Sem categoria

PLANO DE AULA Nº 10 LIÇÃO Nº 10 – O LÍDER DIANTE DA CHEGADA DA MORTE

lição 10 imagem

1º SLIDE INTRODUÇÃO

– Na sequência do estudo da Segunda Epístola de Paulo a Timóteo, que estamos a finalizar nesta lição, analisaremos o quarto e último capítulo desta carta.

– O ministro de Cristo Jesus deve ser exemplo inclusive no modo de encarar a morte física.

2º SLIDE I – A EXORTAÇÃO DE PAULO A TIMÓTEO PARA A PREGAÇÃO EM TODAS AS OCASIÕES.

– A primeira parte deste capítulo quatro, consistente de seus cinco primeiros versículos, traz uma exortação de Paulo a Timóteo para que pregasse a Palavra a tempo e fora de tempo, devendo redarguir, repreender, exortar, com toda a longanimidade e doutrina.

– Se a Palavra de Deus era fundamental para a vida espiritual das pessoas, a começar do próprio Timóteo, não se poderia abrir mão de pregá-la a tempo e fora de tempo para que a membresia da igreja local pudesse ter crescimento espiritual, pudesse sobreviver espiritualmente.

3º SLIDE

– Paulo usa uma expressão solene, pondo Timóteo sob juramento, para mostrar que a pregação da Palavra, o ministério da Palavra é a missão principal do ministro de Cristo Jesus.

– As palavras solenes de Paulo mostram a seriedade deste tema não só para Timóteo mas para todos os ministros na igreja local.

4º SLIDE

– Os ministros serão julgados diante de Deus, pelo Senhor Jesus, em primeiro lugar, sobre se desincumbiram a contento do ministério da Palavra.

– Timóteo deveria pregar a Palavra a tempo e fora de tempo, ou seja, quer os ouvintes quisessem, ou não, ouvir (Ez.2:5,7).

5º SLIDE

– O ministro de Cristo Jesus deve pregar a Palavra visando ensinar, repetir o ensino (redarguir), corrigir (repreender) e exortar, de modo a que seja o instrumento divino para que toda a igreja local seja instruída em justiça.
– A pregação deve ser feita com toda a longanimidade, ou seja, com paciência, de modo manso e pacífico, sem insultos, humilhações, manifestações de ódio ou raiva, bem como com disposição para ensinar, isto é, “com doutrina”.

6º SLIDE

– Esta conduta deve ser mantida pelo ministro de Cristo Jesus mesmo diante do comportamento da membresia em não querer suportar a sã doutrina, em querer amontoar doutores segundo as suas próprias concupiscências.

– Timóteo deveria estar pronto a cumprir o seu chamado ministerial, sabendo que quem o havia escolhido era o Senhor e não a membresia, de modo que não poderia querer fazer o que a membresia desejava, mas, sim, cumprir a missão que lhe fora confiada pelo Senhor, sabendo que é a Ele que ele deve prestar contas naquele dia.

7º SLIDE II – PAULO PREVÊ A SUA MORTE

– Paulo dá a notícia a Timóteo de que iria morrer, não sairia vivo da prisão, como acontecera na vez anterior: “estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo” (II Tm.4:6).

– Paulo faz esta afirmação com serenidade, porque não tinha medo da morte, pois vivia nesta terra com um único e exclusivo propósito que era o de cumprir com alegria a sua carreira e o ministério que recebera do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus (At.20:24).

8º SLIDE

– Ninguém aceita de bom grado a morte física, visto que o homem não foi criado para morrer.
– No entanto, conquanto seja algo que não seja de nossa aceitação, é uma realidade com a qual devemos conviver, que devemos enfrentar e o salvo em Cristo Jesus deve ter uma atitude de resignação, de esperança e de consciência.

9º SLIDE

– Atitude de resignação – conformar-se com a ideia de que a morte física é uma possibilidade real para todo salvo e que, portanto, devemos viver de modo a que não sejamos surpreendidos com tal evento.

– Isto envolve, além da nossa santificação e vigilância, para que, no dia de nossa morte física, não sejamos apanhados em pecado, como também a própria tomada de providências concernentes à nossa ausência neste mundo, inclusive medidas para que nossos familiares e entes queridos não fiquem desamparados e sejam sobremaneira prejudicados com a nossa morte.

10º SLIDE

– Atitude de esperança – não entrar em desespero diante da proximidade da morte, mas reconhecimento de que a morte física é o meio pelo qual descansaremos dos nossos trabalhos, aguardando a ressurreição no dia do arrebatamento da Igreja.

– A atitude de esperança também revela que o objetivo de todo salvo em Cristo Jesus é desfrutar da eternidade com Deus, não o de ficar nesta terra, pois quem crê em Cristo, ainda que esteja morto, vive (Jo.11:25).

11º SLIDE

– Atitude de consciência – A vida terrena só tem sentido se for para fazer a vontade de Deus, para cumprir o ministério. Findos estes propósitos, não há mais razão para viver sobre a face da Terra.

– Em vez de procurar prolongar a vida, de se apegar à existência terrena, o ministro de Cristo Jesus, que é um exemplo para todos os fiéis (I Tm.4:12; Hb.13:7; I Pe.5:3), deve mostrar à membresia da igreja local e a todos os homens que a vida somente tem sentido se for vivida como uma luta incessante contra as hostes espirituais da maldade, como uma existência que deve sempre cumprir a vontade de Deus e, por fim, como um esforço para jamais abandonar a fé em Jesus Cristo.

12º SLIDE

– A coroa de justiça é o galardão que terão todos aqueles que tiverem agido como o apóstolo Paulo, cumprindo o seu ministério, lutado contra o mal e se mantido fiéis ao Senhor durante toda a sua existência terrena após terem se tornado “novas criaturas” (II Co.5:17).

– Amar a vinda de Jesus é um indício veemente de que a pessoa pertence à Igreja e que está em estrita comunhão com o Espírito Santo (Ap.22:17).

13º SLIDE

– Após A afirmação categórica de confiança e de esperança ante a morte, o apóstolo pede que Timóteo viesse depressa, inclusive avisando ter mandado Tíquico para Éfeso (II Tm.4:12), como que a indicar que não deixaria a igreja efésia acéfala durante o tempo em que Timóteo fosse até Roma para se despedir do apóstolo, a mostrar o cuidado pastoral do apóstolo, numa coerência que demonstrava quão sereno estava o apóstolo mesmo diante da proximidade da morte.

– Paulo, apesar desta serenidade diante da proximidade da sua morte, não deixa de mostrar o seu sentimento de solidão, como também de mostrar seu desagrado com as atitudes de Demas e de Alexandre, o latoeiro.

14º SLIDE

– Paulo ainda pede a Timóteo que lhe trouxesse os livros, inclusive os pergaminhos, como a capa que havia deixado na casa de Carpo.

– O apóstolo mostra a Timóteo que, apesar de estar no final de seu ministério, ainda deveria meditar nas Escrituras (que são os pergaminhos), pois isto dizia respeito a sua vida devocional, e não apenas a seu ministério. Mesmo sabendo que iria morrer, Paulo não havia desistido de se alimentar espiritualmente com a Palavra de Deus. Que exemplo para obreiros que desprezam o estudo da Palavra de Deus…

15º SLIDE- Paulo

revela, ainda, os fatos que ocorreram quando de sua primeira audiência, quando se viu solitário, sem a assistência de qualquer pessoa, mas tendo experimentado a companhia do Senhor, a mostrar como as circunstâncias que abalam nossas emoções não têm o condão nem o podem ter em nosso relacionamento espiritual com o Senhor.

– O apóstolo mostra-nos que, mesmo diante da iminência da morte, não podemos vacilar, devendo nos manter vigilantes e dependentes da graça e da companhia do Senhor para que cheguemos até o fim.

 EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading