Sem categoria

Juvenis – Lição 8 – Os Reis mais importantes de Israel

 
1. DAVI: REI, POETA E ADORADOR
 
Davi, um homem segundo o coração de Deus
 
 (I Samuel 13:13) – Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; 
 
(I Samuel 13:14) – Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. 
 

 
 
(Salmos 51:1) – TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 
 
(Salmos 51:4) – Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 
 
(Salmos 51:10) – Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 
 
(Salmos 51:12) – Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 
 
(Salmos 51:13) – Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
 
Quem foi Davi?
 
Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado de Jesus ― em resumo, um dos maiores homens do AT. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e assassino.
 
A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus.
 
Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas fraquezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração” (Atos 13:22)
 
– E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
 
Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno.
 
Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as consequências de seus pecados.
 
Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as consequências a experimentar o perdão.
 
Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram.
Com frequência parece que não aprendemos com nossos enganos ou com as consequências resultantes deles. Quais mudanças seriam necessárias para que Deus encontrasse esse tipo de obediência em você?
 
Pontos fortes e êxito: 
 
  Maior rei de Israel.
  Antepassado de Jesus.
  Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.
  Descrito por Deus como o homem segundo seu próprio coração.
 
Fraquezas e erros:
 
  Adulterou com Bete-Seba.
  Planejou o assassinato de Urias, marido de Bete-Seba.
  Desobedeceu a Deus ao realizar a contagem do povo.
  Não lidou decisivamente com o pecado de seus filhos.
 
Lições de vida:
 
 A disposição para admitir honestamente os nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles.
  O perdão não remove as conseqüências do pecado.
  Deus deseja a nossa total confiança e adoração.
 
Informações essenciais: 
 
  Local: Belém e Jerusalém
  Ocupações: Pastor, músico, poeta, soldado e rei.
  Familiares: Pai – Jessé; esposas – Mical, Ainoã, Abigail e Bate-Seba; filhos – Absalão, Amom, Adonias e Salomão; filhas – Tamar e outras; irmãos – sete.
  Contemporâneos: Saul, Jônatas, Samuel e Natã.
 
Versículos-chave:
 
“Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor JEOVÁ, o disseste; e com a tua bênção será sempre bendita a casa de teu servo” (2 Sm 7.28,29).
 
Sua história encontra-se em 1 Samuel 16 a 1 Reis 2. Seu nome também é mencionado em Amós 6.5; Mateus 1.1,6; 22.43-45; Lucas 1.32; Atos 13.22; Romanos 1.3; Hebreus 11.32
 
 O perfil do rei Davi
 
 Davi, filho de Jessé e Naás, da tribo de Judá, nasceu em Belém de Judá. Teve sete irmãos e duas irmãs: Eliabe, Abinadabe, Simeia, Natanael, Radai, Ozém, o sexto, Zeruia, e Abigail. Suas esposas foram Mical, Ainõa, Abigail e Bate-Seba.
 
Teve várias ocupações: pastor de ovelhas, músico, poeta, soldado e rei de Israel. Descrito por Deus como um homem segundo o seu coração.
 
O profeta Samuel ungiu a Davi rei quando ele ainda era um jovem, porém por uma década o rei sofreu sendo treinado para o reino que durou quarenta anos em Israel (1) o rei Davi institucionalizou programas musicais no templo.
 
Sua habilidade como músico é demonstrada através do livro de salmos. Considerado o autor principal, a sua voz se sobressai às outras no coro sagrado.
 
Dos 150 salmos, 75 são atribuídos a ele. Destaca-se os salmos messiânicos, bem como os salmos de arrependimento dentre eles o Salmo 51. O cântico de Davi [2] constitui um agradecimento, porque Deus o tinha livrado dos seus inimigos e das mãos do rei Saul.
 
Por isso, neste cântico ele revela o respeito a Deus, atributos e o caráter que ele encontra em Deus: perfeição, poder, santidade, bondade e fidelidade.
 
Davi foi perseguido pelo rei Saul que intentou por 21 vezes para matá-lo, porém conseguiu escapar, e nunca levantou seu braço contra o rei reconhecendo a sua unção da parte de Deus.
 
Segundo as escrituras sagradas: “Então, tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi a busca de Davi e dos seus homens (400 valentes)[3], até aos cumes das penhas das cabras monteses”.1Sm 24.2
 
O rei Davi foi um homem de batalha e teve muitos inimigos, contudo, na guerra contra os filisteus foram travadas quatro batalhas, os guerreiros filisteus eram valentes e gigantes, dispensando maior energia dos guerreiros israelitas.
 
Davi nesse período estava com cerca de 60 anos, sentindo-se cansado, por pouco não foi atingido em batalha, sendo socorrido por Abisai, guerreiro israelita”.[4]
 
Conforme Mears (2000, p.115), o rei Davi teve suas faltas, fez muita coisa errada, mas impediu que a nação caísse na idolatria.
 
Pecou, mas se arrependeu e deu a Deus a chance de perdoar-lhe. Recebeu a nação em caos e estabeleceu uma dinastia que iria perdurar até os dias do cativeiro, um período de 400 anos.
 
Para os herdeiros da fé abraamica, jamais houve guerreiro ou estadista como Davi, que tornou Israel a potência dominante da Ásia Ocidental naquela época.
 
Concluindo, no fim de sua vida Davi refletiu sobre o passado, as vicissitudes e provas de sua vida e reconheceu com gratidão, a graça e a fidelidade de Deus. Morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória, de todas as nações ao longo dos séculos passados e ainda hoje é um dos homens mais conhecidos e honrados de Israel. 1
 
2. SALOMÃO
 
O nome Salomão está associado à palavra que significa “paz”, com a qual compartilha as mesmas consoantes. Também tem ligação com o nome da cidade de Davi, Jerusalém, com a qual também compartilha três consoantes.
 
Essas duas identificações lembram as características desse rei de Israel e de Judá que são mais bem conhecidas: um reino pacífico presidido por um monarca mundialmente famoso por sua sabedoria em manter tal estado de paz; e uma cidade próspera que atraía a riqueza e o poder de todas as nações ao redor e cuja prosperidade foi resumida na construção da casa de Deus, o magnífico Templo de Jerusalém.
 
Esses mesmos elementos foram lembrados no Novo Testamento, onde Jesus referiu-se à sabedoria de Salomão que atraiu a rainha de Sabá (Mt 12.42; Lc 11.31) e onde o Templo de Salomão foi preservado nos nomes dados a partes do Santuário construído por Herodes (Jo 10.23; At 3.11; 5.12).
 
O Novo Testamento, entretanto, também menciona as conseqüências desastrosas desses aspectos gloriosos da vida de Salomão. 
 
Apesar de toda sua riqueza, Jesus disse aos seus ouvintes que ele não podia ser comparado com um lírio do vale (Mt 6.29; Lc 12.27), o qual mostra uma beleza que lhe foi dada pelo Pai celestial, amoroso e cuidadoso.
 
Em contraste, o esplendor de Salomão demonstrava a ganância brutal do trono, o apoio de aliados pagãos e a adoração de outras divindades, além de um regime opressor que destruiu a confiança e a boa vontade das tribos do norte de Israel e que abusava dos súditos do reino o qual Davi criara. O mesmo pode ser dito do Templo de Salomão.
 
O mais significativo quanto a ele, conforme Estêvão observou (At 7.47,48), era a tentativa perigosa de “domesticar” o Deus de Israel, ao colocá-lo dentro de uma “caixa”, sobre a qual o rei teria o controle para escolher a adoração e a obediência a Deus ou a outras divindades, ao seu bel-prazer.
 
A história de Salomão está registrada em 1 Reis 1 a 11 e 1 Crônicas 28 a 2Crônicas 9. Todos os textos registram o esplendor de seu reino.
 
O relato de Reis, entretanto, também demonstra a queda gradual do rei na apostasia. Isso é demonstrado por meio da ênfase em três pronunciamentos de Deus, quando cada um deles introduz uma nova fase na vida de Salomão e mostra o julgamento do Senhor sobre o que acontecera.
 
Para entender a vida e a obra desse grande personagem bíblico, examinemos as quatro partes da vida de Salomão, divididas pelas três aparições divinas:
 
a garantia do trono para Salomão (1Rs 1 e 2);
 
a sabedoria de Salomão e
 
suas realizações (1Rs 3 a 8); a fama internacional de Salomão e a consequente apostasia (1Rs 9 a 11.8); e os oponentes de Salomão (1Rs 11.9-43).
 
A garantia do trono
De acordo com os registros bíblicos, Salomão era o décimo filho de Davi e o segundo de Bate-Seba com o rei, pois o primeiro morreu, como castigo pelo pecado de adultério e homicídio de Urias, marido dela (2Sm 11).
 
A história de como os filhos mais velhos de Davi morreram antes de subirem ao trono ocupa boa parte do relato da vida e morte deste rei (2Sm 10 a 1Rs 2).
 
Num certo sentido, esse material justifica a legitimidade da escolha de Salomão como sucessor de Davi, apesar de não ser o filho mais velho.
 
Os relatos da escolha de Salomão e sua coroação em Crônicas e Reis enfatizam duas perspectivas diferentes. Em 1 Crônicas 28 e 29, ele é ungido rei numa solenidade pública.
 
Ali, é declarado o sucessor de Davi divinamente escolhido. Essa, porém, não é a visão de 1 Reis 1, a qual descreve uma cerimônia bem diferente, realizada às pressas e sem qualquer preparativo prévio.
 
Crônicas mostra o que aconteceu exteriormente, quando Salomão foi feito rei “pela segunda vez”. 1 Reis 1 dá uma ideia do que realmente aconteceu nos bastidores.
 
Adonias assumira o controle da situação, ao declarar-se rei, e era preciso agir rápido, para impedir que Salomão subisse ao trono.
 
Bate-Seba, entretanto, atuou sob a direção de Natã, embora buscasse seus próprios interesses. Sua mensagem para Davi foi a de mostrar como a atitude de Adonias era contrária às intenções declaradas do rei (1Rs 1.17-21). 
 
A própria declaração do profeta para Davi era um argumento de que Adonias desafiava a autoridade do rei: “Viva o rei Adonias!” (w. 22-27). Existem, porém, dois problemas aqui. Primeiro, o fato de que em nenhum lugar antes a história menciona tal promessa feita a Bate-Seba.
 
Mesmo no livro de Crônicas, onde Davi refere-se a Salomão como uma escolha feita por meio de revelação divina (1 Cr 22.9), não há nenhuma menção anterior a isso. Perguntamo-nos até que ponto foi realmente revelação divina e até onde foi sugestão de Natã.
 
Segundo, a afirmação do profeta de que o povo clamava “Viva o rei Adonias” não tem apoio no relatório dos w. 5 a 9. A declaração esconde um pouco os detalhes, desde que os relatados por Bate-Seba e Natã foram confirmados pela descrição das ações de Adonias.
 
Embora ele quisesse ser rei, em nenhum lugar o relato declara que foi proclamado, mas, sim, que ele simplesmente fazia os preparativos.
 
De qualquer maneira, Davi concordou com os pedidos de Natã e Bate-Seba. Salomão foi confirmado rei numa cerimônia rápida e recebeu a bênção do pai.
 
Isso foi suficiente para dissolver qualquer oposição. Natã manteve sua posição e seus filhos ocuparam excelentes cargos durante este reinado. Adonias foi repreendido. Posteriormente, tornou-se um dos que foram caçados e mortos por Benaia, por ordem de Salomão (1Rs 2.13-25).
 
Essas instruções introduzem a tarefa do novo rei de cumprir a última vontade de seu pai (1Rs 2.1-9,26-46). Mesmo assim, 1 Reis 2 é uma história terrível de vingança e matança. Perguntamo-nos que tipo de rei seria este, com um reinado que começava com tantos assassinatos.
 
O fato de que Deus aparecería a ele e o abençoaria não seria devido a nenhum mérito de sua parte. Foi uma manifestação da graça divina e da fidelidade à aliança feita com Davi e seus descendentes, com a promessa de uma dinastia em Jerusalém (2Sm 7.4-17). Salomão era o herdeiro dessa dádiva.
 
Sua sabedoria e realizações
 
O reinado de Salomão começou com alianças poderosas e uma grande construção civil na capital (1Rs 3.1). Ele se dedicou ao serviço do Senhor (v. 3).
 
Viajou para o norte de Jerusalém. Em Gibeom, o Senhor apareceu-lhe em sonho e permitiu que escolhesse o que desejava receber.
 
Salomão solicitou “um coração entendido” (v. 9), o qual é o centro da vontade. Ter um bom entendimento significa possuir um coração que ouve a Palavra de Deus e responde em obediência. Ele também precisava ouvir e atender às necessidades dos súditos.
 
Salomão especificou o pedido com uma referência à habilidade de discernir “entre o bem e o mal”. Nesse contexto, isso significa mais do que o conhecimento do certo e do errado — antes, é algo disponível para todas as pessoas.
 
Envolvia a habilidade de captar a essência de um problema e entender exatamente o que se passava na mente das pessoas ao redor. Envolvia a habilidade de reagir bem diante das situações mais difíceis e governar com sabedoria.
 
Isso faz um contraste com os últimos dias de Davi e os eventos dos dois capítulos anteriores. Ele nada sabia a respeito da rebelião de Adonias. Não lembrava que escolhera Salomão, o qual foi apanhado no meio da política brutal do palácio e já começara a participar do mesmo jogo.
 
Ali, porém, diante de Deus, buscou a habilidade de mudar o rumo e alterar o universo político de maneira que as virtudes do Senhor e da aliança divina fossem dominantes — em vez dos valores nos quais prevalecia a lei do mais forte.
 
A resposta de Deus foi aprovadora (w. 10-14). Era a coisa correta a pedir. Em vez de pedidos egoístas, como longevidade, riqueza ou segurança, Salomão solicitou algo que era apropriado ao seu chamado como governante do povo de Deus.
 
Por esta razão o Senhor alegremente lhe concedeu discernimento e acrescentou bênçãos adicionais que Salomão não pedira.
 
Uma condição, entretanto, foi apresentada junto com as bênçãos: “Se andares nos meus caminhos, e guardares os meus estatutos e mandamentos, como andou Davi, teu pai” (v.14). Era a única coisa que Salomão precisava fazer.
 
A bênção de um coração entendido já começava a fazer efeito. Afinal, a habilidade de Salomão de ouvir a Deus foi demonstrada por sua presença em Gibeom e a aparição divina a ele. Sua maneira especial de ouvir o povo seria demonstrada na história das duas mães que reclamavam o mesmo bebê (w. 16-26).
 
A famosa decisão do rei, quando ameaçou dividir a criança ao meio para assim descobrir qual era a verdadeira mãe, demonstrou a todos que “havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça” (v. 28).
 
Exemplos adicionais são apresentados nos capítulos seguintes. Salomão organizou seu próspero reino (1Rs 4.1-21), sua corte (1Rs 4.22-28) e escreveu provérbios e outras literaturas sobre a sabedoria (1Rs 4.29-34; cf. Pv 1.1; 10.1; 25.1; Ct 1.1 e os títulos dos Sl 72 e 127).
 
A maior demonstração da sabedoria de Salomão, entretanto, foi a construção do Templo do Senhor Deus de Israel. 1 Reis 5 a 7 contém os detalhes das negociações, dos preparativos, do início e fim da obra. A sua inauguração foi celebrada com a introdução da Arca da Aliança na parte santíssima da estrutura (1Rs 8.1-11).
 
Esse ato foi seguido pela bênção de Salomão sobre o povo e sua oração dedicatória, onde falou das promessas que Deus fizera a Davi, seu pai, e intercedeu pelo bem-estar do povo e da terra (1Rs 8.12-66).
 
A fama internacional e a consequente apostasia
 
A segunda aparição de Deus veio após a dedicação do Templo e a observação de que Salomão tinha “acabado de edificar a casa do Senhor… e tudo o que lhe veio à vontade fazer” (1Rs 9.1).
 
Desta vez a mensagem do Todo-poderoso compõe-se de advertências de juízo sobre o povo e o Templo, se Salomão e seus descendentes não seguissem a Deus de todo coração (w. 6-9).
 
Ainda assim a bênção do Senhor permanece e é prometida como resultado da obediência e do culto fiel (w. 3-5).
 
Novamente isso é exemplificado no livro de Reis por duas narrativas que descrevem as realizações internacionais, imperiais e religiosas de Salomão.
 
Diferentemente, porém, dos relatos anteriores de seu sucesso incondicional, a última narrativa introduz um elemento de grande tensão. Os problemas começam a surgir, embora somente no final do segundo período a raiz causadora tome-se mais explícita.
 
No primeiro período, o pagamento de Salomão a Hirão e descrito como um exemplo de suas relações internacionais (w. 10-14).
 
O rei de Tiro, entretanto, não ficou satisfeito com tal pagamento. Numa atitude imperialista, Salomão alistou os cananeus remanescentes na terra para fazer parte de sua equipe de construção do Templo (w. 15-24). 
 
Aqui também nos perguntamos como a utilização do trabalho escravo pôde manter a paz no reino. Ainda mais inquietante é a informação de que os cananeus permaneciam na terra muito tempo depois de Israel ter recebido ordem de erradicá-los.
 
Deus permitira que continuassem em Canaã, para testar os israelitas, ou seja, se permaneceriam ou não fiéis ou se adorariam outros deuses (Jz 3.1-4).
 
Salomão passaria no teste? Suas realizações religiosas são resumidas num breve comentário sobre como oferecia sacrifícios no Templo três vezes por ano (1Rs 9.25). Seria um relato louvável, desde que ele cumprisse o mandamento de Deus de ir diante do Senhor três vezes por ano (Êx 23.14). 
 
Para um rei, entretanto, oferecer holocaustos no lugar dos sacerdotes escolhidos por Deus era um pecado. O reino foi tirado de Saul por causa disso (1Sm 13.8-14).
 
No segundo período de suas realizações, as relações internacionais de Salomão concentram-se na visita da rainha de Sabá (1Rs 9.26 a 10.13).
 
Embora fosse uma cena feliz, com a rainha maravilhada com a grandeza do reino de Salomão e agradecida ao Deus que ele adorava, também era um quadro que reunia dois governantes de dois países pagãos: ela e o rei de Tiro.
 
Tal reunião seria condenada mais tarde pelos profetas como responsável pelos pecados dos reis de Jerusalém (Is 7).
 
Do ponto de vista imperialista, a riqueza e a grandeza de Salomão são novamente enfatizadas com uma nota especial sobre seu trono, os tributos que recebia e suas defesas (1Rs 10.14-29).
 
Ainda esses eventos, assim como a discussão anterior sobre o trabalho escravo, prefiguram o pedido que as tribos da região Norte de Israel fariam ao filho de Salomão para que reduzisse a intensidade do labor que era exigido deles (1Rs 12.4).
 
No final, esse problema serviria de base para a divisão do reino. No campo religioso, as esposas estrangeiras de Salomão fizeram com que ele se desviasse de seguir ao verdadeiro Deus de Israel (1Rs 11.1-10).
 
No final, o “coração entendido” de Salomão tornou-se um coração dividido (1Rs 11.4,9).
 
Os oponentes de Salomão
 
A terceira palavra do Senhor a Salomão veio como um julgamento por seus pecados (1Rs 11.11-13). O reino seria dividido e tirado do controle da dinastia de Davi.
 
Ainda assim, mesmo no juízo pela desobediência explícita de Salomão à aliança, o Senhor permaneceu misericordioso.
 
A ameaça foi feita junto com a promessa de que isso não aconteceria durante sua vida e a dinastia de Davi não perderia totalmente o reino. Diferentemente das outras duas visitas do Senhor, esta não é seguida por exemplos de sabedoria e glória de Salomão.
 
O ponto principal de sua história constitui-se de divisão e perda (1Rs 11.14-42). O império começou a desaparecer.
 
Ao Sul, Hadade, o edomita, era apoiado pelo rei do Egito. Fomentou uma rebelião contra o filho de Davi. Ao Norte, Rezom, o sírio, criou um exército rebelde que operava a partir de Damasco.
 
Dentro das próprias fronteiras de Israel, Jeroboão foi procurado por um profeta. Salomão o tinha nomeado superintendente do trabalho escravo na região norte do reino.
 
O filho de Davi tentou matá-lo, mas ele fugiu para o Egito e permaneceu lá até a morte do rei de Israel.
 
Embora algumas dessas rebeliões tivessem começado antes da terceira palavra de Deus a Salomão, os relatos de Reis as organizam com o objetivo de nos mostrar a verdadeira origem delas no coração do filho de Davi, ao adotar a deslealdade ao Deus de Israel.
 
Resumo
 
Salomão só foi bem-sucedido no aspecto de possuir um coração entendido — ouvir as outras pessoas para fazer os julgamentos mais sábios e compartilhar com outros sua sabedoria.
 
No entanto, ele não teve sucesso no outro aspecto, ou seja, ouvir e obedecer à vontade de Deus. No final, isso distorceu sua vida e suas atitudes.
 
Nenhuma quantidade de sabedoria, iluminação ou sensibilidade para com os outros jamais substitui um coração voltado para Deus.
 
Salomão foi o monarca mais bem-sucedido do mundo, mas sua vida não foi considerada um sucesso em termos de verdades eternas. Ele é um exemplo, copiado repetidamente de forma lamentável, de uma pessoa que fracassou em manter-se fiel a Deus até o fim. 2
 
3. A DIVISÃO DO REINO

Como o surgiu o reino dividido de Israel?

O reino dividido surgiu após a morte do rei Salomão. Em 930 a.C., Roboão, filho de Salomão, ascendeu ao trono de Israel. A nação de Israel unificada era formada por doze tribos.

Mas naquele tempo havia um descontentamento muito grande entre os israelitas, especialmente daqueles que pertenciam às tribos do norte. Salomão havia sobrecarregado o povo com excessivas cargas de impostos.

Porém, quando Roboão assumiu o trono, ele se recusou a atender as reclamações dos cidadãos que eram totalmente justificáveis naquele contexto. Ao invés de ouvir a reivindicação do povo, o rei Roboão preferiu dar ouvidos aos seus jovens conselheiros.

Então com o desprezo da corte como pano de fundo, as tribos do norte se levantaram em rebelião lideradas por Jeroboão. A revolta rachou a nação de Israel em duas partes, dividindo as tribos do norte e as tribos do sul.

Inicialmente Roboão até uniu um exército para tomar o controle do até então recém formado Reino do Norte.

Mas Deus proibiu a ação militar das tribos do sul dizendo que eles não podiam lutar contra seus próprios irmãos. Além disso, o Senhor ainda avisou que aquela divisão estava sob o Seu total controle e tudo estava acontecendo conforme a Sua soberana vontade (1 Reis 12:24).

O Reino do Norte

As dez tribos do norte se unirão a Jeroboão e fizeram dele seu rei, dando início ao Reino do Norte que frequentemente é chamado de Reino de Israel. Durante o reino dividido a primeira capital do Reino do Norte foi a cidade de Tirza, mas depois passou a ser Samaria. Foi justamente nesse período que tiveram início a tensão que com o tempo se tornou numa grande rivalidade entre judeus e samaritanos.

Ao longo de sua breve história, o Reino do Norte teve nove dinastias, totalizando dezenove reis. No geral os reis do Reino do Norte fizeram muitas coisas que desagradaram ao Senhor. Inclusive, muitos desses reis chegaram ao trono por meios violentos e perversos.

Politicamente o Reino do Norte foi marcado por muita conspiração, e religiosamente foi marcado por muita idolatria.

O próprio Jeroboão, o primeiro rei do Reino do Norte, tão logo já esteve envolvido em idolatria e chegou a criar centros de adoração ilícitos em seu território. Apesar de a divisão política ter sido legítima, a divisão religiosa era errada. Os israelitas deveriam ter continuado adorando no Templo em Jerusalém.

Talvez o auge da idolatria no Reino do Norte aconteceu durante o reinado do rei Acabe que foi profundamente influenciado por Jezabel. Nesse período Deus levantou o profeta Elias e o profeta Eliseu para denunciar a idolatria em Israel.

A corrupção política, social e religiosa do Reino do Norte também são claramente percebidas na profecia do profeta Amós.

Outro profeta levantado por Deus para profetizar ao Reino do Norte foi Oseias. Inclusive, através das próprias experiências pessoais do profeta Oseias com sua esposa adúltera, Deus exemplificou o adultério religioso do Reino do Norte.

O Reino do Sul

A capital do Reino do Sul continuou sendo Jerusalém. Diferentemente dos reis do reino de Israel que vinham de diferentes dinastias, os reis do reino de Judá eram todos descendentes da casa de Davi. A única exceção foi o período de pouco mais de seis anos em que Atalia usurpou o trono de Judá após Acazias, seu filho, ter sido assassinado.

De modo geral o Reino do Sul teve reis que foram mais comprometidos com a vontade do Senhor. A adoração continuou centralizada no Templo em Jerusalém, conforme havia sido nos dias de Davi e Salomão.

Mas ainda assim o reino de Judá também teve problemas com a idolatria. Então por várias vezes o impenitente Reino do Sul foi avisado pelo Senhor através dos profetas acerca do juízo iminente que seria derramado por causa do pecado.

Joel, Isaías, Miqueias, Sofonias, Jeremias e Habacuque foram os profetas do Reino do Sul antes de sua queda. Durante o tempo do exílio, Deus também levantou os profetas Daniel e Ezequiel, e após o exílio, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O fim do Reino do Norte e do Reino do Sul

O reino dividido em dois estados independentes durou por pouco tempo. O Reino do Norte durou apenas dois séculos e acabou caindo sob o domínio assírio. Em 721 a.C. Samaria foi invadida pelo exército assírio e a população israelita foi exilada.

Já a autonomia do Reino do Sul também não durou muito mais do que isso. Cerca de um século e meio depois da queda do Reino do Norte, o Reino do Sul caiu diante do Império Babilônico. Em 586 a.C. o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e levou sua população ao exílio. Mas conforme as promessas do Senhor, um remanescente fiel foi restaurado após o cativeiro. 3

 
FIEL É A PALAVRA DE DEUS!!!
 
1 – http://tudosobreamusicagospel.blogspot.com/2017/02/davi-pastor-guerreiro-musico-rei-e.html
2 – SALOMÃO (Quem é Quem na Bíblia Sagrada – Paul Gardner)
3 – https://estiloadoracao.com/reino-dividido-reino-do-norte-e-reino-do-sul/
 
Video: https://youtu.be/ZtD1HntGQKg

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading