Sem categoria

Juvenis – Lição 04- Legalização das Drogas, uma Ideia Maligna

 

INTRODUÇÃO

Embora ainda não legalizada totalmente a maconha, vários são os países que estão dando brecha para o consumo.

Quanto a descriminalização, no Brasil, um número cada vez maior de políticos, intelectuais, e artistas brasileiros, vem defendendo, (assim como já aconteceu em alguns estados dos Estados Unidos, como Washington e Alasca), o consumo recreativo da maconha.

X

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

Sabemos pela Palavra de Deus que tal prática é pecado, e o cristão deve interceder pelas autoridades (1Tm. 2:1) para que, não venha aumentar o numero de vidas ceifadas pelo maligno, com  a liberação para o consumo de certos tipos de drogas que são nocivas para a humanidade.

1 – É MELHOR OBEDECER A DEUS

Vivemos dias em que o mundo não consegue um caminhar firme, oscilando para os lados por não se aguentar nas pernas (Sl. 107.27).

Isaias o profeta diz: A terra cambaleará como um bêbado e balanceará como rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará (Is.24:20).

Embriagados pelo pecado, distantes de Deus, cegados pelo deus deste século (2Co. 4:4), vivendo em impiedade, sem atentar que, os ímpios, caso não se arrependam, serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus (Sl. 9:17).

Com uma sociedade mais liberal, aumenta mais e mais o batalhão dos que defendem a descriminalização do uso de drogas, bem como também, nos últimos anos tem crescido assustadoramente em todo o mundo, o numero de pessoas que tem alguma dependência química.

Tudo isso, sem dúvidas, é um reflexo da multiplicação da iniquidade e do vazio existencial resultante de um mundo materialista, consumista e que tem deixado Deus de lado.

“…Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2015 , o UNODC [Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – observação nossa], cerca de 246 milhões de pessoas, ou um pouco mais de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos de idade, usaram drogas ilícitas em 2013.

Só no Brasil o índice é de mais ou menos seis milhões de brasileiros dependentes químicos, o equivalente a 3% da população geral.

O consumo de maconha foi o que mais cresceu no país. Já o de cocaína dobrou em menos de dez anos, principalmente nas regiões mais ricas, sendo quatro vezes maior que a média mundial, de 0,4%.

Em 2005 cerca de 0,7% da população entre 12 e 65 anos consumia cocaína no Brasil. Ao final de 2011, os números aumentaram para 1,75%. Pesquisas apontam que uma a cada 100 mortes entre adultos, no Brasil, é causada pelo uso de drogas ilícitas.

Uma pessoa viciada em drogas poderá facilmente começar a roubar, prostituir-se, matar, praticar homossexualismo, ser acometida de depressão, ansiedade, esquizofrenia e cometer até mesmo o suicídio. Por causa das drogas injetáveis, os seus dependentes correm o risco constante de contrair a AIDS…”

Vários países têm brechas para o consumo, mas não legalizaram totalmente a maconha.

Já países como Espanha, Portugal, Uruguai e mais oito estados americanos descriminalizaram o uso da maconha.

No Brasil, um número cada vez maior de políticos, intelectuais, e artistas brasileiros, vem defendendo, (assim como já aconteceu em alguns estados dos Estados Unidos, como Washington e Alasca, o consumo recreativo da maconha).

Vivemos um período onde os valores têm sido invertidos (Is. 8:20),  tempos trabalhosos (2Tm. 3:1), onde as mentes estão cauterizadas (1Tm. 3:2), culminando no liberalismo desenfreado, como a aceitação e defesa, de uso de drogas maléficas, como a maconha. Como diz uma frase: “Se maconha fosse boa, não chamaria “maconha”, mas, “boaconha”

A Igreja do Senhor Jesus não pode se conformar com este mundo (Rm. 12:1), e dizendo sempre não, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1Jo. 2:15), ainda que as autoridades legalizem o uso de algum tipo de entorpecente.

É verdade que devemos obedecer às autoridades, isso é bíblico. Toda alma esteja sujeita as autoridades superiores (Rm. 13:1). Mas há situações em que importa obedecer a Deus do que aos homens (At. 5:29).

Os apóstolos conheciam suas prioridades. Devemos tratar de viver em paz com todos (Rom 12:18), o conflito com o mundo e suas autoridades é, algumas vezes, inevitável para um cristão (Jo.15:18). Haverá situações nas que você não poderá obedecer a ambos, a Deus e ao homem.

Então deverá obedecer a Deus e confiar em sua Palavra. Permita que as palavras do Jesus em Lc. 6:22-23 lhe animem: “Bem-aventurado serão quando os homens lhes aborreçam, e quando lhes separarem de si, e lhes vituperem, e desprezem seu nome como mau, por causa do Filho do Homem. lhes goze naquele dia e lhes alegre, porque hei aqui seu galardão é grande nos céus”.

2- O QUE SÃO DROGAS?

Uma droga é um elemento químico tomado ou admi­nistrado para produzir um efeito desejado so­bre algum sistema biológico. Qualquer produto alucinógeno que leva a dependência e qualquer substância ou produto tóxico (fumo, álcool, etc…).

Os jovens, e principalmente os homens, são os principais usuários afetados.”

“O trabalho, referente ao ano de 2015, foi realizado com estudantes concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país, a maioria entre 13 e 15 anos.

Os resultados mostram que o percentual de jovens que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015; já a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% no mesmo período.

É na adolescência que se estabelecem hábitos que serão levados pela vida adulta — disse Marco Andreazzi, gerente da pesquisa, ressaltando a importância de políticas de prevenção de doenças para esta faixa etária.

— No Brasil, 72% dos óbitos são provocados por doenças crônicas, e elas estão diretamente relacionadas a hábitos não saudáveis.

O problema é levemente mais grave entre as meninas, com 56,1% delas já tendo experimentado álcool, contra 54,8% dos garotos. Em termos regionais, a questão é mais preocupante no Sul, onde 65,9% dos entrevistados relatam já terem bebido.

A forma mais comum de se conseguir bebidas são as festas, apontadas por 43,8% dos adolescentes que já consumiram álcool, mas 17,8% deles revelaram ter conseguido bebidas com amigos; 14,4% comparam em mercado, loja ou bar; e 9,4% conseguiram a bebida com alguém da própria família.

Entre as drogas ilícitas, 4,2% dos entrevistados revelaram ter feito uso nos 30 dias que antecederam a pesquisa — um indício que eles fazem uso regular das substâncias, num percentual maior entre os meninos (4,7%) que as garotas (3,7%).

O estudo questionou o uso específico da maconha, e 4,1% dos estudantes revelaram terem fumado nos últimos 30 dias antes do preenchimento do questionário.

De acordo com Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, o efeito do álcool e das drogas nos adolescentes é mais danoso que nos adultos, pois o organismo deles ainda está em formação.

E quanto mais cedo o jovem começa a consumir, pior será o dano no futuro, com maiores riscos de desenvolvimento de doenças hepáticas e alterações psiquiátricas, entre outros problemas graves.

Eu acho que hoje existe uma permissividade maior que há alguns anos — avalia Luciana.

O álcool é uma droga considerada permitida pela sociedade, e muitas vezes os adolescentes presenciam o consumo excessivo pelos próprios pais dentro de casa”.

(Uso de drogas aumenta entre os adolescentes – 26/08/2016 10:00 / atualizado 26/08/2016 22:57. Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/uso-de-drogas-aumenta-entre-os-adolescentes-no-pais-19996988/ acesso em 19 de abril de 2018).

Tais dados são alarmantes, e devemos orar e procurar saídas para que isso seja revertido, uma vez que, no  Brasil o consumo de bebida alcoólica chega a ser maior que o consumo do leite.

O livro do profeta Isaías faz referência a alguns “Ais” que estão reservados para aqueles que são desobedientes.

“Ai da nação pecadora, do povo carregado da iniquidade da semente de malignos, dos filhos corruptores! Deixaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás”. (Isaías 1:4)

Ai do ímpio! Mal lhe irá, porque a recompensa das suas mãos se lhe dará”. (Isaías 3:11)  

Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem herdade a herdade, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra”! (Isaías 5:8)

Ai dos que puxam pela iniqüidade com cordas de vaidade e pelo pecado, como se fosse com cordas de carros”! (Isaías 5:18)

Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo”! (Isaías 5:20)

Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos”! (Isaías 5:21)

Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta” (Isaías 5:11)

“Ai dos que são poderosos para beber vinho e homens forçosos para misturar bebida forte dos que justificam o ímpio por presentes e ao justo negam justiça! (Isaías 5:22)

Dentre esses “Ais”, está reservado um para aqueles que se enveredam pelo mundo das drogas, no caso acima, a bebida alcoólica.

Mas há uma esperança. E a esperança é Cristo. Quantos de nós, vivíamos nas drogas em uma vida de pecado, de injustiças, na devassidão, na idolatria, no adultério, na avareza, nas bebedices…, gerando tudo isso uma vida de sofrimentos e dor, não somente para nós, mas para a nossa família e sociedade. E isso era o que alguns de nós tínhamos sido.

Mas agora somos lavados, mas agora somos santificados, mas agora somos justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo seu Espírito Santo (1Co. 6:9-10).

No evangelho João 8:32 a Bíblia diz que quando conhecemos a verdade, que é Cristo, essa verdade nos liberta, e passamos a viver em novidade de vida (Rm. 6:4), sendo novas criaturas (2Co. 5:17).

3 – DIGA NÃO!

“Uruguai, Portugal e Espanha são alguns dos países onde o uso da maconha está legalizado. O Estado de Colorado, nos Estados Unidos, também regulamentou a droga.

Cada um deles, entretanto, tem uma política para lidar com os usuários da cannabis, que ainda é ilícita no Brasil e divide opiniões sobre o impacto que causa na saúde e na segurança das pessoas.

Fato é que, quando a planta é legalizada, a rotina dos usuários e do país inteiro muda; são estabelecidas novas regras de consumo e, em alguns lugares, de compra e venda.

Assuntos como segurança e tráfico de drogas, além da saúde dos usuários, também são alvos da atenção das autoridades locais e até de outros países que ainda não têm leis definidas e procuram se basear nos resultados da liberação nos vizinhos.

A Espanha, por exemplo, vive a liberação há pelo menos 30 anos. Portugal tem reflexos mais impactantes, pois regulamentou o consumo de todas as drogas, incluindo a maconha, há 15 anos.

Colorado tem acompanhado as mudanças sociais e até de saúde para avaliar quais são os impactos positivos e negativos dessa nova realidade.

O Uruguai, por sua vez, implementou uma política polêmica: o governo é quem estipula o preço de cada grama da maconha.

No estado de Colorado, nos Estados Unidos, a regulamentação aconteceu em 2014.

Os acidentes de trânsito, porém, foram objeto de estudo científico antes mesmo de a regulamentação da maconha passar a valer em Colorado.

Em 2001, pesquisadores comprovaram que 17% dos motoristas que bateram o carro e fizeram teste de urina para identificar a presença de substâncias ilícitas no corpo, tinham fumado maconha.

O estudo concluiu que os motoristas que consumiram apenas álcool apresentavam maior probabilidade de sofrerem um acidente de trânsito do que os que consumiram álcool e maconha; a probabilidade foi maior ainda do que com aqueles que só usaram maconha.

Na Espanha, desde 1982, associações sem fins lucrativos podem distribuir 20g de maconha por semana a seus participantes. Por lá, a lei determina que o porte de até 200g de maconha é considerado para consumo próprio. Apesar de ser organizado, há o outro lado da moeda.

Apesar de não ser possível morrer de “overdose de maconha”, a Espanha traz um crescimento no número de pessoas que usam a droga e foram parar em hospitais.

Segundo Relatório Europeu sobre Drogas de 2015, o número de emergências relacionadas com a cannabis no país aumentou de 25% do total de emergências por droga, em 2008, para 33%, em 2011. As emergências são consideradas raras e motivadas por consumo de cannabis em doses elevadas.

A entidade destaca que os usuários não ficaram internados, mas apresentavam “pertubações, agitação, agressividade e vômitos”. Destas ocorrências, 90% foram associadas a outras substâncias (sendo as mais comuns o álcool, as benzodiazepinas e os estimulantes).

Portugal descriminalizou todos os tipos de droga em 2001. Isso significa que os usuários que são flagrados com substâncias ilícitas (ecstasy, heroína, crack, cocaína, maconha, entre outras) são tratados como doentes. Há um limite da quantidade que cada pessoa pode ter destas drogas em mãos.

Uruguai tem a política mais ampla em relação à maconha. O país regulamentou em maio de 2014 o consumo, a venda e o cultivo.

Depois de um mês das novas regras, o secretário nacional de drogas do Uruguai, Julio Heriberto Calzada, afirmou que o país zerou as mortes ligadas ao comércio de maconha.

Ele destacou, entretanto, que liberar a maconha pode aumentar o número de usuários”. (Estes 4 lugares legalizaram uso da maconha; o que mudou após liberação da droga?/ https://www.vix.com/pt/mundo/539839/estes-4-lugares-legalizaram-uso-da-maconha-o-que-mudou-apos-liberacao-da-droga – Acesso em 20 de abril de 2018).

4 – UM PROJETO DO INIMIGO

“A dependência química é uma das mais expressivas facetas do trabalho de destruição efetuado pelo maligno contra a humanidade.

Quando vemos os verdadeiros “zumbis” em que se transformam os quimiodependentes, como nas “cracolândias” que têm aumentado em número em todas as cidades do mundo, como são conhecidas as aglomerações dos quimiodependentes nas cidades, onde vivem em função única e exclusivamente das drogas que as estão destruindo a cada dia, vemos como o trabalho de Satanás outro não é senão “matar, roubar e destruir” (Jo.10:10), uma demonstração clarividente de que o diabo é “homicida desde o princípio” (Jo.8:44)”.

 

Sem contar que a função do maligno não é de destruir, tirar a paz das pessoas somente aqui neste mundo, mas também impedi-las de ir para o descanso eterno, pois infelizmente, para aqueles que vivem nos deleites da carne, não herdarão o Reino dos Céus (1Co.6:9,10; Gl. 5:19).

CONCLUSÃO

O álcool, assim como as demais drogas escravizam os homens, fazendo-os seus dependentes. Não é fácil para um homem escravo do álcool e das drogas libertar-se assim tão rapidamente. É preciso um trabalho sério, espiritual, psicológico, social e médico. 

Com a ideia de descriminalização do uso das drogas, a tendência é que o número de viciados aumente, o que pode acarretar mais prejuízos para família, e sociedade em geral.

Já o Cristão deve orar por aqueles que têm algum tipo de vicio e levá-los a Jesus, lendo textos da Bíblia que mostram o amor e o poder de Deus para perdoar e transformar toda nossa vida (Salmo 32; 51; Isaías 53; Mateus 11:28-30; Lucas 19:1-10; João 14:16; Romanos 12:1-2 e I João 1:7-9; etc.).

 

Dinâmica: Droga é uma droga

Objetivo: Concluir o estudo sobre drogas.

Material:

01 caneta

02 folhas de papel ofício

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Falem: Depois do que estudamos e discutimos sobre as drogas, vamos organizar um esquete sobre este tema.

O que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10 minutos aproximadamente.

– Os alunos devem elaborar o texto de forma conjunta, sob a supervisão e orientação dos professores. É interessante a escolha de um título, vejam esta sugestões: Drogas, tô fora! ou Droga é uma droga!

– Depois do texto elaborado, os alunos devem fazer a encenação, para isto é necessário definir quem serão os atores.

Observação: se possível, em outro domingo os alunos poderiam fazer a encenação para as demais classes da EBD. Para tanto, seria necessário acordar previamente com o superintendente.

Por Sulamita Macedo.

Indicação de Leitura

Sugestão de Leitura sobre Drogas, como abordar o aluno, o filho, o tratamento, orientações, sugestões de filmes etc.

1 – Drogas: Cartilha para pais de adolescentes

Acessem o link abaixo e leiam.

http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/publicacoes/material-informativo/serie-por-dentro-do-assunto/drogas-cartilha-para-pais-de-adolescentes

 

2 – Drogas: Cartilha para educadores

Acessem o link abaixo e leiam.

http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/publicacoes/material-informativo/serie-por-dentro-do-assunto/drogas-cartilha-para-educadores

Fiel é a Palavra de Deus.

De seu conservo,

Adauto Matos.


Referências: 

Bíblia João Ferreira de Almeida – ARA

Bíblia João Ferreira de Almeida  – ARC

Comentário Devocional – F. B. Meyer

Revista de Juvenis 2º Trimestre de 2018 – “Lição 04- Legalização das Drogas, uma Ideia Maligna”

https://www.vix.com/pt/mundo/539839/estes-4-lugares-legalizaram-uso-da-maconha-o-que-mudou-apos-liberacao-da-droga

https://oglobo.globo.com/sociedade/uso-de-drogas-aumenta-entre-os-adolescentes-no-pais-19996988

Lição 06 – A evangelização dos Grupos – Desafiadores- https://adautomatos.com.br/home/?p=5807

Slides: https://www.slideshare.net/wemersonbernardo/2015-0426-licao-04-2-trimestre-2015-juvenis-legalizacao-das-drogas-uma-ideia-maligna?from_action=save

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta