos mencionar:

I – O Diabo induz a mulher a ser soberba, a cobiçar o poder, a autossuficiência, o desejo de ser igual a Deus. (Gn 3:5)

II – Satanás aguça pela palavra proferida o desejo carnal de Eva, ou seja, os seus desejos carnais, tipificado neste caso pelo comer, pela fome.(Gn 3:6a)

III – Lúcifer, o maligno, incita pela palavra falada a Eva a satisfação de seus olhos (Gn 3:6b).

A estratégia de Satanás sempre será esta para derrubar o homem, isto é, se utilizará de sofismas, mentiras que parecem verdades, e ativará no homem as concupiscências da carne, as concupiscências dos olhos e a soberba da vida (1 Jo 2:15-17).

2.1.2. A INFRAÇÃO DA ORDEM DIVINA

Eva caiu na tentação armada pelo Diabo e em ato sumário comeu do fruto da árvore do bem e do mal que havia sido proibido por Deus de comê-lo, convenceu a Adão, seu marido, a também comer do fruto proibido e pelas mesmas razões Adão também pecou e desnudos ficaram da graça do Senhor.(Gn 3:6-7).

Adão e Eva perceberam as suas respectivas nudez, tipificando uma indecência moral do caráter humano sob todos os aspectos, ou seja, o estado anterior de inocência passa a ser imoral deturpando todos os conceitos puros de Deus para o homem.

Quando desobedeceram a Deus, Adão e Eva, instantaneamente morreram espiritualmente e atingiram a degradação moral de caráter, acusados pelas suas próprias consciências e então remediaram este estado de morte espiritual com vestes de folhas de figueiras tipificando uma ineficiente religiosidade de purificação.

2.1.3. O INQUÉRITO DIVINO

O Senhor em sua perfeita e absoluta onisciência já sabendo da maldita desobediência de Adão e Eva busca conversar com eles no jardim, na viração do dia, e

percebe que eles estavam escondidos detrás das árvores em estado de degradação moral e com o sentimento de medo, coisas que não existiam no paraíso e agora mancharam esta relação e comunhão com Deus.

O Senhor então confirma que seus dois filhos o desobedeceram e comeram do fruto proibido. (Gn3:8-11).

Tudo que fazemos nada está encoberto para Deus e por isso todas as nossas ações de bem ou de mal serão reveladas publicamente. Não adianta enganar o seu próximo, pois, jamais enganaremos a Deus.(Lc 12:1-3)

2.1.4. A DEFESA HUMANA

A defesa de Adão e Eva para o episódio é pífia, sem respaldo moral, estapafúrdia, pois, humanamente é impossível justificar o pecado. O primeiro casal criado em sua degradação moral, putrefatos espiritualmente se utilizam da mentira e de se acusarem mutuamente, colocando a culpa um no outro. (Gn 3:12-13).

Não podemos fugir de nossas responsabilidades espirituais, se pecarmos, temos um advogado para nos justificar, desde que venhamos assumir a verdade e nos arrependermos dos malfeitos sem acusar a outrem, pois, acusação infundada com transferência de responsabilidades é obra maligna.(1 Jo 2:1-6)

  1. AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

Deus é amor, mas também é justo, Ele é um Deus de justiça e pela desobediência realizada pelo casal Adâmico proclamou severas sentenças sobre todos os agentes da criação que até hoje gemem a um só tempo. Estas sentenças foram:

Deus é misericordioso e demonstrou o seu profundo amor para com o homem, quando prometeu a vinda de uma Salvador (Gn 3:15) e

tipificou o modo de salvação do homem pela morte e pelo sangue de um cordeiro ao substituir as vestes de Adão e Eva feita de folhas de figueira por vestes feitas de peles de animal.(Gn 3:20-21)

Este cordeiro Salvador se consolidou na vinda de Jesus Cristo, o filho de Deus,

na forma de homem para morrer na cruz do Calvário e ter o seu sangue derramado para perdão dos pecados da humanidade e para dar vida eterna.(Jo 3:16)

  1. O PECADO É UM GRANDE PROBLEMA

O Pecado é um grande problema para a humanidade, porque nos afasta da presença de Deus, porém,

Deus em seu infinito amor deu o seu Filho Jesus Cristo para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha vida eterna.

Jesus salvou a humanidade da principal consequência do pecado, isto é, a total separação do homem de Deus.

O apóstolo Paulo faz uma comparação contrastante entre a ação pecadora do homem e a ação da graça do Senhor Jesus para com toda a humanidade.

5 – VIVAMOS EM SANTIDADE

Devemos viver em santidade de acordo com os atributos morais de Deus, evitando as obras da carne, sendo permanentemente presididos pelo Espírito Santo exalando as virtudes do fruto do Espírito, bem como, as virtudes do amor Àgape. (Gl 5:16-26; 1 Co 13:1-8)

  1. CONCLUSÂO

O homem é pecador e distante está de Deus, mas, O Senhor pela sua infinita misericórdia trouxe a reconciliação do homem com Deus através da morte vicária de Jesus na cruz do Calvário. O homem ainda é imagem e semelhança de Deus e necessita ser santo como Santo é o Senhor.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2019/07/rev-7_notas_3t_2019_juvenis_lic3a7c3a3o-3_a-natureza-moral-do-ser-humano.pdf

Video: https://www.youtube.com/watch?v=LSUw5y1VJZY

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading